segunda-feira, 16 de março de 2020

Resenha - Rainha do Ar e da Escuridão


Título: Rainha do Ar e da Escuridão = Artifícios das Trevas #3
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 742
Sinopse:  Sangue inocente foi derramado nos degraus do Salão do Conselho, e o mundo dos Caçadores de Sombras se encontra à beira de uma guerra civil. Parte da família Blackthorn foge para Los Angeles, em uma tentativa de descobrir a origem da doença que está acabando com os bruxos. Enquanto isso, Julian e Emma tomam medidas desesperadas e embarcam em uma perigosa missão para o Reino das Fadas a fim de recuperar o Volume Negro dos Mortos. O que encontram é um segredo capaz de destruir o Mundo das Sombras e abrir um caminho tenebroso para um futuro que nunca poderiam ter imaginado. Em uma corrida contra o tempo, Emma e Julian devem salvar o mundo dos Caçadores de Sombras antes que o poder mortal da maldição parabatai destrua tudo o que amam.

Rainha do Ar e da Escuridão vem para finalizar a trilogia Artifícios das Trevas e Cassandra conseguiu evoluir muito sua escrita e nos trazer um conhecimento ainda maior nesse mundo de caçadores de sombras que ela criou.

Emma e Julian possuem um grande segredo sombrio. Ambos parabatai se apaixonaram completamente um pelo outro, trazendo problemas horríveis para suas vidas, já que o elo parabatai não permite um relacionamento amoroso entre seus membros trazendo uma maldição para aqueles que quebrarem as regras.

Cheios de segredos Emma e Julian escondem seus sentimentos de todos e depois de pedirem ajuda a consul da clave, além disso ambos possuem problemas tão complicados quanto o relacionamento deles para resolver, ainda por Annabel Blackthorn ter voltado dos mortos trazendo algo terrível consigo e é nessas reuniões que um desastre acontece e que mortes de inocentes acabam acontecendo e abalando as estruturas de todos.

Mesmo passando por momentos difíceis, Emma e Julian mal tem tempo para respirar e logo recebem uma missão no qual eles não tem escolha aceitar. Eles precisam ir para o reino das fadas atrás de Annabel e recuperar o livro negro do mortos para que não caia em mãos erradas, mas é lá que eles vão descobrir que há mais coisas sombrias do imaginavam e que o mundo que eles tanto amam pode estar prestes a ser destruído.

Correndo contra o tempo Emma, Julian, Mark, Cristina, Kieran, Clary e Jace vão tentar desvendar o restante dos mistérios e por um fim a uma possível guerra que está prestes a começar e se eles não descobrirem toda a verdade e quem realmente é o inimigo eles nem mesmo terão chances de lutar, pois além disso uma rebelião de apoiadores está se formando com membros da tropa e centuriões caçadores de sombras e eles querem acabar com submundo que eles tanto amam.



Rainha do Ar e da Escuridão se mostrou um desfecho muito bem elaborado. Cassandra conseguiu me surpreender, consegue trazer mais detalhes e aprofundar ainda mais as histórias dos personagens que já apareciam na série anterior e também consegue trazer inovação para a série e reviravoltas mirabolantes nesse livro.

Eu tive o prazer de ler a série anterior Os Instrumentos Mortais e na época eu gostei bastante apesar de achar alguns livros meio maçantes. Mas nessa nova série é impossível não ver a evolução da autora, não só no enredo mas na ambientação e nos personagens no qual ela trabalhou muito bem neles e não deixou personagens antigos de lado, seguiu escrevendo a história e nos contando também o que houve com eles.

Fiquei muito satisfeita com essa série pela evolução na escrita da autora, ela soube dosar muito bem todos os elementos não deixando a série cansativa e enrolada, e mesmo sendo um livro grande conseguimos ler tranquilamente, pois a leitura flui e você mal vê os capítulos passando e a história caminhando.

Os personagens tiveram grande evolução na série, principalmente Emma que desde o começo foi uma personagem muito fácil de se gostar e se identificar, pois Emma consegue ser uma mulher muito forte, destemida e que faz de tudo para proteger aqueles que ela ama, até mesmo se sacrificando por isso. Seu crescimento e amadurecimento foi bem visível, principalmente do primeiro livro em diante onde de inico vemos uma Emma cheia de vingaça e perdida sem seus pais para ajudá-la, mas já nesse livro vemos uma mulher independente que aprendeu muito com a vida e que faz de tudo para ser uma boa caçadora de sombras.

Julian que é meu crush literário atual, é maravilhoso demais! Seu jeito altruísta, fazendo de tudo para proteger sua família, cuidando de quatro crianças desde pequeno, sendo praticamente pai deles faz Julian ser um personagem mais sério e mais fechado. Mas mesmo sendo mais sombrio nesse sentido, conseguimos enxergar tanta bondade dentro dele. Ele consegue ser tão doce por dentro, tão corajoso e protetor que você facilmente se apaixona por ele junto com Emma. Acho que Cassandra acertou na dose do personagem ou só foi meu santo que bateu com o dele mesmo e eu me apaixonei rsrs.

Falando de Mark, Kieran e Cristina ambos foram personagem muito marcantes e importantes na trama e achei muito bacana o relacionamento que a autora inseriu entre eles. De inicio achei até que teríamos um casal certo, e autora até tentou jogar um triangulo amoroso para confundir o leitor, mas de cara já tinha percebido suas intenções e logo fiquei feliz com a resolução deles na história.

Ty foi um personagem que gostei muito desde o primeiro momento, Ty é autista e fiquei tão encantada da autora ter lembrado dessas pessoas, pois quase não vemos personagens autistas na histórias que lemos, principalmente em um livro de Fantasia. Foi tão bacana ver o cuidado que a autora teve para expressar como Ty via o mundo e como ele reagia aos acontecimentos ao seu redor. É um personagem que desejo muito saber mais da história dele futuramente.

Kit e Livy foram personagens importantes na trama e apesar da autora não explorar eles tanto assim nesse livro ambos tiveram papeis cruciais para a história caminhar.

Dru é outra personagem que fiquei muito feliz em ver como destaque nesse livro e gosto muito da personalidade que a autora criou nela. Dru é uma menina de 13 anos, com uma mentalidade mais para a frente da sua idade, ela é considerada mais ‘’cheinha’’ na trama e isso a deixa para baixo pelo fato dos outros serem magros e fortes, além é claro de sempre deixarem ela de lado e não darem tanta confiança em suas ações. Mas nesse livro Dru subiu ainda mais no meu conceito. Ela não ficou parada. Ela agiu, ela lutou e se mostrou com um potencial gigante para um próximo livro.

Diego, Jaime, Diana e Gwym também tiveram seus destaques e apesar de não serem tão explorados é muito bacana ver um pouco mais deles na trama e sua importância na série. Assim como Aline e Helen que não apareceram nos livros anteriores e nesse já podemos conhecer mais delas.


Temos a aparição dos personagens queridos da série anterior, Clary, Jace, Simon, Isabelle, Magnus e Alec e de inicio achei que veríamos somente eles de passagem, mas os personagens se mostram tão importantes quantos o dessa série e a autora deixa até um gancho para mais história com eles. Já que o final é bem impactante.

A ambientação continua rica e cheia de detalhes. Fico tão maravilhada de como a autora é criativa e como temos detalhes e mais detalhes e quando você menos imagina, ela cria mais lugares dentro desse universo. E deixo meu destaque para a descrição do reino das fadas, onde podemos conhecer melhor esse lugar tão importante que aparece em todos os livros e tem uma importância sempre grande e nunca era muito explorado.

Mas, um dos pontos mais bacanas da autora é a diversidade que ela insere na trama, fazendo  romance e criando casais independente do gênero. E nessa série ela acabou inserindo um trio romântico na trama onde os três se amavam da mesma forma e queriam ficar juntos não se importando com os outros. E isso é algo que nem todos os autores arriscam inserir em seus livros e é algo que eu gosto muito na Cassandra.

A diagramação da editora está perfeita. Eu li o livro em e-book e não encontrei erros durante a leitura. E nem posso falar da capa que é maravilhosa né?

Para concluir, Rainha do Ar e da Escuridão se mostrou uma grande evolução na escrita de Cassandra clare, podemos ver o quanto ela trabalhou nessa série, e como ela conhecer superar a anterior facilmente, pois temos personagens bem mais trabalhados e um enredo mais impactante nos prendendo mais na história. Com certeza deixo minha recomendação para todos que leram a série anterior. Leiam os Artificios das Trevas, pois é bem melhor que os Instrumentos Mortais.

7 comentários:

  1. Amei sua resenha, é muito bom quando a história se encerra bem, são poucos os livros que conseguem isso! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess! Senti mesmo a evolução da autora assim que li o livro um, não vejo a hora de conferir os demais. Nunca me canso deste universo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess, eu perdi a vontade de ler algo da Cassandra, infelizmente, mas ela parece uma máquina e não para, né? Que bom que curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica como vai? Que capa lindíssima não é mesmo! Que bom que a leitura tenha suprido suas expectativas. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jessica, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha, sempre tive muito interesse em conferir a escrita da Cassandra Clare. Que bom que o livro te conquistou ♥
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  6. Oi
    até hoje eu só li dois livros da autora, preciso conhecer os outros, que bom que gostou desse, os personagens parecem ser interessantes e acho legal esse mundo criado pela autora e legal que notou a evolução dela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo tanto essa trilogia!! Devorei em poucos dias esse livro porque amei demais!!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir