quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Outubro Rosa - Vamos falar de assuntos importantes? Parte 1



Como muitos sabem, Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha também visa à importância da prevenção não só para o câncer de mama, mas também para várias outras doenças  e ressalta a importância de olhar com atenção para a nossa saúde.

Pensando nisso e tentando juntar o tema com livros, filmes e séries. Resolvi nesse post que será dividido em duas partes, trazer um olhar para a saúde e também indicar livros com foco em mulheres, não que falem necessariamente em saúde, mas que mostram mulheres fortes e empoderamento feminino e como somos fortes em diversas situações da vida.


Sobre o câncer de mama


O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.


A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Procure um posto de saúde ou clinica médica e se previna!


A importância do toque

O toque é importante em todas as idades, mas principalmente as mais jovens que ainda não realizam o exame de mamografia. 


Dicas de Leituras de livros 


Era uma vez um clube da luta — mas sem a luta e sem os homens. Todos os meses, as mulheres se reuniam no apartamento de uma das amigas para desabafar sobre frustrações envolvendo machismo no trabalho e compartilhavam dicas de como enfrentá-las da melhor maneira possível. Tempos atrás, tais encontros eram conhecidos como "grupos de conscientização". Mas os problemas do mundo corporativo de hoje são mais sutis, menos evidentes e mais difíceis de provar do que aqueles enfrentados por nossas ancestrais. Essas mulheres não estavam lá apenas para desabafar. Elas precisavam de táticas de batalha. E assim nasceu o Clube da Luta Feminista.


Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, o livro é o primeiro de uma série de longsellers da Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura.


Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida... até acontecer de novo. E de novo.Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado. “Impossível terminar de ler Kindred sem se sentir mudado. É uma obra de arte dilaceradora, com muito a dizer sobre o amor, o ódio, a escravidão e os dilemas raciais, ontem e hoje” 


Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo. Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir. “Um livro absolutamente necessário para embalar qualquer garota ou mulher que conhecemos. ” 










19 comentários:

  1. Concordo que toda mulher é obrigada e percebe a importância de realizar o rastreamento precoce dos perigos do câncer de mama.

    Sua escolha de livros parece contar a história.
    Saudações da Indonésia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jess

    Há muitos anos eu faço o autoexame. Infelizmente muitas mulheres ainda negligenciam a própria saúde e também acho que falta informação para as massas. A doença é muito abordada em épocas específicas, como agora, mas ao longo dos anos fica meio esquecida. Adorei a postagem e as dicas de leitura!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Mega importante falar sobre isso. Adorei a forma como trouxe o post e ainda com dicas de livros incríveis. Não cheguei a ler nenhum, mas tenho alguns na lista.

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jess

    Isso é tão importante, adorei o post, é necessário conscientizar todo mundo sobre esse tema tão delicado e as dicas de livros, ah ficou perfeita, livro pra todos os gostos, oque mais me chama a atenção é Kindred que ainda preciso ler sem falta.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeh, tudo bem?

    Ótimo post! Infelizmente o tema só é comentado em outubro, quando na verdade precisamos cuidar na nossa saúde e bem-estar o ano todo. Essa semana chegou aqui em casa Mulheres que Correm com Lobos. Estou super curiosa para ler ele.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess, eu amei essa postagem. Super importante falar sobre o câncer de mama e amei suas indicações! Preciso demais ler Octavia E Butler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. oi
    achei muito útil sua postagem, é importante ter conscientização desse tema, achei as indicações validas, ainda não li nenhum desses.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jessica tudo bem? Muito necessário seu post, para conscientização deste tema. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. É uma causa muito importante e nunca é demais lembrar a importância de fazer um acompanhamento regular. Nestes casos o tempo é muitas vezes a chave e quanto mais cedo for detetado, maiores as probabilidades de sucesso no tratamento.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jéssica.
    Eu acho muito importante termos esse mês focando nisso. Mesmo que é algo para fazermos o ano todo, sempre é válido "lembrar" as esquecidas. Gostei da dica dos livros, ainda não li nenhum deles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Seu post é de utilidade pública! Existem casos (raros, mas existem) de câncer de mama nos homens, então eles também devem estar atentos quanto a isso! ^^
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bela sua iniciativa. Prevenir ainda é a melhor atitude.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Que bela postagens!
    Adorei a indicação de livros, deu um super up na postagem.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  14. Essa campanha é importantíssima, né? Não somente em outubro, mas o ano todo. Adorei as indicações de leitura.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jess!

    Adorei o post, essa campanha realmente é de suma importância e pode fazer toda a diferença!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    É uma campanha importante e nessa época muitas mulheres conseguem fazer o exame em postos de saúde e hospitais de forma gratuita.
    É importante se cuidar e não li nenhum dos livros ainda, gostei de saber as referências.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jess,
    Esse post ficou sensacional! Tão necessário e relevante.
    Temos mesmo que alertar as mulheres, ajudá-las a entender a importância do auto-exame e ensinar a fazê-lo.
    E fazer o paralelo a livros, foi ainda mais legal!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Jéssica
    Gostei da sua postagem sobre esse tema tão importante. Amei as dicas de livros
    Beijos!!!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir