quinta-feira, 12 de março de 2020

Resenha - Abandono


Título: Abandono
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 304
Sinopse:  Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos.
É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável.
Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra.
O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa.
Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.

Abandono é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome da autora Meg Cabot. E nessa história vamos conhecer Pierce e sua aventura no Submundo.


Pierce é uma jovem garota de 17 anos que passou pela morte e sobreviveu para contar. Foi nessa situação que ela acabou conhecendo John Hayden o homem sombrio e misterioso que parece governar o mundo após a morte e que a trouxe de volta a vida normal.


Só que apesar de Pierce tentar viver sua vida novamente, parece que seu destino e de John estão mais interligados do que ela imagina. Tudo de diferente que acontece John sempre encontra Pierce e a salva de suas atitudes e encrencas. 


Sem saber direito o que John quer realmente dela, Pierce tenta ignorá-lo e viver sua vida, mas logo ela começa a perceber que sua vida nunca mais irá ser como era antes do acidente e que a verdade sobre John e seu mundo, pode ser mais assustadora do que tudo.


Eu li Abandono assim que foi lançado por aqui em 2013 e agora sete anos depois resolvi fazer a resenha dessa história depois de reler e reler várias vezes. Apesar desse toque todo sombrio, o livro é juvenil e traz mais romance e mistério do que algo mais tenso.
A história gira em torno de nossa protagonista que narra a história de um jeito mais sarcástico e quase cômico, então por isso a história ficando leve nesse sentido. 

Pierce é jovem garota que teve seu mundo totalmente virado do avesso quando tinha 15 anos. Ela acabou morrendo e foi parar no submundo onde acabou conhecendo John Hayden e as coisas ficaram mais complicadas do que ela imaginava e apesar de ter se passado 2 anos depois dessa fatalidade, Pierce carrega dentro de si medos e receios por conta do que aconteceu e do que John pode ser capaz de fazer. Apesar disso é uma personagem fácil de se gostar pelo seu ''humor'' narrando a história.

John é o tipico cara fechado, sombrio e assustador que vemos nos livros de fantasia e que simplesmente nos apaixonamos pelo seu lado sombrio por fora e doce por dentro e apesar de inicio você achar John realmente assustador, logo você vai conhecendo mais e mais desse personagem para lá de interessante baseado em Hades.

Sim, para quem não sabe o livro é baseado na mitologia de Perséfone e Hades e sua vida no submundo. Para quem não conhece a mitologia que é bem interessante segue um breve resumo '' Filha de Zeus, o senhor dos deuses e dos homens, e Deméter, deusa da colheita e da fertilidade, Perséfone nasceu e foi criada no Monte Olimpo.Como era muito bela, Perséfone chamou a atenção de muitos deuses. Virgem e protegida por sua mãe, ela foi raptada pelo seu tio e deus do submundo Hades, enquanto colhia narcisos.Ao revelarem onde estava Perséfone, Deméter foi pedir a ajuda de Zeus. No entanto, Hades não permitiu o retorno de Perséfone. O deus do submundo ludibriou a deusa e fez com que ela comesse o fruto que selaria o casamento: a romã. E, como consequência desse ato, ela ficaria com ele um terço do ano.Assim, durante os meses do outono, primavera e verão ela retornaria à Terra e ficaria ao lado de sua mãe. Nos meses do inverno, por sua vez, ela ficaria no submundo, ao lado de Hades.''

Claro que a autora se baseou na história e a jogou para um lado totalmente romântico e mais leve do que a mitologia em si, mas mesmo assim não deixa de ser interessante os estudos e trabalhos para escrever esse livro.

A ambientação é bem interessante e os personagens secundários são bem trabalhados e todos tem seus propósitos conforme a trama vai evoluindo cada vez mais. A história consegue te fisgar e te prender pelo mistério que vai se desenvolvendo e você vai ficando mais e mais curioso para ver como vai terminar.

A diagramação da editora está bem feita e não encontrei erros durante a leitura. A capa é belíssima e trás todo um ar misterioso e romântico.

Para finalizar posso dizer que depois de ler diversas vezes esse livro durante esses anos, nunca me cansei do enredo e da história e se você gosta dos livros da Meg Cabot e seu estilo de escrita com certeza vai se apaixonar pela obra. E assim como disse ali em cima não espere encontrar uma história sombria demais, pois é um romance juvenil, mas que mesmo assim vale super a pena ser lido pelos amantes de fantasia.

7 comentários:

  1. Oi, Jessica como vai? Li este livro na época de seu lançamento e a leitura muito me agradou. Ao ler sua resenha senti enorme vontade de relê-lo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica.
    Comecei a ler a resenha e já pensei em Hades hehe. Eu lembro que na época que lançou eu fiquei com bastante de vontade de ler o livro. Mas agora meu gosto mudou um pouco e não sei se leria ele. mas os livros dela são sempre bem vindos, então hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica, tudo bem? Quando saiu Abandono eu fiquei com muita vontade de ler, mas esperei ter a série completa, mas nessa espera acabei esquecendo. Gosto muito do mito da Perséfone e adoro a Meg Cabot. irei conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess,
    Eu também li esse livro há anos atrás e sinceramente, acho que me falta ler o último da trilogia, pois não me lembro como termina de jeito nenhum! kkkkkkkkkkkk
    Eu era uma super fã da Meg, mas aí fiquei com o sentimento de velha e não consego me envolver como o fazia antigamente... Uma das minhas maiores amarguras literárias é não gostar de Meg como antes.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica. Tudo bem?
    Eu ainda não li nenhuma obra da Meg Cabot e depois de conhecer tantas resenhas por aí, quando for dar uma chance para autora irei iniciar por esse livro. Gosto de personagens sarcástica e cômicas e utilizar mitologia também me chamou muita atenção.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess! Eu gosto bastante deste livro e da autora, faz tempo que não pego uma obra dela e bateu aquela saudade ao ler sua resenha.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Jessica,
    Eu amo os livros da Meg, a sua indicação é super bem vinda, faz tempo que não leio algo dela ;)
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir