domingo, 22 de dezembro de 2019

Resenha - Graça e Fúria



Título: Graça e Fúria
Autor: Tracy Banghart
Editora: Seguinte
Classificação: 
Páginas: 304
Sinopse:  Duas irmãs lutam para mudar o próprio destino no primeiro volume de uma série de fantasia repleta de romance, ação e intrigas políticas. Em Viridia, as mulheres não têm direitos. Em vez de rainhas, os governantes escolhem periodicamente três graças — jovens que viveriam ao seu dispor. Serina Tessaro treinou a vida inteira para se tornar uma graça, mas é Nomi, sua irmã mais nova, quem acaba sendo escolhida pelo herdeiro. Nomi nunca aceitou as regras que lhe eram impostas e aprendeu a ler, apesar de a leitura ser proibida para as mulheres. Seu fascínio por livros a levou a roubar um exemplar da biblioteca real — mas é Serina quem acaba sendo pega com ele nas mãos. Como punição, a garota é enviada a uma ilha que serve de prisão para mulheres rebeldes. Agora, Serina e Nomi estão presas a destinos que nunca desejaram — e farão de tudo para se reencontrar.



Graça e Fúria entrou para minha lista de desejados assim que vi a sinopse e capa da obra. Fiquei curiosa com o enredo da trama, mesmo sabendo que seria uma história distópica parecida com outros livros famosos, mas mesmo assim minha ansiedade não diminuiu e gostei do que encontrei na história.
Com uma mistura de A Seleção e A Rainha vermelha, começamos conhecendo as duas irmãs Serina e Nomi, e apesar de elas serem muito unidas uma com a outra, ambas são totalmente distintas quando se trata de personalidade.

Serina nasceu para ser uma dama perfeita,  obediente, ou melhor, uma Graça. Graça são escolhidas pelo Rei e acabam sendo damas de companhia vivendo para agradar o soberano.
E com uma beleza deslumbrante desde jovem, Serina aprendeu e fazer bordados, a tocar instrumentos e tudo que as moças jovens faziam para conquistar um pretendente em Viridia, para um dia se tornar uma Graça e ajudar sua família a ter uma vida melhor.

Já Nomi é totalmente o oposto de Serina, Nomi desde pequena sempre quis ir além de seus limites, principalmente querer ter os mesmos direitos que os homens, já que em Viridia as mulheres não tem escolha de nada. E tentando fugir desse padrão, Nomi começa a aprender a ler com seu irmão desde pequena. Fazendo um ato rebelde e totalmente proibido para as mulheres.

 E é nessa trama que encontramos Serina e Nomi indo  para o palácio após Serina ser escolhida como concorrente a Graça do Herdeiro de Viridia e Nomi sua aia, ou melhor, sua ajudante. Mesmo não sendo a favor disso tudo, Nomi acaba indo relutante para ajudar sua irmã a conquistar seu sonho, mas quando ela entra no palácio, ela não imaginaria encontrar diversos livros e diversas histórias interessantes. E é em meio a uma delas que uma grande confusão se instala. Tudo que era para acontecer, acaba dando errado e em vez de Serina ser a escolhida como futura Graça, Nomi acaba sendo escolhida em seu lugar, deixando sua irmã como a nova aia.

Mas os problemas não acabam por ai, quando uma das supervisoras acaba pegando Serina com um livro em mãos no lugar de Nomi, e acreditando na situação ela entrega a garota para o soberano, e já imaginando uma sentença ruim, Serina jamais pensaria que o ato de rebeldia de Nomi a colocaria em uma prisão perpétua no pior lugar do mundo onde ninguém jamais saiu vivo.

Sem muitas escolhas e sem poder alterar seus destinos as duas jovens irmãs começaram a entender e compreender que o mundo em que vivem é muito mais cruel do parece e que se ambas não se juntarem para poder lutar contra o sistema opressor as coisas vão ficar cada vez mais terríveis.



Graça e Fúria foi uma leitura que fluiu muito bem, um livro que tem uma narração dividida entre as irmãs e que acaba prendendo pelo enredo, mas que no fundo não tem nada de inovador ou um plot twist interessante.

Confesso que fiquei um pouco frustrada quando nem cheguei na metade do livro e já tinha sacado todo o resto da história e fiquei mais frustrada ainda quando vi que a personagem que parecia ser a garota rebelde que decide sua vida e corre atrás de lutar pelas mulheres, se tornou uma garota morna e sem graça.

Sim, Nomi que de pela premissa nos promete uma garota voraz e feroz, não conseguiu caminhar no livro e sua personalidade mais ‘’esquentada’’ mal apareceu na trama, deixando ela toda ‘’tonta’’ dentro do palácio e confiando em quase todo mundo que aparecia na frente dela.
Confesso que esperava uma personagem bem mais inteligente, mas que nos mostrou uma menina muito boba e inocente o livro inteirinho.

Já Serena que pela sua personalidade doce e amável, foi a salvação da história. Você quando começa a ler o livro e vê a narração de Serena só pensando em agradar o herdeiro e nos vestidos e bailes, jamais imaginaria que ela se desenvolveria com maestria e carregaria nas costas o livro todinho.
Serena evolui tanto, que rapidamente você começa a admirar a personagem pelo seu espirito inquebrável. Já que Serina põe a mão na massa e sofre até demais no livro.
Os personagens secundários não são tão explorados, mas preenchem as lacunas da história e complementam o enredo da trama.

Outro ponto que deixou a desejar foi a falta de exploração em certos ‘’pontos’’ importantes do livro, que com certeza deixaria a história mais ‘gorda’’ e mais interessante se a autora tivesse inserido mais páginas na história.

O plos twist não funcionou comigo e saquei tudo de inicio da história, mas mesmo assim não me desagradou saber o resultado da trama, pelo contrário, fiquei mais curiosa como as personagens iam chegar em certo ponto da história.

Apesar de falar de tantos ‘’incômodos’’ dei uma boa nota no livro pela leitura ser fluida e também por certos aspectos interessantes na trama, como a luta da mulheres para sobrevivem a um sistema opressor e pela rebelião que se inicia na trama que realmente é o ponto forte da história.

Não posso falar muito da diagramação do livro, pois li ele em e-book, mas não encontrei erros durante a leitura. E a capa nem preciso dizer que é belíssima e retrata totalmente o livro e suas personagens.

Para finalizar, posso dizer que Graça e Fúria me agradou no modo geral, mas que se pudesse mexeria em diversos pontos na trama, pois a história tem um bom potencial, personagens até interessantes, mas faltou uma reviravolta e rumo mais inesperado no livro. Por isso se você gostar de “clichês de fantasia’’ e se leu A Seleção e a Rainha Vermelha e gostou com certeza vai curtir a trama.


8 comentários:

  1. Oi Jess! As protagonistas deste livro foram uma surpresa. Eu achava que Nomi sera minha favorita por causa da rebeldia e por fim acabou seno uma decepção. Já Serina me agradou muito e eu vibrei com esta personagem. Feliz Natal!!!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess, que pena que a leitura te frustrou em alguns aspectos, uma pena quando isso acontece. Mas ao menos de agradou de modo geral.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jess

    Este livro está aqui para ser lido, mas até agora não consegui fazer isso.
    Uma pena essas questões sobre a Nomi e também sobre as demais ressalvas. O que me chama a atenção é que muitas resenhas apontam a pegada empoderada da trama, do fato de todas as personagens importantes serem mulheres. Por isso minhas expectativas seguem intactas. Hahaha


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. realmente pela capa chama bastante atenção, pena que o plot twist nao funcionou bem, mas mesmo assim fiquei curiosa com a leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Confeso que fiquei interessada nessa história mesmo sabendo que você mexeria em alguns pontos da trama, foi uma história que chamou a minha atenção e esse com certeza está entrando para a lista de leituras.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess!

    Uma pena que o potencial da história não foi completamente aproveitado, a capa é deslumbrante e a premissa também é bem interessante, principalmente com relação ao título da obra, a Nomi tinha tudo para ser uma ótima personagem, mas pelo jeito a autora não soube desenvolvê-la direito :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie Jess

    Quando comecei a ler a sinopse fiquei tipo "Preciso ler esse livro" .Eu ja vi essa capa e achava ela linda (sou parte da parcela que não acha capa com rosto,feias) ,mas não sabia das histórias .
    Pena que teve pontos a desejar,mesmo assim acho que deve ser valido pela Serena.

    Amei a resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jéssica.
    Eu ganhei esse livro em uma das caixas literárias que eu assinava. Mas nem peguei para ler porque só li resenhas do livro levantando pontos negativos da história. Até quero ler ainda, mas só quando conseguir comprar o segundo por um precinho camarada. Até lá vai ficar na esperando a vez na estante hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir