sexta-feira, 5 de julho de 2019

Série de Sexta - Dark 2° Temporada



Título: Dark 2° Temporada
GêneroDrama, Ficção científica, Suspense
Episódios por temporada: 8 ( 2° Temporada)
Duração dos Episódios: 55 minutos (aproximadamente)
Temporadas: 3 
Sinopse: Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar. Seis meses após os ocorridos, a polícia cria uma força-tarefa para tentar solucionar os desaparecimentos. Enquanto isso, Jonas descobre que Winden sucumbiu a uma tragédia apocalíptica no futuro.
Nota: 



Tudo está conectado!
Acho que essa frase é o que mais define Dark em sua segunda temporada, que trás algumas respostas das perguntas anteriores e é claro, trás mais perguntas para nos fazer pensar e trabalhar a cabeça nessa trama complexa e cheia de mistérios.

Para quem não se lembra, na temporada anterior, a história se inicia em uma cidadezinha na Alemanha em 2019 onde de inicio já vemos um suicídio de um morador e lidamos com o primeiro desaparecimento de um jovem.


A cidade tem segredos sombrios e muitas pessoas estão interligadas na vida dos outros e quando alguns jovens amigos resolvem ir na floresta buscar algo que o garoto desaparecido deixou lá, eles acabam sendo pegos por um acontecimento estranho e no meio da fuga, um dos garotos acaba desaparecendo misteriosamente. Mikkel Nielsen é a nova criança desaparecida, sem entender o que está acontecendo, as pessoas tentam juntar as peças e entender o motivo e quem fez isso com eles. Mas o que eles não sabem é que a pergunta não é quem sequestrou as crianças… mas quando.

Contem leve spoilers da temporada anterior daqui até a imagem!

E esse ''quando'' é explicado nessa segunda temporada, como tudo está conectado seguimos a série com um dos seus personagens centrais que é o  Jonas Kahnwald , filho de Michael Kahnwald/Mikkel Nielsen (que se perdeu no passado). E tudo começa com Jonas do futuro indo para o presente e o jonas do Presente indo  para o futuro vivenciar e tentar entender como tudo aconteceu, se existe um inicio e um fim nesse ciclo interminável e como ele será importante assim como Cláudia e o pastor Noah nesse ciclo paradoxo que não tem fim.

E lá no futuro, viajando para anos à frente que Jonas vai descobrir um mundo pós apocalíptico que ele, Claúdia e o pastor Noah tem papéis fundamentais para esse destino terrível de Winden e que o misterioso Adam pode ser a chave para quebrar esse ciclo. 

Para isso Jonas terá que ir contra suas crenças e tentar por um fim nesse interminável destino e então entender onde tudo se inicia e se ele realmente quer destruir os planos de Adam de criar um apocalipse e destruir a vida e o destino de todos de Winden. Mas a pergunta crucial é... Existe um começo ou fim nesse ciclo? E quem é Adam?




Livre de Spoilers. 

Dark é uma série muito complexa e se você assistiu sua primeira temporada quando saiu em 2017, recomendo você reassistir ou rever os fatos principais da trama para assistir essa segunda temporada. Uma dica que eu dou para quem curtiu a primeira temporada e está ansioso para essa segunda é que você conheça os personagens na trama antes de começar. Saiba quem são eles no passado e no presente e tudo ficará mais claro nessa sequência.
E sabe aquelas perguntas que tínhamos antes? A maioria foram respondidas nessa sequência, mas é claro que Dark não deixaria tudo esclarecido e como tínhamos perguntas anteriormente, agora, finalizando essa temporada nós temos muito mais.

Mas quem será o vilão dessa trama? Será o Pastor Noah e seus mistérios e mortes da trama? Será Cláudia dona da Usina nuclear que é peça chave nessas viagens? Será Jonas que apesar de parecer ser o mocinho da história, pode ser o vilão? Ou será que Adam realmente é o vilão que se apresenta?
Com tudo conectado você entenderá que o ciclo da história que está se repetindo pode não ser quebrado e que o você está assistindo pode ser mais uma repetição sem fim das vidas dos personagens de Widden.

Para quem não sabe, A mitologia de Dark gira em torno de um conceito conhecido como "Paradoxo de BootstrapÉ um paradoxo da viagem no tempo em que as informações ou objetos podem existir sem terem sido criados.
Após um objeto — ou informações — ser enviado de volta no tempo, ele, recebido no presente, torna-se o próprio objeto ou informação que será inicialmente levado de volta no tempo. O paradoxo de bootstrap conecta de uma forma insana o passado e o futuro, tornando-se de uma certa forma até contraditório. É quase como um loop de acontecimentos que só foram possíveis porque algo do futuro interveio; o acontecimento acaba se tornando o causador dele mesmo. (fonte: Wikipédia)

Exemplo para quem não entendeu nada lá em cima: No seu aniversário de 30 anos, uma pessoa que deseja construir uma máquina do tempo é visitado por uma versão futura dele mesmo. Esta futura versão entrega a si mesmo no passado o projeto da máquina do tempo. A pessoa recebe o esquema do seu próprio eu do futuro e começa a construir a máquina do tempo. O tempo passa, até finalmente completar a máquina do tempo. A pessoa, então, usa-o para viajar de volta no tempo para o aniversário de 30 anos, onde os esquemas são dados ao mesmo no passado, fechando o ciclo.



É confuso? É... e muito! Mas se você entender o conceito de viagens no tempo de Einstein e o paradoxo de bootstrap a série fica bem fácil de entender. Eu particularmente eu adoro livros e séries com viagens no tempo e por isso Dark  me cativou totalmente desde o inicio e essa segunda temporada conseguiu me deixar ainda mais vidrada na série.

A fotografia e a ambientação conseguem ser perfeitas e meus parabéns para quem está por trás disso, pois além da ambientação do passado de 53, temos uma ambientação anterior a essa nessa temporada, além  do futuro pós apocalíptico que foi mostrado e gente... que imagens! Até mesmo os efeitos especiais das viagens ficaram tão perfeitos que parece tudo muito real.

Os personagens centrais foram muito bem elaborados ficamos cheio de dúvidas quem realmente está ali para ajudar, pois não sabemos que realmente é vilão da série apesar do final da temporada deixar bem explicito um dos personagens realmente é do mal, mas ai é que entra a o paradoxo lá em cima e ficamos tentando entender se realmente é isso ou tem mais coisas ai.

Não vou falar dos personagens separados pois isso aqui não ficaria um resenha/critica e sim um capitulo de um livro hahaha. Mas todos tem peças importantes na trama e apesar de termos um grupinho de personagens principais, sem os secundários a série não anda de jeito nenhum, pois tudo se conecta. Acho que essa é uma das séries únicas em que todos os personagens participam e todos tem papeis muitos importantes e que sem eles a história não anda de jeito nenhum.

E não poderia deixar de dar os parabens para os criadores da série, pois é um quebra cabeça gigante e fico imaginando os diretores criando os roteiros, tomando cuidando para não deixar faltar nenhuma peça, para que tudo se encaixe e que o paradoxo siga seu ciclo interminável, além dos mistérios e todo o estudo por trás dessa série, que deve ser algo gigante. Á vocês diretores! Vocês são demais!

E por fim, agradeço quem leu até aqui, pois não foi nada fácil elaborar essa resenha sem dar spoilers e deixar um pouco mais simples essa série tão complexa. E a pergunta final que deixo para vocês é: Mas será que tudo que estamos vendo já não se repetiu outras vezes? Ou será que estamos tendo ações diferentes das que existiam anteriormente?
Essa dúvida fica com milhares de fãs da série e promete ser respondida em sua última e terceira temporada que além de falar das viagens no tempo, do ciclo infinito onde tudo se repete,  provavelmente se expandirá em dimensões alternativas.




10 comentários:

  1. eu vi e amei a primeira temporada, mas com minha memória de peixinho dourado nao lembro nada ahaha preciso ver um resumo da primeira pra começar logo a segunda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Essa série é bem diferente do que costumo assistir, só que ela me fisgou completamente, fiquei doida para ver o que acontece!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.
    Eu assisti só o primeiro episódio da segunda temporada e achei ainda mais confusa do que a primeira hehe. Sou meio perdida nessa questão de viagens no tempo e aqui as coisas são ainda mais complicadas. Mas vou continuar assistindo assim que conseguir focar na série para entender tudo direitinho hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess, falar de uma temporada sem falar de outro é sempre difícil mesmo! Parabéns pela resenha. Eu ainda não vi Dark, mas está na minha listinha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. QUE SÉRIE!
    Oi Jess,
    Para mim, foi uma das melhores séries da Netflix da vida.
    No começo, acho que foi mais confuso porque houve muito tempo entre as temporadas, mas quando achamos o ritmo, é maravilhoso como tudo se encaixa!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess! Eu até pensei mesmo em rever a primeira temporada, pois a série é cheia de detalhes e confusa. Estou ansiosa para conferir este retorno de Dark, a série é muito intrigante.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive coragem de assistir dark, mas a história até parece interessante...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, td bem?
    Realmente é muito difícil uma resenha sem spoilers e a sua foi incrível, parabéns!
    Acho Dark uma das melhores séries da Netflix tanto a nível de produção, como roteiro e é MUITO interessante ser uma série estrangeira por toda essa visibilidade!
    Aguardando ansiosamente a terceira e última temporada!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu confesso que não conhecia Dark, mas seu post me deixou bem curiosa! Com certeza começarei a primeira temporada.
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Jéssica,

    Comecei a assistir essa série e não sei porque parei, preciso retomar urgentemente, ótima resenha...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir