segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Resenha - Uma Tocha na Escuridão


Uma Tocha na Escuridão é o segundo livro da série Uma Chama Entre as Cinzas e nessa sequencia de tirar o folego vamos conhecer os destino dos personagens Elias, Laia e Helene e quais caminhos eles deverão seguir para conseguir conquistar seus objetivos.

Título: Uma Tocha na Escuridão - Uma Chama Entre as Cinzas #2
Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus Editora
Classificação: 
Páginas: 434
Sinopse:  Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?


Laia era uma escrava e agora conseguiu fugir das mãos da impiedosa comandante Keris Venturia junto com elas Elias, no qual ela o salvou de uma execução em público após ele perder a eliminatória do império e ser considerado um traidor pelo novo imperador Marcus e sua Águia de Sangue Helene.

Agora ambos partem em busca de salvar Darin, irmão de Laia das garras da pior prisão em Kaulf e tentar libertá-lo para que ele possa ajudar a todos com seu conhecimento.
Mas não será nada fácil escapr das garras do império com todos os marciais o seguindo e também com a águia de sangue atrás deles para destruí-los. Laia e Elias terão que correr contra o tempo para chegar Kaulf antes de seres pegos.

Helene teve um dos seus piores pesadelos realizado ela se tornou Águia de Sangue de Marcus, o jvem cruel que sempre a torturou e insultou. Sem escolhas alem de dor e sofrimento, Marcus determina que Helene caçe Elias e o traga para ser executado na frente de todos.  Mas como Helene poderá caçar e torturar seu melhor amigo e grande amor? Sem poder desobedecer as ordens do império ela terá que seguir em frente mesmo que saiba que será destruída no meio do caminho.

Sem escolhas, três jovens partem em busca de respostas e também se seus objetivos em um mundo opressor e cruel.
E para que eles sigam os caminhos destinados ambos terão muita dor, sofrimento e  destruição pela frente.



Uma Tocha na Escuridão tem uma história que vai te prender do incio ao fim. Não espere um livro doce ou leve. Sabaa Tahir não mede esforços para que seus personagens vivam seus piores pesadelos e sofram muito ao longo de sua jornadas para que ele possam amadurecer e se desenvolver na trama.

E nesse livro não foi diferente. Gente como sofri com Laia, Elias e Helene, principalmente Helene, pois ela realmente está sofrendo o pão que o diabo amassou nas mãos de Marcus e também nas tramas da Comandante Karis Venturia, gente que mulher cruel!

Mas como comentei ali em cima, tudo isso é para que os personagens possam amadurecer e se desenvolver na trama e nesse livro já sentimos isso, já vemos esse crescimento neles.

Elias por fim conseguiu uma certa liberdade, mas ela veio com um preço alto para ele e agora ele tenta lutar com a dor e o sofrimento que ele acabou causando aos outros ao longo da história. Elias tem caminhos tortuosos nesse livro e confesso que em diversos momentos eu não tinha ideia do que a autora iria fazer para o personagem sobreviver ou lutar. Não vi alternativas para ele, mas Sabaa acabou criando algo bem interessante para Elias.

Laia acho que se fosse comparar com Elias e Helene foi a menos que sofreu nesse volume, não estou dizendo que ela não sofreu, pois ela perdeu gente querida, foi traída, enganada e viu diversos sofrimentos ao longo da história, mesmo isso a deixando mais forte, Laia ainda tem um grande caminho a percorrer.

Helene, gente fiquei com dó dela de verdade. Sofreu legal nesse livro e apesar de não concordar em diversas atitudes dela, entendi porque a autora escolheu esse caminho para ela para que seu destino fosse moldado. Ele amadurece muito nesse livro, não de um jeito bom, mas sim doloroso e terrível e analisando tudo acredito que ela foi a que mais perdeu ao longo de tudo.

Falando um pouco da ambientação, nesse livro temos mais culturas, povos e lugares explorados. Conhecemos mais dos tribais, dos djins e do nosso vilão da trama, assim como sua história. Confesso que a autora deixou todas as pistas sobre ele, mas eu cai em sua armadilha e me surpreendi quando ele foi revelado.

A diagramação da editora está bem feita, gostei da capa, mas como disse na resenha do primeiro livro acho mais bonitas as capas do os personagens nela.
Encontrei alguns errinhos durante a leitura, mas nada que afetasse.

Para terminar essa resenha, confesso que Uma Tocha na Escuridão me surpreendeu positivamente. A história é muito bem elaborada, nos da as respostas que precisamos para entender toda a trama, tem personagens cativantes e bem trabalhados, tem vilões cruéis e sanguinários e além é claro de muito luta e ação. Um livro que com certeza me marcou por realmente ter todos os pontos bem explorados e ainda sim deixar um gancho totalmente interessante para a próxima história. Com certeza vale a pena a leitura.



10 comentários:

  1. Amei a resenha. Essa capa está maravilhosa.
    Eu odeio o caminho de amadurecimento dos personagens, pois fico sofrendo junto rs
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica.
    Eu já gosto mais das capas antigas hehe. Essa série está na minha lista de compras. Mas vou aguardar lançar todos porque dai já leio todos na sequência. Porque vai que demora horrores para lançar o ultimo e dai tenho que reler tudo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Ei, Jéssica, tudo bem? Eu estava desanimada de ler essa série, mas eu vi um post há uns dias atrás, que me deu um gás para ler a história. Então eu pretendo ler muito em breve, que bom que você gostou da leitura e a resenha ficou ótima. Já estou me preparando para sofrer junto com os personagens!


    Books House

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica, tudo bem?

    Sempre li resenhas positivas dessa série, mas com tantos livros na fila acabei deixando ela meio de lado. Porém com o lançamento do terceiro livro ela voltou a chamar minha atenção. Estou bem curiosa para ler os livros.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Mulher, se tu acha que a Helene sofreu nesse livro é porque não viu Um Assassino nos Portões...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess, tudo bem? Todo mundo AMA essa autora, eu tenho muita vontade de ler o primeiro livro e é bom saber que o segundo também agrada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jessica. Como vai? Este livro parece incrível! Que bom que a leitura lhe agradou. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Essa série parece demais. Essa continuação me deixou super curiosa.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Estou ansiosa para ler esse. Realizei a leitura do primeiro, e ela acabou comigo kkk, então estou me preparando para o segundo volume.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    O universo criado pela autora nessa série parece interessante. Fiquei curiosa sobre a personagen Helene.
    eu curti as novas capas. Quem sabe eu leia futuramente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir