sábado, 10 de agosto de 2019

Resenha - Impostores


Título: Impostores
Autor: Scott Westerfled
Editora: Galera Record
Classificação: 

Páginas: 352
Sinopse: Traição. Risco. Redenção. Catorze anos após o lançamento de Feios, o autor best-seller Scott Westerfeld retorna a seu universo mais famoso com uma história completamente nova. Nascidas com a diferença de apenas 26 minutos, as filhas do poderoso e autoritário governante de Shreve receberam criações muito distintas. Rafia, a mais velha, cresceu como a filha perfeita, oradora habilidosa e ícone de estilo. Frey, por sua vez, foi ensinada a matar; seu único propósito na vida é proteger a irmã gêmea e, se necessário, sacrificar-se por ela. Quando é enviada no lugar de Rafi como garantia de um perigoso acordo, torna-se a impostora perfeita. Longe da irmã e pela primeira vez sob os holofotes, será que conseguirá assumir sua própria personalidade – e, de quebra, arriscar tudo em uma rebelião?




Impostores é a nova série de Scott Westerfled, onde a história se passa no mundo da sua série anterior Feios e apesar de você poder ler independente as duas séries, você acaba descobrindo várias coisas do final da série anterior. 

Rafia e Frey são irmãs gêmeas e desde pequenas ambas tiveram seus destinos opostos pelo seu cruel pai. Rafia nasceu 26 minutos antes de Frey e por isso ela se tronou a filha querida do politico e líder de Shreve. Rafia nasceu para ser a herdeira. Poderosa e amável, Rafia é a garota que todos conhecem e admiram. Apesar de seu pai se odiado pelas pessoas da cidade, Rafia é querida por todos, sendo famosa sua vida glamurosa vive aparecendo nos feeds de noticia onde Rafia é a celebridade. Mas por trás dessa fachada, as coisas não são tão perfeitas. Rafia mal aparece nos eventos, pois para isso ela tem sua dublê Frey.
" Durante minha vida toda achei que era a única impostora. Que todas as outras pessoas tinham certeza de que eram reais de uma maneira que jamais compreendi. Mas e se todos também estão fingindo? Talvez ninguém saiba que é de verdade."
Frey nasceu para se a segunda filha de seu pai. Desde os 7 anos Fey sabe todos os tipos de armas que existem e todas as formas de matar uma pessoa. É para isso que Frey vive, para fingir ser sua irmã em lugares públicos e correr o risco de ser assassinada por rebeldes. Com uma vida escondida e sem ninguém conhece-la além de sua irmã e seu pai. Frey só tem um propósito na vida. Proteger Ráfia.

Mas quando um acordo entre o líder de Shreve e a líder de Victória se firma, Frey tem uma missão importante. Ela será Rafia e precisará fingir para todos que é a verdadeira herdeira, pois além de estar refem como garantia nas mãos dos Palafox, Frey terá que lidar com um mundo totalmente diferente do seu, e acima de tudo lidar com diversas pessoas que ela nunca conheceu.
Será que no meio do caos e das rebeliões Frey conseguirá ser a impostora perfeita? Será que valerá correr o risco de tentar ser ela mesma sem nem ao menos saber quem realmente ela é?

" _ Daqui pra frente, Frey, me mostre quem você realmente é.- É claro - digo.Mas uma impostora é exatamente quem eu sou."



Impostores tem uma trama muito interessante pelo mundo diatópico já criado pelo autor existir. Então nessa nova série ele consegue expandir mais da história e nos trazer mais praticidade, e ação para a história que tem muito potencial pela frente.
A série apesar da série ser um spin-off, ela consegue explicar muito bem o mundo futurístico existente e a ambientação acaba nos conquistando por vermos um futuro não tão distante do nosso.

As personagens conseguem ser cativantes cada uma a sua própria maneira. Claro que temos o protagonismo de Frey na trama e Rafia aparece raramente nas cenas. Mas é muito interessante ver o pensamento de Frey de como ela se sentia sendo a segunda filha desde sempre e como ela foi ganhando personalidade ao longo da história, conseguindo nos mostrar quais eram seus pensamentos e tomando suas decisões por si só já que ela nunca teve a oportunidade de ser ela mesma.

O que me surpreendeu foi o autor trabalhar a mente de Rafia e de Frey na trama, já que desde crianças elas nunca tiveram uma infância normal e cresceram com medo do homem que devia ter dado amor a elas. Foi interessante como o autor trabalhou a personalidade distinta das duas e como a rotina delas afetou seus lados psicológicos.

Já os personagens secundários são interessantes, nada muito impactante ou que tenham ganhado destaque, mas conseguem agradar no geral. O romance em si não tem aprofundamento  e também não ganha tanto destaque, talvez por isso não fiquei shippando tanto o casal como de inicio esperava shippar. Pois o autor realmente foca na distopia e na ação da trama.

Agora falando da ação, o livro tem bastante cenas de ação, de lutas ao longo da história, mas confesso que em certos momentos a ação me deixou cansada da leitura, pois precisávamos de mais reviravoltas que ação em si. Mas o autor acabou compensando com o final, que alem de impactante consegue te prender e fazer você querer ler a sequencia rapidamente e por esse final que fiquei conquistada e dei uma nota maior na trama.

A diagramação da editora está maravilhosa! A capa é muito bonita e transmite esse ar distópico do livro( apesar de eu gostar da capa estrangeira também). Não encontrei erros durante a leitura e achei o espaçamento muito bom das letras.

Para finalizar, posso dizer que Impostores realmente cativa pela ambientação do mundo que o autor criou, fazendo você ficar vidrado na trama e torcendo para que a luta tão sofrida das pessoas que querem um mundo normal e melhor consiga ter um fim. É um livro que com certeza vai fazer você entrar nas páginas e sentir cada emoção que a história passa. Foi mais uma distopia que me marcou pela trama.
Recomendado.




17 comentários:

  1. Oi, Jessica como vai? Ótima resenha me deixou por dentro dos acontecimentos da obra. A capa é maravilhosa, adorei sua dica, irei procurá-lo para ler. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica! Tudo bem?

    Ainda não li a série Feios e percebi pela sua resenha que o título do livro resume exatamente o que autor quis passar se não entendi errado. Um personagem se passando por outro, sendo um Impostor e isso causando a história. Gostei que citou que a ação te causou um pouco de cansaço, mas que bom que a reviravolta valeu a pena, né? Vai para minha lista de leitura.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jéssica!
    Eu não li a série Feios, na época que foi lançada lembro que não me chamou muito a atenção. Mas diferente dela, Impostores me deixou bem intrigada. Como você falou que esse spin-off pode ser lido separadamente da série original, vou coloca-lo na minha lista de futuras leituras.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey,

    Eu tenho procurado por uma distopia! Acho que encontrei hauhhuahu Adorei seu blog, muito fofo <3

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess! Eu não li a série anterior, mas consegui me conectar bem com essa história. Eu achei a trama bem interessante e fiquei com pena da Frey. Eu não tenho certeza, mas acho que a Rafia não é nada confiável.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Jeh!
    Nunca li nada do Westerfield, que bom q esse pode ser lido como independente (pq agora tenho preguiça de começar a série Feios, rs).
    Achei a trama interessante, adoro distopias!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, tudo bem?
    Que bacana que a série se passe no mesmo universo mas possa ser lida de modo independente. Achei a trama super legal e imagino que a protagonista sofra muito por não ter tido amor paterno e ainda ser a "segunda filha", preterida na preferência.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha e indicação Jess, não conhecia essa série, mas fiquei fisgada pela história!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jess!
    Não li Feios, mas também não vejo problema em começar a ler essa série e pegar umas informações da anterior...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Eu li a série Feios à muito tempo mas nunca li o Extra? Será que tem problema?
    Ademais gostei muito da premissa desse livro. Mesmo sendo um spin-off e eu não gostar disso, tenho a impressão que gostaria muito da leitura.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  11. Oiii Jess

    Eu gostei bastante do livro, mas notei nele um tom mais juvenil que em outras fantasias e o romance me incomodou um pouco porque não senti ele bem desenvolvido, prefereria que tivessem ficado apenas como bons aliados.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess! Eu não sou tão fã de distopias, mas adorei a trama! Eséro gostar tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jess

    Eu não me senti perdida por não ter lido a série anterior, mas como não gosto de perder referências fiquei um tantinho incomodada.
    No geral eu curti o livro, apesar de achar que ficou dando muitas voltas às vezes.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. gosto mt de distopias e curti mt conhecer mais do universo dessa, com certeza fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, confesso que pela capa eu não compraria esse livro, acho que nem passaria perto, mas eu amei a sua resenha e fiquei bem curiosa para ler.
    Vou anotar a dica aqui.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ser um autor conhecido, não li nenhuma obra dele. Mas fiquei imaginando como a Frey deveria se sentir, afinal, ela é vista apenas como uma isca, algo descartável, ao contrário da irmã que deve se ver em uma prisão. Se eu for ignorar que tm muitas cenas de luta e ação, algo que não sou das maiores fãs, me chamou muita atenção.

    Abraço,
    ParágrafoCult.blogspot

    ResponderExcluir
  17. Olá, Jéssica.
    Eu amei esse livro. Eu li Feios na época do lançamento e foi minha primeira experiencia com distopia. E qual não foi minha surpresa ao começar esse livro e sentir as mesmas sensações que senti quando li a outra série.

    Prefácio

    ResponderExcluir