quinta-feira, 20 de maio de 2021

Resenha - Warcross

 


Título:  Warcross 

Autor: Marie Lu
Editora: Rocco
Classificação: 

Páginas: 320
Sinopse: Neste eletrizante thriller de ficção científica, Emika Chen é uma hacker de 18 anos com uma vida financeira difícil. Num golpe de sorte do destino, ela se torna milionária ao ser contratada pelo criador do Warcross, um jogo de realidade virtual que virou febre em todo o mundo, para evitar um ataque em massa que estaria sendo planejado contra a plataforma – e seus milhões de usuários – durante a cerimônia de encerramento de um grande campeonato. Mas a garota logo conhece o lado sombrio do sucesso, à medida que a final se aproxima e pistas ameaçadoras começam a surgir. De onde partirá o ataque ao maior fenômeno da tecnologia mundial? Imersa no universo do Warcross, Emika descobre que escolher em quem confiar pode ser o jogo mais arriscado de todos.


Warcross é o primeiro livro da duologia de mesmo nome da autora Marie Lu. Quem me acompanha sabe que eu gosto muito dos livros dela e seu estilo de escrita e com Warcross não foi diferente. Marie Lu tem aquela pegada que consegue prender o leitor em suas histórias e nos deixar ávidos por mais.


Em mundo onde a internet e conexão é tudo, vamos conhecer o famoso jovem chamado Hideo Tanaka que criou uma das invenções mais bem sucedidas do mundo.

Warcross é um jogo onde se têm uma experiência impressionante ao colocar o par de óculos chamado NeuroLink e se conectar ao mundo virtual, um simulador perfeito que através de uma interface faz com que o cérebro aceite o ambiente virtual como se ele fosse real. E com algumas atualizações hoje em dia é até mesmo possível mesclar o jogo com o mundo real e ver tudo enquanto você caminha pelas ruas, ou dentro da sua casa. Warcross é o jogo mais acessado hoje em dia e virou rotina, todo mundo tem acesso a ele, e todo ano temos o famoso campeonato com os melhores jogadores.


Do outro lado conhecemos Emika Chen que é uma jovem de dezoito anos que nunca teve uma vida fácil desde cedo. Teve que aprender a se virar sozinha, principalmente após a morte de seu pai. Emika tem uma grande experiência com hackers e sistemas e trabalha como caçadora de recompensas entregando pessoas ilícitas para a policia, mas o dinheiro que recebe não dá para resolver seus problemas, já que ela está com o aluguel atrasado e recebeu uma ordem de despejo e precisa conseguir dinheiro urgentemente para pagar suas dividas que estão só aumentando cada dia que passa.


E então surge uma grande oportunidade para ela, mas, muito perigosa e quase impossível. Emika vê uma possibilidade de pegar um item extremamente valioso no Campeonato Mundial de Warcross na abertura do evento mais assistido em todo o mundo. Temendo ir morar na rua e sem saber o que fazer, Emika invade a segurança do sistema do jogo tentando roubar o item, mas o que ela não esperava é ficar visível para todos e ser descoberta.


Logo sua vida vira um tremendo caos, e o famoso Hideo Tanaka acaba fazendo contato com ela, sua capacidade o deixou impressionado e ele quer que Emika o ajude a resolver um problema. Há um hacker que está invadindo Warcross, mudando alguns algoritmos e provocando falhas consideráveis, Hideo convida Emika para participar do campeonato e de dentro dele tentar rastrear o invasor.

Só que quanto mais Emika descobre coisas sobre o invasor chamado Zero, mais ela se vê diante de uma situação catastrófica e precisa correr contra o tempo para tentar impedir que Zero realize os seus planos sombrios e tente acabar com tudo.



“Nós não estamos todos conectados há anos, completamente viciados nesse mundo que vai além da realidade? E estamos tão dispostos a abrir mão dele? ”





Para quem lê ou já leu os livros da autora Marie Lu conhece bem a escrita e seu estilo de narrativa, e com Warcross não foi diferente. Temos aquela pegada teen na história, aquele enredo que nos prende na trama e ela consegue dar aquele jeitinho de colocar uma reviravolta no livro deixando a gente curioso com suas sequências.  


Emika é uma jovem de 18 anos com um passado complicado, que vive tentando sobreviver em um mundo adepto a tecnologias depois da morte do pai e de suas dividas. A personagem é interessante, tem uma personalidade agradável, consegue ser autentica e ousada nas horas certas. Gostei de Emika, de como ela lidou com toda a situação e reviravolta na sua vida, é uma personagem legal que você se identifica logo de cara. 


Hideo já aquele jovem misterioso, com um passado complicado e sombrio e é claro todo fechado que de inicio não sabemos das suas intenções e sua história. É bacana ver Emika quebrando as barreiras dele, e fazendo ele se abrir mais conforme tudo começa a se conectar.


O Romance é interessante, mas bem clichê. Com uma pegada mais juvenil, até achei que teríamos cenas mais intensas pela idade da Emika, mas a autora realmente joga o romance para o lado teen, o que não é ruim, mas teria sido legal uma profundidade nele.


Agora falando da ambientação que é o ponto crucial desse livro. A autora consegue trazer essa realidade virtual muito bem para a história, consegue explicar como tudo foi criado, usa algumas linguagens de sistemas e hacks, mas, nada que deixe o leitor confuso, pelo contrário, tudo é bem explicado e fácil de imaginar. Todos aqueles mundo virtuais fantásticos, cheios de magia no jogo e tudo se encaixando é muito criativo, até mesmo a tecnologia virtual com o mundo real é muito bem elaborada.


O Plot foi legal, a autora joga uma informação que acaba deixando tudo muito óbvio (pelo menos foi para mim) mas ela consegue nos levar para um lado e jogar uma surpresa do outro e por isso acabei gostando de como tudo se encaixou com as revelações finais.


A diagramação da editora está muito bem feita, li o livro em e-book e não encontrei erros durante a leitura e a capa por ser colorida chama atenção e até trás o ar da história.




Para concluir essa resenha Warcross  é um livro com uma pegada cheia de fantasia, aventura, mistério e uma pitadinha de romance que deixa a história interessante para o leitor e nos faz ficar curiosos em desvendar todos os mistérios da história, assim como explorar mais de Warcross e sua realidade virtual.

Marie Lu conseguiu trazer todos os pontos bons para o livro e nos entrega uma história bem elaborada, com um ambientação criativa e bem feita e um mistério que acaba surpreendendo o leitor no final dessa história.


  • Ambientação muito bem trabalhada;
  • Protagonistas interessantes;
  • Gostei do mistério que o livro carrega;
  • Apesar de alguns pontos clichês, a autora conseguiu me surpreender;
  • Passado dos personagens bem explorado;
  • Gostei de como tudo se conectou bem na história;
  • Cheio de fantasia, principalmente nas cenas dos jogos.


  • O livro poderia ter uma pegada mais adulta, a história ia ficar muito mais interessante.



6 comentários:

  1. Ei, Jéssica, tudo bem? Eu não sou habituada em ler livros desse tipo, mas fiquei muito curiosa com a história, parece ser eletrizante! Beijosss


    Books House

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jess

    Eu nunca tive um interesse genuíno por esse livro. Acho que justamente por ter essa pegada mais juvenil. Então mesmo sem ter lido concordo ali com o ponto que deixou a desejar. hahaha Se ele fosse mais adulto eu até poderia dar uma chance mesmo não sendo uma abordagem que faz muito meu estilo, como é o caso desse universo gamer e tal.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica. Tudo bem? Tenho muita vontade de ler este livro. Que bom que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess,
    Eu li uma trilogia da autora e gostei bastante, mas quando essa obra lançou deixei passar.
    Acho que super faz sentido o que você disse, sobre a 'pegada adulta', as histórias dela são muito boas, mas tem potencial para algo UAUUUUUUUU!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess! Eu li Jovens de Elite da autora e me apaixonei pela história, desde então estou querendo ler outras obras delas e acredito que esta vai ser a próxima. Que bom que você gostou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu sou suspeita para falar, porque essa duologia me amarrou de um jeito. São tantas reviravoltas, uma história eletrizante com certeza. Com certeza você vai se surpreender e adorar o segundo também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir