Classificação:
Páginas: 288
Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.
Sombra e Ossos é o primeiro volume da trilogia Grisha escrito pela autora Leigh Bardugo e foi publicado inicialmente pela editora Gutenberg, mas agora está sendo relançado pela editora Planeta. Agora com o inicio da série sendo lançada pela Netflix nesse mês, resolvi reler o livro novamente, visto que faz muitos anos que tinha lido e a história já estava se desvanecendo da minha memória.
Alina Starkov é uma jovem simples que nunca esperou ser rica ou poderosa. Órfã de guerra desde pequena, ela só tem uma pessoa que sempre esteve ao seu lado e que confia cegamente que é seu melhor amigo Maly. Criado juntos desde pequenos, Alina acabou criando uma secreta paixão pelo melhor amigo, mesmo nunca tendo falado de seus sentimentos para ele. Agora que cresceu Alina trabalha como assistente de Cartógrafa em um seu regimento militar.
Agora ela parte em uma expedição junto com soldados e seu amigo Maly para a famosa Dobra das Sombras que é uma faixa sobrenatural de escuridão repleta de temíveis predadores chamados volcras no qual eles precisam passar de barco para o outro lado do reino. Mas as coisas não poderiam ser piores quando centenas de Volcras cercam seu barco e acabam matando vários. Quando ela vê seu melhor amigo ferido, o instinto chama mais algo e uma luz cegante faz com todos os monstros sejam destruídos e ela sem entender o que está acontecendo.
A partir disso, Alina acaba descobrindo que é uma grisha conjuradora do sol e logo se vê arrastada de seu mundo comum para a corte real para ser treinada como uma Grisha, uma elite de pessoas com poderes liderada pelo sombrio e poderoso Darkling que controla a escuridão.
Com o poder de Alina o Darkling acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras e trazer paz para os reinos. Mas para isso Alina precisará dominar e aprender sobre seu poder se quiser ter a chance de ajudar o povo. Só que quando verdades e segredos acabam surgindo Alina se vê totalmente perdida e tendo que descobrir uma forma de acabar com a sombria escuridão que cerca todo o mundo.
Sombra e Ossos foi um livro que na época que li que gostei bastante da trama, mas acabei deixando de lado por alguns motivos particulares de eu torcer para a Alina ficar com um certo personagem (quem leu sabe) e no fim ela ir para outro caminho. E apesar de várias pessoas também terem a mesma opinião que eu, a autora acabou resolvendo seguir por outro caminho na trama que foi é claro totalmente justificado e bem feito.
Mas falando do livro, eu gostei muito da ambientação criada na história, dos grishas e suas culturas, sobre os dons, magia e todo o trabalho dos reinos, guerras e lutas apesar de não serem tanto explorados nesse primeiro livro.
Alina que é o foco da história e também nossa narradora é uma personagem interessante, que luta pelo que é certo, é corajosa e não abaixa a cabeça para outras pessoas. Ela é simples, mais acaba se encantando com o mundo rico e luxuoso na trama e quando ela vê o que está na frente dela ela acaba se chocando com a realidade, acredito que a autora fez isso para que ela evoluísse na trama e isso realmente aconteceu.
Maly que é seu melhor amigo é bom personagem, achei ele bem neutro, é leal e esperto, mas senti falta de mais protagonismo dele quando se tratava de ajudar a Alina, mesmo ele se redimindo depois. Também achei ele meio ''cego'' aos sentimentos da amiga, e mesmo tendo sentimentos por ela, ficava com outras garotas na história o que acabava deixando Alina meio magoada pelo que podemos ver no comecinho do livro.
Darkling que eu não poderia deixar de falar é aquele típico personagem sombrio e misterioso que temos em livros de fantasia. E ele com certeza vai te causar um misto de sentimentos, principalmente amor e ódio, ora você adora ele, ora você o odeia pelas suas atitudes. É um personagem complicado, mas daquele jeitinho que gostamos. É difícil dizer mas é aquele típico ''vilão'' que amamos em vez de odiar.
Os personagens secundários são importantes na trama para dar mais contexto a ela, mas a autora deixa bastante pontas soltas na trama para nos deixar curiosos com os próximos livros e quais revelações ela vai soltar. A diagramação da editora está bem feita, não encontrei erros durante a leitura e confesso que gostei mais dessas novas edições do que as antigas.
Para finalizar, Sombra e Ossos consegue nos cativar por uma história com reviravoltas interessantes e mundo muito bem feito criado por Leigh Bardugo. Estou bem curiosa para saber mais do mundo dos grishas e ver onde essa batalha vai dar. Se você gosta de Fantasias com aquele toque de revoltas e batalhas com certeza vai curtir esse livro.
- Personagens interessantes;
- Ambientação chama atenção;
- A trama tem boas reviravoltas;
- A cultura na história é bem elaborada;
- Temos vários a pontos a ser questionados que podem evoluir bem nos próximos livros.
- A protagonista é boa, mas é meio sem sal.
Olá!
ResponderExcluirEsse é o tipo de enredo que curto ler, vou ler com certeza. Tem muitas descobertas, fantasia e acredito que uma emoção durante a leitura. Dica mais que anotada.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi, gostei do enredo, e o designer do livro está esplêndido.
ResponderExcluirBeijos.
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1
Oi, Jéssica! Tudo bom?
ResponderExcluirEu amo amo amo a trilogia, mas considero ela mediana pelos potenciais que não foram tão explorados (tô esperando que a série conserte isso). O ponto de vista da Alina deixa tudo muito unilateral, então acaba perdendo muito de desenvolvimento.
Mas eu vivo por esses personagens!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi, Jessica. Tudo bem?.Parece uma leitura excelente. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Olá, Jéssica.
ResponderExcluirEu gosto dessa trilogia, mas se comparar com Six Of Crows perde feio hehe. E esse livro eu até achei bom, mas não dei nota máxima porque tem tantos livros de fantasias melhores. E não suporto o Mala, só enxergou a Alina quando ela descobriu seu poder, antes nem ligava pra ela.
Prefácio
Esse primeiro livro é uma enchurrada de descobertas. Adoro a escrita da autora e já me bateu uma saudade desse universo.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi Jess! Eu também havia deixado a série de lado faz um bom tempo, mas com esta adaptação vindo eu resolvi rler o primeiro e finalizar a trilogia. Realmente é uma fantasia bem ambientada e interessante. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Should I be a hot wife?
ResponderExcluirDo women who are hotwives also love their husbands?
My wife wants to be a hot wife. I think I would enjoy and not be jealous. What are the pros and cons?