segunda-feira, 26 de abril de 2021

Resenha - Sol e Tormenta

 


Título: Sol e Tormenta - Grishaverso #2
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Planeta
Classificação

Páginas: 352
Sinopse
O boi sente o jugo, mas será que o pássaro sente o peso de suas asas? Na aguardada continuação de Sombra e Ossos, Alina e Maly precisam fugir das garras do Darkling após o terrível confronto na Dobra das Sombras. Apesar de finalmente ter se reunido com a pessoa mais importante de sua vida e de se ver livre do controle de Darkling e das pressões da corte, Alina está atormentada pela culpa depois dos acontecimentos na Dobra. Mas não há tempo para reflexões quando o seu principal objetivo é sobreviver. Nessa fuga frenética, em que precisa correr por sua vida e pelo destino de seu país, a Conjuradora do Sol acaba encontrando aliados – e inimigos – em figuras que nunca imaginou, como no corsário misterioso que é muito mais do que aparenta ser. Por sua vez, o Darkling está mais poderoso e determinado do que nunca. Com seu novo poder aterrorizante e extremamente perigoso, ele não irá poupar esforços para encontrar Alina e conquistar o trono de Ravka. O cerco está se fechando.

Sol e Tormenta é o segundo livro da trilogia Grishaverso onde vamos ter uma rebelião crescendo e Alina tendo que tomar diversas decisões difíceis se quiser salvar toda a Ravka das mãos do Darkling.


Alina e Maly conseguiram fugir das garras do Darkling após o confronto na Dobra das Sombras. Viajando sozinhos, ambos estão atrás de tentar viver no anonimato, ou até terem ideia do que fazer para ajudar a população que Alina deixou nas mãos dele. Mas apesar se ver livre do controle do Darkling, Alina não consegue esquecer das coisas que aconteceram para que ela pudesse fugir.


Logo, ela vai perceber que não tem como escapar da pessoa mais poderosa e no meio dessa fuga ela precisará juntar forças e aliados para ter uma chance de acabar com o poder do Darkling e sua ambição. Sem imaginar, seguidores poderosos se juntam a ela para tentar por um fim em uma guerra que está prestes a iniciar. E assim que ela volta para Ravka ela percebe que a Conjuradora do Sol se tornou uma santa devota por vários fieis. 


Tentando lutar contra a força de seu poder e dos jogos do Darkling, Alina terá que tomar decisões importantes se ela e Maly quiserem sobreviver nesse mundo cheio de ambições, mentiras e segredos. Mas, primeiro de tudo, ela terá que descobrir toda a história por trás da magia e principalmente juntar os três amplificadores e se tornar poderosa o suficiente para acabar com a escuridão que os cercam.

 



Confesso que me decepcionei um pouco com Sol e Tormenta, esperava um livro mais intenso, cheio de reviravoltas o que infelizmente não teve. O livro em si é interessante, mas ele enrola muito em dilemas banais e foca demais em Alina deixando de explorar o universo Grisha e isso acabou fazendo com que a leitura fosse um pouco lenta e arrastada.

 

Alina nesse livro continua sendo meio sem graça, ela não conseguiu elevar o protagonismo necessário que ela tem na trama e os personagens secundários acabam carregando a história totalmente nas costas e foi tudo o que se salvou nessa história.

 

O Maly... ah gente eu juro que tentei gostar dele, mas, o personagem é chato e sem carisma nenhuma. Tentei de verdade dar uma chance, mas infelizmente ele não me desceu desde o primeiro livro, eu não vejo química nenhuma dele com a Alina, não acho que ele aceite o que ela é de verdade e nem suas escolhas, não entende que ela tem um propósito maior na história, e, tem umas atitudes nesse livro que me fizeram realmente desgostar dele.

 

Não curti como a autora forçou  um casal com pouca química, sendo que tem vários outros personagens que exalam muito mais química com a Alina do que o Maly, mas infelizmente tive que engolir pelo bem da história.

 

Falando do meu querido Darkling, eu gosto dele como vilão, sei que ele tem seus problemas e é cruel em diversas cenas, e chega um pouco que não tem mais volta, mas, ele é aquele tipo de vilão que você mais ama do que odeia e não consigo deixar de gostar dele mesmo com algumas atitudes complicadas. Nesse livro ele não foi tão bem aproveitado, o que achei ruim já que ele tem que protagonizar junto a Alina para a trama se tornar interessante.  

 

Agora falando dos personagens secundários divos que carregaram o livro nas costas, eu sinceramente adorei todos os novos personagens introduzidos nesse livro. Principalmente os  gêmeos Tolya e Tamar que realmente nos surpreendem na história. Mas, o vencedor mesmo é nosso lindo e maravilhoso Nikolai. Gente isso é que é personagem interessante e incrível! Ele é um príncipe com pensamento de um rei, um garoto inteligente, cheio de carisma com falas sarcásticas e divertidas que carrega o livro todinho.


A ambientação não foi tão explorada e senti uma falta de exploração mais do mundo grisha, dos locais e até mesmo dessa parte das pessoas venerando a Alina como uma Santa. E também senti falta de mais cenas de luta e guerra para a história andar.


O plot do final realmente surpreende e compensa todo o resto parado e chato da história. A gente acaba ficando curioso com o que vai acontecer no próximo livro, na busca pelo pássaro de fogo, quem realmente é o Darkling e seu passado e qual futuro é reservado para ele, Alina e toda a Ravka.


Li a edição da editora Gutenberg e gostei bastante da diagramação, a capa é legal, mas gosto mais das capas da nova edição pela Planeta. Não encontrei erros durante a leitura  também.



Sol e Tormenta caiu para mim na maldição do segundo livro e não alcançou totalmente minhas expectativas nessa sequência. Nem tudo foi ruim é claro, alguns personagens e o final acabou compensado todo o resto de chato que achei na história. Espero muito que em Ruína e Ascensão temos mais ''agilidade'' mais cenas de luta e reviravoltas que finalizem bem a trilogia.


  • Personagens secundários inseridos na trama me conquistaram;
  • Plot do final do livro foi bem elaborado;
  • A rebelião que está crescendo é interessante;



  • Casal da história não tem química;
  • Não gostei das atitudes do Maly nesse livro;
  • Alina ainda não mostrou carisma de uma verdadeira líder;
  • História foca muito nos dilemas da personagem e deixa de explorar o resto;
  • Falta mais tensão na trama;
  • Mal trabalho do vilão nesse livro, ele mal aparece e até agora não entendemos suas intenções.


9 comentários:

  1. Geralmente o segundo livro é mais morno nas histórias né? não sei porque. Não conhecia esses livros. Achei a capa desse muito bonita. Apesar dos pesares, parece uma boa narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que pena que ele não superou suas expectativas, ainda não conhecia esse livro!

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jéssica! Tudo bom?
    Esse livro é meu favorito por motivos de: Nikolai Lantsov. Ladrão de cenas e de corações porque ô como eu me apaixonei por esse homem! Malina foi tão consertado na série da Netflix que eu nem lembro deles nos livros mais KKKKKKKKKKKK meu cérebro já substituiu a decepção pela perfeição.
    O Darkling... Eu amo odiar ele. E como eu odeio!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    To curtindo os comentários sobre a série na Netflix, então quem saiba eu dê uma chance para os livros futuramente.
    Uma pena sobre as falhas desse, espero que o próximo seja melhor.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica.
    Como eu já tinha encontrado alguns problemas no primeiro livro não me decepcionei tanto com esse. Mas acho esse o mais fraco do universo Grisha. O Maly é tão ruim nesse livro que não tem como ver um final feliz para eles. Ainda bem que mudaram totalmente ele na série e deu até para torcer pelo casal hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess! Esse livro foi o que menos gostei da trilogia, mas ao menos o terceiro me agradou bastante. Minha coleção também é a da Gutenberg e eu prefiro esta edição do que a que está sendo lançada agora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, eu só vi a série na Netflix e pra mim foi o suficiente, Darkling melhor personagem rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jessica. Tudo bem? Que pena que o livro não tenha sido como imaginava. Espero que o próximo lhe agrade. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que blog lindo!
    Na minha humilde opinião, este livro é mil vezes melhor que o primeiro. Os personagens e o enredo melhoraram. Eu amei a jornada de Alina na escuridão e na vilania.
    Uma saudação

    ResponderExcluir