terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Resenha - Se Não Fosse Você

 


Título: Se Não Fosse Você
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 400
Sinopse:Morgan e Clara Grant são mãe e filha, e aparentemente não têm nada em comum.
Morgan engravidou muito nova, com dezesseis anos, e está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Colocando sempre a família em primeiro plano, Morgan deixou os próprios sonhos de lado para dedicar-se à filha e ao marido.
Clara, por sua vez, não quer seguir os passos da mãe – ela não consegue enxergar nada de espontâneo na personalidade de Morgan. No auge dos seus dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que os pais não incentivem a carreira.
Com personalidades incompatíveis e objetivos divergentes, a convivência entre Morgan e Clara está cada dia mais insustentável. A única pessoa capaz de criar um ambiente de paz é Chris – marido de Morgan, pai de Clara, o porto seguro da família. Mas essa paz é quebrada após um trágico acidente que muda completamente a vida das duas.
Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desabou ao seu redor e encontra conforto na última pessoa que esperava, Clara só aumenta sua lista de rebeldias. Com o passar dos dias, novos segredos, ressentimentos e mal-entendidos fazem com que mãe e filha se afastem ainda mais... e a distância aumenta tanto ao ponto de uma reaproximação se tornar improvável. Depois de tanto tempo distantes e com muita coisa não dita, será que ainda há chances de que tudo fique bem?
Em Se não fosse você, Colleen Hoover mais uma vez entrega aos leitores uma trama rica em desenvolvimento de personagens, fortes e complexas emoções e, principalmente, situações tão cruas quanto reais.



Se Não Fosse Você é mais um dos romances marcantes da autora Colleen Hoover. Nesse seu novo livro vamos conhecer o drama de uma mãe e filha que   precisam superar uma trágica perda e se entenderem a meios de tantas diferenças.

 

Morgan e sua filha Clara são totalmente diferentes.

 

Primeiro que Morgan em seus dezessete anos descobriu que estava grávida e seu mundo mudou completamente dos eixos. Passando os anos ela teve que abrir mãos de muitas coisas para se dedicar a filha e o marido, deixando de lado sua carreira, seus sonhos e esperanças e vivendo uma vida cheia de rotina todos os dias.

 

Clara não quer ser igual sua mãe que vive uma vida regrada e previsível. Clara tem sonhos de estudar teatro se tornar uma atriz, mas para isso precisa convencer seus pais a aceitarem a sua escolha e pararem de tentar protege-la de tudo.

 

A convivência de  Morgan e Clara nunca foi simples, mas tudo desmorona uma tragédia abala a vida das duas e as deixam totalmente perdidas e cheias de dor. Tentando lidar com as mágoas, as mentiras, traições e segredos o relacionamento das duas acaba ficando totalmente impossível de lidar. Agora cabe a ambas tentarem superar tanto sofrimento e juntas encontrarem uma forma de se entenderem e reconstruir tudo aquilo que desmoronou.

 "Às vezes, você precisa sair de uma briga para vencê-la."


Se Não Fosse Você é aquele tipo de livro que toca seu coração do inicio ao fim. Narrado pelos pontos de vista de Morgan e Clara é fácil compreender a situação das duas, e tudo que elas estão passando para se entenderem.

Morgan desde sua juventude era uma garota incerta, que não sabia o que queria, mas sentia que faltava algo para completar sua vida, e antes mesmo dela descobrir o que estava faltando ela teve a noticia de que seria mãe e tudo que ela poderia ter conquistado ou alcançado se desmoronou. Claro que Morgan também não lutou para sonhar e realizar seus desejos, ela acabou deixando de lado ela mesma para cuidar dos outros.  E mesmo depois da fase adulta, ela continua com seu jeito e sua rotina, mesmo que por dentro ela não se sinta completa.

 

Já Clara sabe que não quer ser igual a mãe cheia de rotinas, tudo previsível. Ela quer correr atrás dos seus sonhos. Quer conquistar seus objetivos e  para Morgan é difícil ver a filha se afastando por ambas terem pensamentos diferentes, já que Morgan tem muito medo que Clara acabe no jeito que ela. E quando algo terrível acontece, o mundo delas gira completamente, e aquela estranheza passa a desconfiança e muitas mentiras.

 

Jonah e Miller tem papéis fundamentais na vida das duas, e é gostoso ver um romance se desenvolvendo aos poucos na história, tanto do drama de Morgan e Jonah desde adolescentes, quanto de Miller e Clara se conhecendo e seu apaixonando.

E é claro que não poderia deixar de mencionar meu personagem favorito, o vovô do Miller, um personagem para lá de icônico e divertido.

 

Eu gostei do estilo de narração da Colleen, parece que metade do livro é aquelas histórias de YA que ela escreve, e do outro lado temos a parte mais ''adulta'' tudo se intercalando no mesmo ritmo e tempo, deixando o leitor curioso para ver ambos pontos de vista, já que ambas as personagens são interessantes.

 

O drama foi muito bem trabalhado. A história é tocante, nos faz ter empatia por ambas e no faz refletir muito. A desconstrução e construção do relacionamento de mãe e filha é muito bem feita, Colleen consegue cativar o leitor e deixá-lo satisfeito a trama toda. E os segredos da história deixam a gente curioso para ler mais e mais.

 

Eu confesso que nem senti o livro passar, a leitura flui tão bem que a história passa em um piscar de olhos e você se vê vidrado na trama.

 

A diagramação da editora está muito bem feita, a capa é linda, toda metalizada. E não encontrei erros durante a leitura.

 


Para finalizar, posso dizer que Se Não Fosse Você  é um livro que vai além dos dramas familiares. Traz uma história de dor, perda e também de superar as tristezas e aproveitar o momento. De correr atrás dos seus sonhos, mesmo que ele sejam difíceis e acima de tudo, fala sobre o amor. De como o amor pode curar feridas e nos fazer voltar a viver intensamente.


·         Drama muito bem trabalhado;

·         Personagens bem construídos;

·         História flui muito bem;

·         Resolução satisfatória;

·         Consegue trazer um misto de sentimentos ao leitor;



·         Nenhum.


11 comentários:

  1. Poxa que legal! CoHo arrasa né?! Gostei muito das suas percepções, acho que é uma história que vai me agradar!

    Beeijos!!

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já está na fila para ser lido porque amo a escrita dessa escritora, ela mexe com nossos sentimentos e sabe fazer com que não paremos de ler até o final.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu paguei minha língua ao dizer que não leria CoHo kkk. Li Verity e adorei. Hoje em dia tenho outros olhos para a autora, então essa obra já me interessou.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu vi muita gente falando bem desse livro mas não teve algo que me chamasse atenção sabe? Aquilo que me fizesse querer ler, por isso ainda não está na minha lista, apesar deu adorar os livros da CoHo.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jessica. Como vai? Que bom que gostou da obra. Eu não li este livro da CoHo, parece excelente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já fui muito fã da Colleen Hoover mas hoje não pretendo ler mais nada dela, não sabia do que se tratava esse lançamento e gostei dos temas do livro e que ele entra no tom YA quando está no ponto de vista da filha.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, tudo bem? Esse livro está na minha listinha, depois que eu comecei a ler Colleen Hoover não quero parar mais rsrsrs mas já vou me prepara psicologicamente rs

    Bjs Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que os romances/dramas da Colleen não me interessam muito... mas uma coisa é realmente certa que ela consegue te envolver na leitura do início ao fim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu adoro um vôzinho fofo em histórias. E também curto o foco em relacionamento maternal.
    Adorei a dica, olha que sempre fico com pe atrás com alguns livros da autora. E amei a capa.

    Agradeço imensamente por suas "participação" no aniversário do Canto e suas belas palavras. hihi
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu particularmente tenho um pé atrás com os livros da autora, mas quero dar uma nova chance, então continuo lendo resenhas a procura do livro que me encante. Gostei muito da sua resenha, gosto dessas questões familiares, acho que sempre dão boas histórias.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jéssica.
    Eu não sou muito fã da autora. Ainda mais no momento que estou fugindo de livros de dramas como os dela. Já li alguns e amei, mas no momento prefiro não ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir