quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Resenha - Um Assassino nos Portões

 



Título:  Um Assassino nos Portões - Uma Chama Entre as Cinzas #3
Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus Editora
Classificação: 
Páginas: 434
Sinopse: Um assassino nos portões é o terceiro volume da série de sucesso Uma Chama entre as Cinzas.
Dentro e fora do Império Marcial, a ameaça de guerra é cada vez maior...
Helene Aquilla, a Águia de Sangue, está sendo atacada de todos os lados. Enquanto procura uma maneira de conter a escuridão que se aproxima, a vida de sua irmã — assim como a de todos os cidadãos — corre risco. Assombrado pelo passado, o imperador Marcus se torna cada vez mais instável e violento, e a comandante Keris Veturia aproveita a loucura dele para aumentar o próprio poder, deixando uma carnificina em seu caminho.
Longe do Império, Laia de Serra sabe que o destino do mundo não depende das conspirações da corte marcial, e sim de alguém que consiga deter o Portador da Noite. Mas, enquanto procura um jeito de derrubá-lo, Laia enfrenta ameaças inesperadas e é atraída para uma batalha que nunca imaginou que precisaria lutar.
Enquanto isso, na terra entre os vivos e os mortos, Elias Veturius abriu mão da liberdade para servir como Apanhador de Almas. Mas, ao fazer isso, se entregou a um poder ancestral disposto a qualquer coisa para garantir sua devoção — mesmo que isso signifique abandonar a mulher que ele ama.
Um assassino nos portões vai deixar os leitores implorando pelo desfecho desta série ágil e cheia de reviravoltas arrepiantes.


Um Assassino nos Portões é o terceiro livro da série Uma Chama entre as Cinzas da autora Sabaa Tahir e nossos personagens estão cada vez mais próximos de cumprirem seus destinos, mas antes que isso aconteça eles farão de tudo para salvar a vida das pessoas desse mundo cruel e tão sombrio.


Helene Aquilla, que é a Águia de Sangue do curel imperador Marcus está sendo atacada de todos os lados e precisa encontrar uma estratégia para sobreviver nesse caos e tentar encontrar uma forma de ajudar e salvar sua irmã que agora é alvo da comandante Keris Veturia. Helene precisa jogar e jogar muito melhor que Keris se quiser vencer e tentar ao menos salvar os cidadãos que vão perecer se Keris continuar seus terríveis planos junto com o portador da noite.
"Eu sou uma Máscara. Eu sou uma Aquilla. Eu sou a Águia de Sangue. A dor não é nada."
Já Laia corre em busca de achar uma solução de destruir ou impedir que o portador da noite consiga a última estrela e liberte os dijins no mundo, já que se isso acontecer o povo erudito e os marciais vão todos morrer. Ela precisa achar uma solução mesmo tendo que deixar Elias cuidar de seus problemas e seguindo em frente sozinha. Mas ela sabe que é impossível de se aproximar do portador da noite já que ele a conhece muito bem e sabe todas as suas intenções.
"Não sou uma ninguém. Eu sou Laia de Serra e, neste momento, sou a única voz que meu povo tem."
Elias agora é o apanhador de almas e tem uma tarefa a cumprir pelo resto de sua vida. Mas para que ele realmente se torne o apanhador de almas ele precisa deixar de lado todos os seus sentimentos e amor. Será que ele vai conseguir abandonar todas as suas convicções para poder salvar toda a população que corre risco se ele não fizer seu trabalho de passagem dos mortos?
"Se eu parecer diferente, lembre-se de que eu te amo. Não importa o que acontecer comigo."
Os três personagens correm contra o tempo para achar uma solução e tentar de tudo salvar a população que está prestes a ser destruída por um ser milenar que tem o poder de acabar com tudo e ao mesmo tentar sobreviver ao caos e a guerra entre reinos que está prestes a acontecer e tem a chance de destruir mais e mais. Sem escolhas de nenhum lado e tentando seguir seus destinos Laia, Helene e Elias seguem para mundo sombrio que está cada vez mais próximo de aparecer.

❝A esperança é mais forte que o medo. É mais forte que o ódio.❞


Um Assassino nos Portões me surpreendeu por a autora ainda conseguir inserir mais plots dentro da história que eu não tinha reparado nas pistas dos livros anteriores. São revelações muito interessantes que se encaixam totalmente na história.

Sabaa consegue nos enredar em uma trama muito bem feita, onde todos os detalhes foram pensados e você não encontra erros ou defeitos no que ela escreve.  Os personagens tem seus destinos traçados no primeiro livro e agora estamos vendo as profecias se realizarem pouco a pouco.

Com um vilão que ao mesmo tempo não é o vilão, a autora insere tanta dor, perdas e crueldade na história que você para e não sabe dizer quem realmente é o vilão dessa série. É o portador da noite que só quer vingança pelo seu povo? Foram os eruditos que foram ambiciosos? Foram os marciais que tem sede de poder? Nós só sabemos que os menos favorecidos são os que mais sofrem e a autora não tem piedade em destruir os personagens ao longo da trama.

Falando dos nossos três protagonistas, tenho que dizer que cada vez mais fico surpresa da autora conseguir evoluir todos os três de uma forma uniforme e bem elaborada. Se pararmos para avaliar os personagens do primeiro livro para esse terceiro conseguimos ver a grande evolução ao longo da trama.

Elias ganha um pouco mais de destaque nesse livro e podemos compreender mais do seu destino agora que ele será o apanhador de almas e todo o sacrifício que ele terá que fazer para cumprir sua jornada. Deixando de ter sentimentos, deixando de lado aqueles que ele poderia estender a mão, tendo que sempre cumprir seu papel. Apesar dele aparecer mais queria que o personagem tivesse sido mais explorado, mas senti que a autora quis jogar o peso da trama nas costas de Helene e Laia nesse livro.

Helene é a personagem mais sofrida de todos os livros que já li na vida. Pensa em uma garota que foi destruída completamente desde o primeiro livro. Helene é a força e garra de uma pessoa que não desiste de viver e lutar pelo povo que tanto ela ama. Helene sofre muito, que chega momentos que a gente se surpreende dela levantar depois de tantos tombos e erros na história. Se existe uma pessoa resiliente essa pessoa é Helene.

Laia está mais forte nesse livro, depois de ter sido enganada pelo portador da noite no livro anterior. Ela está mais astuta e mais esperta e sabe quais as consequências de tudo que vai acontecer se portador da noite conseguir o último fragmento de estrela. 

Laia e Helene carregam o livro nas costas e foi muito legal ver a autora inserindo suas personagens femininas trazendo protagonismo para o livro.  

O romance nunca foi o foco da história, mas ele sempre está presente nos livros da Sabaa e nesse terceiro livro conseguimos ver realmente quais caminhos do romance dos personagens a história vai seguir.

A diagramação da editora está muito bem feita, não encontre erros durante a leitura e confesso que sou fã dessas novas capas, pois acho que mostra mais protagonismo na história e por isso acabei adquirindo o livro com brindes e já coloquei as sobrecapas nos anteriores. 

Para finalizar, posso dizer que Um Assassino nos Portões ainda conseguiu me deixar de boca aberta como os livros anteriores e me fez ficar vidrada na história e muito curiosa para saber o que vai acontecer no último livro da série e quais serão realmente os destinos dos personagens. Confesso que não tenho ideia de como a autora vai finalizar essa série e por ela ter sempre uma carta escondida na manga, me faz querer ler mais e mais livros dela já que ela conduz muito bem seus plots. 

Se você gosta de distopia, fantasia e um livro brutal cheio de tramas e reviravoltas. Com certeza essa série é para você.

9 comentários:

  1. Medo de ler esse já sabendo que tretas vão acontecer kk. Mas a curiosidade é maior. Em 2021 espero terminar esses livros.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Eu imaginei que esse livro seria cheio de emoções e reviravoltas, só de ler a sinopse. E lendo tua resenha então, só fiquei foi mais curiosa ainda. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica. Tudo bem? O livro parece-me incrível. Que bom que gostou da leitura. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jéssica.
    A cada nova resenha que vejo dos livros dessa série minha vontade de ler eles aumenta. Mas vai saber quando vão publicar a continuação, então acho melhor esperar para ler hehe. E pelo que li na resenha os livros só vão melhorando. Espero que ela feche a história com chave de ouro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess,
    Essa série está na minha lista de próximas leituras, tenho uma amiga que diz que o livro 1 é um dos livros da vida dela! Quero conferir em breve, tenho até ele em e-book. Se eu gostar, compro todos com a capa nova!
    Estou precisando de livro viciantes e impactantes mesmo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess! E eu achando que terminaria a história aqui. Que bom ver que a história continua empolgante. Ano que vem vou reler o primeiro e retomar a série.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, todo mundo ama essa série de livros! Eu ainda não li, mas cada volume parece conseguir ser melhor que o outro!! Fico impressionada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!

    Acho que a trilogia não faz muito o meu estilo, mas fico feliz de saber que te agradou tanto que chegou a entrar na sua lista de favoritos! A capa sem dúvidas é espetacular!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu estou curiosa com esses livros, ando vendo muita divulgação dele, parece ser uma boa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir