sábado, 26 de setembro de 2020

Resenha - Uma Chama Entre as Cinzas



Título:  Uma Chama Entre as Cinzas 
Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus Editora
Classificação: 
Páginas: 434
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre.
No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal, inspirado na Roma Antiga, que Laia vive com seus avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império.
Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar o destino do próprio Império.





Uma Chama Entre as Cinzas é o primeiro livro da série de mesmo titulo da autora Sabaa Tahir. Apesar de ter lido assim que foi lançado por aqui em 2015, a  história acabou se esvanecendo em alguns detalhes e por isso resolvi fazer uma releitura e dar continuidade já que agora a editora se posicionou e vai enfim (amém!) lançar a terceiro livro por aqui.

Para quem não conhece Uma Chama Entre as Cinzas é um dos livros mais bem trabalhados quando se trata de distopia e tem uma trama toda intricada, além e claro de personagens muito bem trabalhados.

Laia é uma jovem erudita que vive em um pequeno vilarejo com seus avós e seu irmão, mas as coisas mudam quando em uma batida, Marciais invadem sua casa, matam seus avós e acusam seu irmão de traição contra o império. Sem entender o que está acontecendo e com uma chance única, Laia por fim foge dos Marciais e vai em busca da resistência, um grupo de rebeldes que luta contra a tirania do império, aaim para salvar seu irmão da morte certeira que o espera.

Laia acaba encontrando os rebeldes e se ela realmente quiser a ajuda deles, vai precisar trabalhar e se tornar uma espiã. Mas o problema é que a missão que eles lhe passam é praticamente impossível, já que Laia terá que se tornar a escrava da comandante dos Marcias, a mulher mais sombria e cruel que existe e precisará sobreviver as torturas e tormentos se quiser ter uma chance de descobrir algo e salvar Darin.

Elias é um jovem soldado Marcial que apesar de treinar desde criança e ser um máscara, ele odeia tudo que a tirania e o poder do império o faz fazer. Com dezenas de mortes nas mãos o que Elias mais quer na vida é desertar e viver uma vida livre da dor e da morte, mas a punição para um desertor é morrer e se Elias quiser escapar e fugir precisará ser muito discreto e até mesmo esconder seus segredos mais profundos de sua melhor amiga Helene.

Mas as coisas acabam não saindo como o esperado depois que os antigos, seres com dons aparecem trazendo o presságio que o imperador morrerá e que está na hora de um novo governar. Entre os quatro escolhidos para lutar e sobre quatro desafios está Elias e Helene. E se Elias quiser ter uma chance de buscar paz e liberdade ele terá que vencer esse desafio e ajudar sua amiga a ganha-lo também.

Mas segredos e traições estão a espreita e o destino de Elias e Laia acabam sendo entrelaçados antes mesmo deles saberem, agora cabe os dois decidir qual caminho seguir para por fim buscar tanto a paz e liberdade que desejam.


Uma Chama Entre as Cinzas é um livro muito bem trabalhado. Confesso que quando li ele há 5 anos atrás fiquei fisgada e totalmente vidrada na história criada pela autora e dessa segunda vez não foi diferente. Sabaa consegue prender o leitor, criar reviravoltas e muitas surpresas ao longo das páginas e é impossível para de ler até você entender o que está acontecendo.

Os personagens são totalmente cativantes e é impossível você não se apegar a eles e torcer por eles ao longo da trama. Falando de Elias primeiro, confesso que logo de inicio gostei do personagem por ele apesar de seguir as regras, por dentro ele ser um rebelde completo e ter sua opinião e vontade própria ao longo da trama. Elias é muito esperto, astuto e gentil, personalidades marcantes que fazem qualquer leitor gostar dele desde o começo.

Laia também é uma jovem que sofre muito e aprende muitas lições com isso. E gente... como senti pena da personagem ao longo de suas cenas com a comandante e suas torturas. Mas Laia apesar de ter seus receios, não abaixa a cabeça e luta até o fim para ajudar seu irmão no qual é a única família que lhe restou. Uma personagem agradável por sua determinação e coragem ao longo da trama.

Helene não fica para trás. Apesar de seus pensamentos serem mais racionais e ela seguir totalmente as regras no qual lhe foi ensinado desde pequena, podemos ver uma bondade na personagem e é claro toda sua devoção por Elias. Helene com certeza vai brilhar muito ainda nos próximos livros, ainda pelo seu destino incerto e sombrio.

A cultura e lendas da história são muito bem trabalhadas  e apesar de termos uma distopia aqui a autora joga um pouco da história para o lado da fantasia e essa mistura realmente caiu bem na série, ainda mais pelas explicações e todo o trabalho dela.
As cenas de ação, das lutas e da crueldade daquele mundo não passam despercebidas, e o romance fica de segundo plano para todo o trabalho de mostrar a sociedade e a vida tanto dos reprimidos que são os eruditos e do poder que são os marciais. É um mundo triste, revoltante e muito cruel e temos dois, ou melhor, três jovens que tem um destino já selado desde o começo que podem ser a luz no meio de tanta escuridão daquele povo.

A diagramação da editora está muito bem feita e encontrei somente um errinho durante a leitura. A capa traz a seriedade da história e apesar de ficar dividida com a capa antiga, gosto muito do trabalho dessa.

Uma Chama Entre as Cinzas tem tudo que uma boa distopia pode trazer, Sabaa Tahir acertou em cheio tanto no enredo quanto nos personagens e toda a trama da série. O gancho final é perfeito e deixa o leitor ávido por mais e para entender qual vai ser o destino dos personagens. Sabe quando você pega um livro e não tem ideia do que vai acontecer? De quem vai morrer no caminho e qual será a resposta para as perguntas que você está fazendo?  Uma Chama Entre as Cinzas é totalmente assim, deixa você de queixo caído em diversos momentos e ao mesmo tempo curioso para saber mais e mais da história.  Para quem gosta de fantasias e distopias, não pode deixar de conferir essa obra, pois vale muito a pena.

14 comentários:

  1. Já amei o fato de ser distopia e ter uma trama bem fechada e entrelaçada. Também gostei da protagonista, os personagens adjacentes parecem fortes e que conquistam o leitor. Enfim, gostei muito da sua resenha, você sempre indica bons livros desse gênero, e eles sempre vão parar na minha lista enorme, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu não conhecia a história, mas m interessei, ainda mais porque eu adoro uma distopia, que bom que a releitura ainda proporcionou uma boa leitura, fiquei curiosa, gostei da resenha para conhecer a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica tudo bem? O livro parece-me incrível. Que bom que gostou de o ler. Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que linda sua resenha... Ainda não conhecia,mas me deixou curiosa para vê...
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess! Eu gostei muito do primeiro livro e lembro que a história me deixou bem empolgada, mas para ler os seguintes vou precisar fazer uma releitura, esqueci detalhes importantes. Que bom que você gostou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Estou vendo todo mudo resenhando esse livro e estou louca para ler ele. Mas vi que ainda tem um quarto livro e se a editora demorou tanto para lançar o terceiro vai saber quando vem o quarto hehe. Por isso vou segurar a vontade e ler só quando estiver todos lançados.
    Quanto ao livro O Feitiço dos Espinhos acredito que a demora se deve porque eles mandaram para um outro correio que não fica perto de casa. Moro perto do correio da Vila Adélia e meu cunhado trabalha lá e é sempre ele quem me traz as entregas. Mas não foi para esse correio e sim para um outro que meu cunhado falou que estava todo mundo de greve. Por isso demorou vinte dias para chegar mas ainda bem que chegou hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Já vi uma resenha desse livro, mas me falaram algo sobre a personagem que decidi não ler para evitar estresse hahahahah

    Beijnhos
    Renata

    ResponderExcluir
  8. Eu amo quando o livro é bem elaborado, a capa desse está linda demais, fiquei doida para conhecer! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Menina, esse livro parece incrível. Adoro fantasias. Quero saber o que rola com os personagens posteriormente. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    gostei de conhecer o primeiro livro da série. Estou curtindo distopias e amando cada vez mais esse universo.
    Vou esperar as resenhas dos próximos livros mas, já vou deixar aqui anotado. Amei a edição e deu vontade de ler.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Posso dizer com propriedade que esse livro me fez sofrer kk. Eu senti casa golpe que esse livro deu e não foi fácil. Gostei demais da leitura, e fiquei apreensiva em quase toda a história. Estou bem ansiosa para ler o segundo volume.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Oiii Jess

    Eu lembro que quando li esse primeiro livro eu amei demais, e continuei amando no segundo, mas agora tb vou precisar reler tudo para o terceiro. Essa é uma série que tinha tudo pra ter feito o maior sucesso desde o inicio, espero que agora volte com tudo pra ver a editora se anima de publicar o ultimo volume logo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica,
    Eu não conhecia essa série, mas as distopias sempre tem lugar na minha estante. Vou procurar mais sobre o livro, obrigada pela indicação.
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Não conhecia essa série, mas lendo sua resenha me interessei em ler.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir