domingo, 21 de junho de 2020

Resenha - Graceling


Título: Graceling – O Dom Extraordinário

Autor: Kristin Cashore

Editora: Editora Rocco

Classificação:  3/5

Páginas: 496

Sinopse: Em seu livro de estreia, Kristin Cashore leva os leitores para o incrível mundo dos sete reinos, onde vive Katsa, uma jovem guerreira que descobre ter uma habilidade extraordinária: o dom de matar. Combinando elementos de fantasia e romance, a autora retrata habilmente as descobertas e as angústias da garota, evitada e temida pelo seu dom. O livro alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times e recebeu diversos prêmios, entre eles o de livro do ano da prestigiada Publishers Weekly.



Graceling é o primeiro livro de uma trilogia no qual vamos conhecer uma protagonista que possui um dom de força e luta no qual é obrigada a torturar e machucar pessoas que não aceitam seguir as ordens do rei de seu reino.

 

Katsa é uma jovem que desde criança possui um dom extraordinário. As crianças que nascem com dons possuem olhos de cor diferente e são demonimados Gracelings, alguns possuem dons poderosos e outros já não tem tanta utilidade.

 

Katsa é sobrinha do Rei Randa de Monseur e vive lá desde pequena servindo aos caprichos do rei e torturando e matando pessoas para ele, já que seu dom é matar. Katsa tem uma força sobrenatural e consegue lutar com diversas pessoas e não se ferir. Desde pequena a menina tem uma fama sombria e todos temem ela.

 

Fazendo as ordens do rei sem questionar, Katsa não concorda com suas atitudes, mas teme seu dom e ele para se rebelar e com isso ela resolveu criar um conselho no qual ela e seus amigos juntos ajudam as pessoas e tentam por uma igualdade em certas coisas. E é uma dessas missões que Katsa conhece Po, um principe de outro reino que está a procura de seu avó no qual Katsa salvou de um sequestro.

 

Ambos logo se interagem e percebem o quanto parecidos são, já que Po tem o dom de luta parecido com o dela. Em meio a treinos e lutas, Katsa resolve ajudar Po e descobrir porque queriam seu avó, e no meio de aventuras e sobrevivência, os dois vão descobrir segredos terríveis de terras vizinhas e o ambos tem um inimigo muito poderoso que nem mesmo eles poderão vencer.

 "Katsa. Você tem o poder para fazer qualquer coisa que desejar."

 

Graceling tem uma trama interessante, o livro em si tem uma proposta boa, mas confesso que senti uma grande falta de trabalho da autora para que puder melhorar a história, o desenvolvimento dos personagens e também nas revelações da história.

 

A personagem de inicio é bem rasa, apesar de ter um poder totalmente brutal e ser tratada até mesmo como uma pessoa selvagem, Katsa não tem voz nenhuma de inicio quando se trata do rei e suas missões. A única coisa que se salva é o conselho que ela mesma criou para ajudar as pessoas, mas tudo acaba se deixando de lado conforme a história caminha.

 

Apesar disso senti certa evolução da personagem graças ao principe Po, que trás mais realidade a personagem. Os dois se dão bem logo de inicio e consegui ver uma química entre eles, apesar da autora não aprofundar tanto assim.

 

Mas confesso que o mais me incomodou no livro foram suas longas páginas e o desenvolvimento devagar (quase parando) da história, sabe a aquele livro que não te prende e facilmente você se desconecta da história? Foi assim que aconteceu entre eu e essa leitura.

 

O final e sua resolução foram fracas demais para uma fantasia. Não tivemos grandes revelações e teve todo um trabalho para no fim a autora resolver o problema de um jeito clichê, o que para mim não funcionou já que nosso vilão tinha um dom poderoso que na verdade foi muito mal aproveitado e não tivemos explicações cabíveis para uma derrota tão clichê.

 

A ambientação também me decepcionou um pouquinho, pois somos inseridos em um mundo vasto, cheio de reinos, reis, cortes e cada um governa de um jeito diferente, mas não temos tantas explicações o que deixa a história bem confusa no inicio e superficial.

 

Apesar de todas essas ressalvas, como disse ali em cima, a história em si tinha um bom potencial e poderia ter sido bem melhor trabalhada, mas mesmo assim não me desgostei tanto do livro graça aos personagens principais que fundo eu acabei gostando.

 

Graceling é um livro de fantasia interessante, mas morno e meio sem sal se você comparar a grandes livros do gênero ou as histórias boas que tem saído ultimamente. Confesso que o final do livro não me instigou a ler o próximo e prefiro parar por aqui.

 

A diagramação da editora está boa, encontrei errinhos de leitura que deram para passar sem incomodar e confesso que odiei as páginas brancas, pareciam que me fizeram me arrastar ainda mais na história. A capa é bonita e condiz com a história no geral.

 

Deixo minha resenha em aberto, pois teve gente que curtiu bastante a história. Eu por ler muitos livros do gênero confesso que achei a história no geral fraca, mas talvez você acabe gostando pela sinopse e o que ela apresenta.

Recomendo com restrições.

 


11 comentários:

  1. Oi, Jessica! Que pena que o livro não tenha suprido todas suas expectativas, mas mesmo assim você gostou. Gostei da capa. Ainda não conhecia este livro. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eita Jess, pelas ressalvas eu acho que não vou curtir, quando a trama não envolve a leitura fica beeem arrastada, infelizmente....

    Bjs. Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Aaa eu achei a sinopse bem genérica porque a gente já vê esse tipo de enredo bastante, então acho que o livro teria que ter um plot muito bom pra dar um up na leitura.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Very interesting post! Thanks for the information! ✔️✔️✔️ Have a great week! 🌺🌺🌺

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro fantasia, mas confesso que pela sua resenha, não me empolguei tanto. Ninguém merece livro que não prende. Mas quem sabe eu dê uma chance e mude de ideia, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Eu achei a capa desse livro muito bonita. Mas o enredo em si não chamou muito a minha atenção e também por suas ressalvas acho que é um livro que eu não leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oiii Jess

    Eu li esse livro há muitos anos e tb achei super morno, não gostei da Katsa e nem do principe Po, achei os dois sem sal, além da ambientação que deixou a desejar, e a trama que realmente não teve um ritmo tão bom. Tem as continuações que focam em outros personagens, mas sei lá, acho que não leria.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!

    Fiquei bem curiosa com a história! Uma pena não ser um livro que envolve fácil, isso sempre acaba prejudicando a leitura por se tornar arrastada :( mas a proposta é mesmo interessante, fiquei curiosa em conferir os pensamentos da protagonista com relação à toda a violência que ela é obrigada a exercer.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess! Dessa série li Fogo, é legal, mas tem fantasia melhor. Uma pena você te achado a história fraca. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jess! Tudo bom?
    MEU DEUS QUE SAUDADE DESSA SÉRIE! Me dói tanto o coração ela ter floppado por aqui e pouca gente conhecer porque é o suprassumo da fantasiaaaa. Se tu não gostou desse talvez goste mais de Fogo. Ele tem mais romance e mistério, e é meu favorito da trilogia <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu não conhecia os livros, até parece ser legalzinha a história, e que bom que a personagem evolui, porém eu não me interessei o suficiente para querer ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir