quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Resenha - A Lâmina da Assassina





Título: A Lâmina da Assassina – Histórias de Trono de Vidro # 0.5
Autor: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 406
Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.


Resenha: A Lâmina da Assassina é um livro com algumas histórias de Celaena Sardotihen antes de ser prisioneira nas minas de sal de Endovier onde tudo se iniciou no primeiro livro. O livro é separado em alguns contos do que se passou no passado da assassina e como foi sua vida.

A primeira história intitulada de A Assassina e o Lorde Pirata conta como Celaena conheceu o lorde pirata Rolfe e sua tripulação. Arobynn passou uma missão para a assassina junto com Sam, outro assassino de Arobynn no qual Celaena não se dava tão bem naquela época, ambos viajaram para a Baia da Caveira em busca de algo que o líder dos assassinos teria barganhado com Rolfe, mas assim que Celaena chega lá, ela descobre que seu chefe está comprando centenas de escravos e que ela e Sam serão encarregados de escoltá-los até Forte da Fenda. Relutante e sem se conformar com o destino das pobres pessoas, Celaena e Sam acabam resolvendo armar uma armadilha para que consigam libertar os escravos de Rolfe e Arobynn, mas essa ideia pode não só dar errado, como também pode ser o fim deles assim que se apresentarem ao líder.

A segunda história A Assassina e a Curandeira vai contar a viagem de Celaena para Innish, uma                cidade portuária pequena onde ela teve que se hospedar em uma estalagem chamada Porco Branco até conseguir uma embarcação para Yurpa onde ela ficaria a fim                de conhecer       o Mestre Mudo e os Assassinos Silenciosos, com quem Celaena deveria treinar durante um mês como mais uma punição pela traição a Arobynn.  E lá nessa estalagem ela vai conhecer Yrene, uma jovem curandeira que viajou de Charco Lavado em busca de conhecimento em Antica para frequentar a Torre Cesme, lugar onde os curandeiros estudavam. Mas que acabou ficando presa em Innish trabalhando na estalagem Porco Branco sem recursos para sair. Lá Celaena irá conhecer melhor os sonhos da jovem e a ajudará em alguns momentos conflituosos e sombrios que cercarão o caminho delas.

A terceira história é a da Assassina e o Deserto e vai mostrar Celaena a caminho pelo deserto vermelho para encontrar o mestre mudo e os assassinos silenciosos. Nessa jornada Celaena irá aprender novas coisas, fará uma grande amizade com Ansel, uma aluna dos assassinos silenciosos onde ambas enfrentarão diversas aventuras e até mesmo lutas. Lá Celaena vai descobrir a verdadeira lição de ser um assassino e descobrirá segredos sombrios que vem ameaçando todos os assassinos daquela fortaleza.

Em Assassina e o Submundo estaremos na quarta história de Celaena onde a assassina voltou do deserto vermelho com diversos aprendizados e até mesmo um trunfo que poderá libertá-la de Arobynn Hammel seu líder. Voltando da viagem Celaena decidirá se perdoará Arobynn por tê-la espancado devido sua travessura na primeira história, só que no meio disso surge uma missão para ela no qual a assassina terá que eliminar Benzo Doneval. Doneval quer montar um negócio de tráfico de escravos com alguém em Forte da Fenda e Celaena com certeza não está a favor disso, relutante ela aceitará a missão de Arobynn e enquanto Celaena se prepara para a missão ela vai reencontrar Sam, depois da Baia da Caveira ambos não tinham se visto e depois de tudo que aconteceu um romance acaba emergindo dos dois e Celaena terá que fazer escolhas se realmente que ficar com Sam no futuro.

A última história que finalizará o livro é a Assassina e o Império e lá contará a decisão de Celaena em abandonar Arobynn e sua guilda de assassinos para ficar junto de Sam e ter uma nova vida para os dois. Mas para que ambos possam ficar juntos, eles terão lutar e juntar um bom dinheiro para sobreviver. 
E quando surge uma boa oportunidade de dinheiro para Sam e Celaena ambos acabam aceitando uma missão praticamente impossível. Eles precisam matar Jayne o lorde do crime de Forte da Fenda e Farran seu braço direito. Mas o que era para ser uma missão difícil e um sonho prestes a alcançar pode se tornar o pior pesadelo de Celaena e quando ela perceber a verdade já estará nas graças do inimigo.

“– Se você aprende a suportar sua dor, pode sobreviver a qualquer coisa. Algumas pessoas aprendem a acolhê-la, a amá-la. Algumas suportam a dor ao afogá-la em mágoa, ou ao se fazerem esquecer. Outras transformam em raiva.”



A Lâmina da Assassina é um livro muito bom para ser ler antes de começar Trono de Vidro ou até mesmo após ter terminado o primeiro livro. Mostrando um pouquinho da vida de Celaena como assassina de Adarlan e como tudo era antes de ser presa escravizada nas minas de sal de endovier, conseguimos entender como tudo aconteceu, como foi sua relação e construção de relacionamento com Sam, um personagem que só ouvimos falar em Trono de Vidro e como por fim todo o sonho da assassina se tornou um pesadelo e como ela teve que pagar muito caro por tentar ser uma pessoa livre.

Celaena é uma personagem forte desde o inicio do livro um, mas nesse livro podemos ver da onde surgiu tal força, vemos seus momentos de desespero e por mais que ela tenha uma fama de ser a melhor das melhores e por mais que ela mesmo seja convencida com todos, vemos que por dentro não é bem assim. Nesse livro conseguimos ver suas fraquezas, ver uma garota mais mimada, mais frágil, já que no livro 1 vemos uma pessoa que sofreu muito devido a escravidão em Endovier e já estava amadurecida naquela época.

Foi muito legal conhecer mais do Sam nesse livro e confesso que fiquei totalmente encantada por ele. Apesar de no começo ambos se odiarem e viverem brigando, conseguimos ver a construção do relacionamento dos dois e de quanto Sam é apaixonado por Celaena. O quanto ele queria bem a ela, o quanto queria proteger de tudo e todos. O relacionamento dos dois foi na dose certa, sem cenas exageradas ou pouco trabalhado.

Para quem leu o primeiro livro antes de ler esse já vai saber o final dessa história e e um pouco de tudo o que houve e quem estava por trás do que aconteceu a Celaena, mas mesmo assim não tira o encantamento da história e as emoções que passamos junto a personagem nesses contos dentro do livro.
Apesar de ser dividido em cinco partes, todas elas se intercalam e seguem uma sequência de acontecimentos.

A diagramação do livro está bem feita e não encontrei errinhos nessa edição.

Para finalizar posso dizer que A Lâmina da Assassina foi um bom livro de histórias do passado de Celaena e muito bom ler para entender melhor o que se passou na vida da famosa assassina antes de tudo que aconteceu em Trono de Vidro. Apesar de saber o que iria acontecer no final, a história não deixou de passar um sentimento apreensivo e de emoção além de partir nossos corações pelos sonhos dos personagens e todo desenrolar da trama.
Já deixo aqui minhas sinceras saudades desse livro.
 “Meu nome é Sam Corthland e eu não terei medo...”
“Meu nome é Celaena Sardothien e eu não terei medo...”

6 comentários:

  1. Oi Jess! Esse livo é essencial para conhecer mais sobre o passado da Celaena, eu gostei em especial por mostrar sobre seu primeiro amor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess, eu não li a série, mas parece ser ótimo para os fãs!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica tudo bem? Eu li essa série e confesso que esse livro aí que você resenhou é um dos melhores( senão o melhor da série). Adorei sua resenha, você conseguiu transmitir os acontecimentos marcantes de forma bem elaborada. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeh, td bem?
    Então seria legal ler esse antes do Trono de Vidro, né? Vou tentar adquiri-lo!
    Ficou top a foto que vc tirou *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jessica. Tudo bem?
    Eu realmente preciso muito começar essa série e a da Rainha Vermelha. Amei que esse livro é de contos que se passam antes da narrativa do primeiro livro para se dar uma ideia da ambientação do mundo e de como a protagonista mudou em sua jornada.

    Beijos,
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess,
    Comecei a ler esse livro, tenho uma certa dificuldade em livros com antes da verdadeira história, porém como é Sarah J Maas tudo vale a pena, né? *-*
    Saudade dessa série já ♥
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir