terça-feira, 23 de julho de 2019

Resenha - À Beira da Eternidade



Título: À Beira da Eternidade
Autor: Melissa E. Hurst
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 322
Sinopse: 2146. Bridger é uma das poucas pessoas com a habilidade de viajar de volta ao passado. Uma habilidade que lhe foi passada pelo pai, cuja morte – envolta em mistério – o garoto tenta superar. Aos poucos, sua vida parece voltar ao normal... Até que o garoto encontra o pai em uma de suas viagens no tempo com a turma. Ele só tem tempo de lhe passar uma mensagem: Salve Alora. Bridger não tem ideia de quem seja a garota, nem de onde ela está ou em que tempo vive, mas está determinado a realizar o último pedido do pai.
2013. Alora Walker tem apagões inexplicáveis. Ela acorda toda vez em um lugar diferente, e não tem ideia de como chegou lá. A única coisa de que tem certeza é que está sendo seguida. Mas por quem?


Á Beira da Eternidade é um dos mais novos lançamentos da Galera Record e traz uma história que nos promete uma ficção cientifica cheia de mistérios, drama e distopia trazendo um mundo futurístico surreal e ao mesmo tão real para a trama.

Bridger Creed é do ano de 2146, um ano onde as pessoas começaram possuir dons peculiares e um dos dons que mudou tudo na sociedade. O dom de viajar no tempo. Bridger é um jovem cadete da Academia de viagens chamada DAT onde ele é treinado para aprender a saltar para o passado vivenciando fatos históricos e trazendo conhecimento para seu tempo, mas uma coisa que Brigder e ninguém jamais pode fazer é alterar a linha do tempo independente do que tenha acontecido. E esse é um dos dilemas de Brigder, pois seu querido pai faleceu recentemente e o deixou totalmente perturbado e perdido tentando recuperar o luto.

Mesmo sofrendo, Brigder segue sua vida com sua família e sua namorada Vika e ambos agora partiram para uma missão onde vão presenciar o assassinato de uma presidente importante na história. Mas um erro pode acabar destruindo o futuro de Brigder, quando acidentalmente ele se afasta de seu posto e encontra seu pai que tinha morrido algum tempo atrás e suas únicas palavras para ele são: Salve Alora. Sem saber quem é Alora e porque seu pai apareceu para ele mesmo estando morto, Brigder corre contra o tempo para desvendar esse mistério e para isso ele terá que desistir de tudo que construiu para encontrar um fantasma que nem existe mais.

Alora é uma jovem garota que vive em 2013 e tem um passado completamente desconhecido. Ela sabe que seu pai a deixou com sua tia e desapareceu, mas não sabe mais nada dele ou de sua mãe e muito menos sabe algo sobre seu passado. Confusa e se sentindo deslocada, Alora tenta de tudo se lembrar do que houve antes de vir morar com a tia, mas ela não sabe o que aconteceu que a fez se esquecer de tudo. 
O que ela sabe é que sua tia esconde algo sombrio dela e que ela fará de tudo para encontrar seu passado, mesmo tendo que lidar com alguns apagões repentinos que vem surgindo com mais frequência além dos problemas escolares. Mas quando um assassino surge na cidade, Alora nem imagina o perigo que corre, e muito menos que sua história pode ser muito mais complexa e sombria do que ela imaginava.


Á Beira da Eternidade se mostrou um excelente livro de ficção cientifica, pois ele consegue mesclar muito bem a trama envolvendo mistério, romance, distopia e viagens no tempo de maneira equilibrada, sem que a história fique cansativa ou morna. Pelo contrário até, a trama flui tão bem que você fica tão curioso em desvendar os segredos que mal vê a leitura caminhar e quando eu menos percebi eu já tinha finalizado o livro em poucas horas de leitura.

O desenvolvimento da trama foi o que eu mais gostei, pois a história caminha rapidamente e você se vê envolvido na história e na vida dos personagens que são cativantes. A autora consegue levar você entre as páginas deixando vidrado para querer saber mais, pois ela consegue equilibrar tão bem todos pontos.

Os personagens conseguem ser atrativos, desde os principais até os personagens secundários, pois o mundo que a autora criou nos faz querer conhecer mais e mais a ambientação assim como os personagens da história.
Brigder consegue ser um bom personagem, um garoto determinado, destemido que resolve seguir seu caminho independente do que lhe é dito. E essa determinação de Brigder que me conquistou. Ele não é um personagem parado, mesmo sabendo que está agindo contra tudo e todos, ele segue no que acha certo e consegue leal a si mesmo em vez do mundo regrado que vive.

Alora também é bem interessante. De inicio achei que seria uma personagem meio bobinha principalmente nos pontos voltados para o colegial, mas ela me surpreendeu pelo fato de estar realmente ligada no que estava acontecendo ao seu redor, sabendo lidar com problemas difíceis e revidar aqueles que a ameaçaram. Alora consegue ser decidida e cresce com sua coragem durante a leitura e assim que as coisas caminham vemos um amadurecimento nela.


A ambientação como eu disse ali em cima é bem futurística, e nos prende pelo mundo distópico que a autora insere na trama envolvendo as viagens no tempo e até mesmo criando um paradoxo na história, que foi uma das minhas partes preferidas.
A resolução foi bem feita, conseguindo criar um final meio fechado, mas aberto para uma sequência que promete explorar mais sobre a ambientação e da evolução  desse mundo.

O livro é narrado por ambos personagens assim conseguimos compreender mais facilmente a história, pois Brigder narra o mundo em seu tempo e vemos Alora no nosso tempo atual e sua rotina. O bacana é ver como as coisas evoluíram e quanto Brigder acha muitas coisas bem desatualizadas em nosso tempo que no mundo dele nem existe mais.

A diagramação está ótima, tanto as fontes utilizadas e até mesmo a capa que transmite um pouco da história em si. Não encontrei erros de ortografia durante a leitura.

Para finalizar, Á Beira da Eternidade conseguiu me cativar e se mostrar uma excelente distopia/ficção cientifica no qual eu fiquei vidrada para saber todos os mistérios da trama, (apesar de ter acertado e sido óbvio quem era o assassino(a) no final.) a história consegue te prender pela narração e deixa uma ótimo gancho para uma sequência. Só espero que a editora não demore a publicá-la por aqui.
Recomendo para quem gosta do gênero.


10 comentários:

  1. Faz tempo que não leio, mais me interessei bastante .. me deixou curiosa

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro. Adoro distopias e nunca li uma que misturasse viagem no tempo no enredo. Fiquei bastante curiosa.

    Beijos
    Eliana
    https://construindoestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. gosto bastante de distopias nesse estilo, adorei conhecer o livro e fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, que bom que a história te surpreendeu, se tornando uma leitura que valeu a pena. Amei a capa desse livro!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jéssica! Nossa eu adorei a sua resenha. Parece um livro incrível. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess! Eu amei o livro, estava com saudades de obras do gênero e essa veio em boa hora. A leitura me empolgou demais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess.
    Eu sempre fui uma apaixonada por distopia, mas faz tempo que não encontro uma realmente empolgante. Adorei todos os pontos que levantou, principalmente sobre ambientação e narrativa. Em livros distópicos eu prezo muito por mundos bem construídos nesse termo.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    AMO esse tema, não é a toa que amo Dark hahaha! Com certeza vou gostar do livro e já anotei aqui!
    Beijoss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dark me trouxe até esse livro haha a história dele é bem legal, romance leve, e o final achei surpreendente, amei.

      Excluir
  9. Oi jess, eu fico muito feliz que vc tenha gostado porque é minha próxima leitura e eu estvaa precisando de uma ânimo rsrsrsrs espero realmente curti tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir