quarta-feira, 26 de junho de 2019

Resenha - Good Omens: Belas Maldições


Título: Good Omens: Belas Maldições
Autor: Neil Gaiman e Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Classificação: 
Páginas: 364
Sinopse: O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, para falar a verdade. Pouco antes da hora do jantar. Não há nada que possa ser feito para frustrar o Grande Plano divino. Mas quando uma freira satanista um tanto distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, tem início uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom.
Aziraphale é um anjo que atua na Inglaterra e dono de um sebo nas horas vagas. Crowley é um demônio e ex-serpente responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade, porque os dois, que vivem entre os humanos desde o Princípio, apegaram-se demais ao mundo para desejar a grande batalha entre o Céu e o Inferno.
Em sua jornada para evitar o Armagedom e encontrar o Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa, eles acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo, com caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles terão de ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando...






Good Omens: Belas Maldições é o livro escrito por Neil Gaiman e Terry Pratchett em 1990 e sendo um livro aclamado pelo público conseguiu recentemente uma série baseada na obra pela Amazon Prime Video. Voltando ao sucesso de antes, A editora Record resolveu lançar o livro com uma nova revisão e edição dos próprios autores e é claro com a capa da série.

A história passa com o anjo Aziraphale e o demônio Crowley contando a história desde o inicio dos tempos e ambas jornadas e depois voltando ao mundo atual onde ambos vivem uma vida normal com os mortais.
 Aziraphale é dono de uma livraria de fachada e vive tranquilamente sua vida ajudando sempre que pode as pessoas para se manter um equilibro. Já Crowley possui um carro querido no qual ele viaja por todos lados fazendo coisas não tão boas assim equilibrando o mundo.


Só que Crowley possui uma missão maior do que ficar vagando pelo eternidade, ele agora é responsável por liderar a missão do nascimento do Anticristo e assim que ele completar a idade certa ele trará o Armagedom, assim destruído a terra e todos os seres. Mas uma troca de bebês acaba causando uma confusão e o anticristo vai parar em outra família sem ninguém saber.

Mas quando a data de se aproxima Crowley e Aziraphale resolvem se unir para impedir o apocalipse e tentar salvar a Terra onde eles tanto se apegaram, agora basta eles descobrirem onde está o anticristo e tentar salvar tudo e a todos.
Com ajuda de uma jovem ocultista, dona de um livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo e com a ajuda de também caçadores de bruxas, eles correm contra o tempo para salvar a humanidade, mas não será fácil destruir o anticristo e muito menos os cavaleiros das trevas que vagam pela terra. 

Será que essa batalha terá um final bom ou ruim? Será que um anjo e um demônio por fim poderão ser os salvadores da sociedade?
" (...) O cérebro humano não está equipado para ver Guerra, Fome, Poluição e Morte quando elas não querem ser vistas, e ele ficou tão bom em não ver que muitas vezes consegue não vê-las mesmo quando abundam por toda a parte."
Good Omens: Belas Maldições foi um livro que fiquei bem curiosa em ler, primeiro porque nunca li nada do Neil Gaiman e vejo bastante elogios sobre suas obras e segundo porque o tipo de leitura me faz sair da zona de conforto e de vez em quando é bom mudar o tipo de livro que a gente lê.

A história em si é bem interessante, pura fantasia é claro, mas com um humor ácido muito bem elaborado, deixando as cenas cômicas e divertidas.
O enredo marca, mas apesar de ser bom, confesso que fiquei bem perdida na história até quase metade do livro e tinha capítulos que quase não entendia o contexto geral do que estava se passando. É como você pular dentro de um trem em movimento, você fica perdido, confuso e até achar um equilíbrio demora um pouco e foi assim que me senti com a leitura, demorou bem para eu me acostumar e por fim entender as narrações, quem eram os personagens e seus papeis na trama.

Mas tirando essa confusão, como disse ali em cima, a leitura é divertida, pois os autores inserem um humor cômico entre os personagens e conseguimos dar boas risadas com as cenas apresentadas e é um livro facilmente adaptável para uma série por conta de ar cômico.
Eu ainda não assisti a série para comparar, mas no geral o pessoal tem curtido bastante e sinto que vou gostar assim como gostei da leitura. 

Falando um pouquinho dos personagens Aziraphale e Crowley são bem opostos um outro, claro que o motivo é por um ser anjo e outro demônio, mas os dois conseguem engraçados no mesmo ritmo e apesar de você achar que Crowley é um personagem ruim por ser demônio, é ai que você se engana, assim como a série Lucifer (para quem assistiu (a série é baseada nas histórias do Neil)) você acaba se simpatizando pelo personagem, pois eles trás aquela natureza sombria, mas por dentro você não vê algo mal dentro dele. 

É claro que temos que lembrar que estamos lendo uma ficção então os autores vão falar tanto do céu quanto do inferno, mas trazendo uma história fantasiosa e sem mexer ou criticar nenhuma religião.

Os personagens secundários tem tanta importância quanto os principais e achei isso muito legal durante a leitura, pois você acaba conhecendo e se apegando com vários deles. Desde a Jovem Ocultista/Bruxa Anathema e até mesmo os caçadores de bruxas. As crianças da série também foram inseridas e elaboradas muito bem, como disse, todos os personagens tem muita importância na trama.

Um dos pontos que gostei muito no livro foi os autores explorarem o bem e o mal sem apelarem ou puxar para religiões, nos mostrando que muitas vezes o que faz uma pessoa ser boa ou má é o jeito que ela é criada e o jeito que ela é tratada e transformada de o começo e o passar do tempo.

A diagramação da Bertrand Brasil ficou maravilhosa, gostei muito mais dessa capa da série do que a antiga e não encontrei erros durante a leitura que fiz.
Para concluir, posso dizer que  Good Omens: Belas Maldições é um livro de ficção muito bem elaborado que vai fazer você se divertir e rir com personagens carismáticos e cômicos e também ficar ansioso(a) para descobrir se o fim do mundo realmente está tão perto assim.




15 comentários:

  1. Oi, Jess!

    Adorei a sua resenha! Acabei de ler outra desse livro que comentou também sobre o livro ser um pouco confuso e difícil de acompanhar, mas pelo visto melhoraram isso na série, de forma que ela é bem divertida e mais compreensível. Também já ouvi falar muito desse autor, acho que primeiro vou me arriscar na série, e se gostar vou conferir o livro também

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nice article my friend..
    please visit my blog too

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess,
    Eu ainda não li nada do autor, mas desejo muito.
    Esse, parece ser do tipo que eu super curtiria, mas vou ficar com a série primeiro.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. ja tinha bastante curiosidade com o livro e com certeza fiquei MUITO curiosa pra ver a serie

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica.
    Eu não tive essa dificuldade no começo do livro porque já tinha assistido o primeiro episódio da série quando estava respondendo uma pesquisa. E como é tudo muito parecido foi fácil a leitura engrenar. Eu amei a história, sou evangélica e gostei bastante da forma como os autores não criticaram nenhuma religião, mesmo o assunto sendo abordado praticamente o livro todo. E os dois são demais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess, eu gosto do Gaiman! E o enredo desse livro me parece muito doido! Quero ler e ver a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess! Eu achei a obra muito sagaz e a dupla de anjos roubou a cena. Ainda não conferi a série, mas quero ver para ver se adaptou bem a obra. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oiii Jess

    Eu estou com esse livro na estante, e também não li nada do Gaiman ainda, será minha estréia com ele e igual vc fico curiosa por conta das mil resenhas positivas que ja li sobre os livros dele. O que mais gostei é esse ar cômico inserido na trama, imagino que isso dá uma leveza maior à história, mas confesso que tenho receio de ficar muito confusa no inicio e acabar desistindo, vou tentar ler com calma pra entender melhor o inicio da história.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jeh!
    Não sabia que era um relançamento, e nunca li nada do Neil Gaiman!
    Achei a premissa da história divertida. É bom msm sair da zona de conforto de vez em qnd!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog -> Tá rolando SORTEIO DE LIVROS com 5 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Neil Gaiman! Vou querer ler, com certeza! <3

    Paraíso Feminino

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,

    Essa é a segunda resenha que eu leio desse livro, estou curioso e já coloquei na minha lista....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess,
    Eu fico mais animada a ver a série do que ler o livro, PORÉM, como eu não li nada do Gaiman ainda, preciso me arriscar em algo.
    Estou entre esse e Deuses Americanos para dar o ponta pé inicial, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Vou querer ler com certeza. Essa resenha me deixou muito curiosa para ler.

    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  14. Resenha muito legal! Me deixou bem curiosa.
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Assisti recentemente a série depois que vi o trailer passando na televisão! E, MEU DEUS, eu amei e maratonei ela direto para chegar ao final! Tive um apego aos personagens principais e a história de certa forma, tiveram pontos positivos e negativos! E agora quero ler o livro não só pelo autor que em si já uma referencia e tanto, mas pela história que me encantou e depois da sua resenha fiquei ainda mais interessada!
    Pretendo fazer uma analise da série no meu blog também e quem sabe do livro se eu conseguir ler KKK
    Sucesso!
    https://sonhoemnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir