sábado, 9 de outubro de 2021

Resenha - Arqui-Inimigos


Título: Arqui-Inimigos

Autor:   Marissa Meyer

Editora: Rocco

Classificação: 

Páginas: 432

Sinopse: E um amor proibido O tempo está se esgotando. Juntos, eles podem salvar o mundo. Mas são o pior pesadelo um do outro. A vida dupla de Nova está prestes a se tornar ainda mais complicada: Como Insônia, ela é um membro estabelecido dos Renegados, um sindicato de heróis poderosos e adorados. Ela trabalha com a unidade de patrulha de Adrian para proteger os mais vulneráveis e manter a ordem na cidade de Gatlon. Como Pesadelo, ela é uma Anarquista – um grupo de vilões determinado a destruir os Renegados. Nova quer vingança contra os supostos heróis, que falharam quando ela mais precisou. Mas como Nova, seus sentimentos por Adrian estão cada vez mais profundos, apesar de ele ser filho de seus inimigos declarados.

Ao mesmo tempo, Adrian também tem seus próprios segredos e precisa esconder sua verdadeira identidade. No segundo volume da trilogia Renegados, Nova, Adrian e o resto de seu grupo – Ruby, Oscar e Danna – se deparam com a criminalidade crescente na cidade de Gatlon enquanto armas secretas e missões conflituosas fazem Nova e Adrian questionarem não só sua crença na justiça, mas também o que sentem um pelo outro. A linha entre bem e mal está cada vez mais borrada, mas o que está claro para eles é que o excesso de poder pode significar o fim da cidade – e do mundo – como eles conhecem.



Arqui-inimigos é o segundo volume da trilogia Renegados da autora Marissa Meyer. Com uma história cheia de mistérios, muita ação, heróis e vilões vamos ficando cada vez mais intrigados com os destinos de Nova e Adrian nessa jornada.


Para quem não se lembra, no primeiro livro conhecemos Nova Artino que é uma jovem que teve um passado muito triste e cruel, desde pequena nova tem o dom de fazer as pessoas dormirem, assim como outras pessoas de variados dons nesse mundo. Mas o que Nova não entendia na época é que o mundo estava um caos. Havia gangues e guerras entre as pessoas e seus pais faziam de tudo para proteger ela e sua irmã.


Mas um assassino destruiu todos os seus sonhos e a vida de seus pais e da sua irmã e Nova só conseguiu escapar por pouco por causa de seu dom. Mas isso não chega perto da raiva e ódio que ela nutre pelo Renegados ( que são os super heróis que combatem o crime) que não apareceram quando ela mais precisou.


Agora Nova resolveu se infiltrar na sede dos Renegados como Insônia, e lá que ela está tentando arrumar um plano para resgatar o elmo do seu tio Ace Anarquia que é um dos maiores vilões já conhecidos para que ele possa voltar a comandar o anarquistas e que eles possam ter igualdade diante dos renegados na sociedade.


Enquanto de dia ela é Insônia e ajuda os vulneráveis e a manter a ordem na cidade de Gatlon.
De noite ela é Pesadelo, Anarquista – o grupo de vilões determinado a destruir os Renegados. Nova quer vingança contra os supostos heróis, que falharam quando ela mais precisava, mas também se sente dividida entre o dever de ajudar as pessoas.
Com seus sentimentos por Adrian estão cada vez mais profundos e complicados, logo Nova terá que tomar uma decisão, pois ela sabe que a farsa de ser uma renegada não vai durar muito tempo.


Ao mesmo tempo, Adrian também tem seus próprios segredos e precisa esconder sua verdadeira identidade de toda a sociedade. Eles se amam como Nova e Adrian, mas se odeiam como Pesadelo e Sentinela, agora cabe a ambos decidir qual caminho seguir e saber que lado realmente estão.


"Eles estavam tão focados em seu código que não conseguiam apreciar o bem que podia ser realizado quando alguém fugia das regras."



"E quando tivermos poder total, o que nos impede de nos tornarmos vilões?"




Arqui-Inimigos continua totalmente cativante pelo fato de termos uma fantasia voltada para jovens heróis e vilões. A autora conseguiu explorar muito bem os diversos poderes, criar uma revolução e até mesmo um mundo totalmente diferente, mas ao mesmo tempo tão parecido com o nosso. A trama te prende do começo ao fim devido aos mistérios, as cenas de ação entre os personagens e essa linha tênue de quem é o vilão e quem é o herói nessa história?


Nova está em uma situação mais complicada nesse livro com segredos que podem ser descobertos a qualquer momento. É uma personagem interessante desde o primeiro livro pois ela fica dividida diversas vezes entre ser uma vilã ou uma heroína, ser uma renegada ou uma anarquista e tentar entender se existe um lado correto. E se realmente existe heróis e vilões e se eles podem ser separados por lados opostos. Mas eu senti falta da personagem se posicionar mais nesse livro, esperava que Nova fosse tomar mais decisões ao longo dessa sequência,  o que no fim não aconteceu tanto.


Adrian também tem seus segredos, e apesar de ser um renegado, ele tem opiniões diferentes das regras a serem seguidas, temos um ponto de vista maior do lado dele, conseguimos entender suas inseguranças, seus medos e também sua vontade de fazer justiça devido fatos do seu passado. Achei que ele evoluiu melhor do que a Nova nesse livro e pude ver um crescimento melhor do personagem.


Outro ponto legal dessa trilogia é que a todo momento a autora deixa em ''entre linhas'' um questionamento para o leitor. Nova está cega de vingança pelo que lhe aconteceu, quanto Adrian quer justiça pelo que houve. Mas qual é a linha entre Justiça e Vingança? Será que ambos não precisam das duas coisas para dar um ponto final no passado?


A cidade e os personagens secundários não foram tão explorados nesse livro, o foco fica em Nova, Adrian e seus segredos junto com o mistério de Ace e a vingança dos anarquistas contra os renegados, no qual eu acredito que o próximo livro vai ser o embate entre eles.


Minha única ressalva do livro e foi por isso que não dei nota máxima é que chegou um ponto na história que estava muito óbvio que Nova era a Pesadelo e ninguém, muito menos o Adrian enxergava o que estava na cara dele, e até mesmo com as pistas dadas no livro dava para ter sacado tudo mesmo que nós leitores não soubéssemos desde o começo.  A história acabou ficando mais cansativa, pois o enrolar entre revelar isso já passou do ponto.


A diagramação da editora está muito bem feita. Achei o trabalho de capa, as folhas e o material de boa qualidade em comparação a outras obras da Rocco. Não encontrei erros durante a leitura.



Para concluir, Arqui-Inimigos se mostrou uma boa sequência apesar de alguns pontos que poderiam ter sido melhores e poderia ter mais cenas de ação. A história continua interessante e eu estou bastante curiosa para o próximo livro no qual será o embate final.


  • Personagens interessantes;
  • Ambientação muito bem trabalhada;
  • Gosto muito do trabalho dos poderes entre os heróis e como é explorado;
  • O livro tem pontos bem elaborados;


  • A história foi um pouco parada e enrolada;
  • Faltou mais cenas de ação.

8 comentários:

  1. Oi, Jessica. Tudo bem? Parece um livro envolvente, não é mesmo? Que bok que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Jess! Vou ler os dois primeiros volumes em breve e espero gostar tanto quanto gostei da outra série da autora. Estou ansiosa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu adoro a escrita da Marissa Meyer, mas quando peguei para ler Renegados ele não funcionou muito para mim de cara, e deixei de lado por um tempo para dar outra oportunidade. É uma pena que o livro foi meio enrolado, é chato quando o segundo da trilogia é assim né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fiquei curiosa com essa trilogia porque esse dom da menina, acho que também tenho haha
    Acho chato quando a gente já descobre as coisas durante a leitura e percebe que o autor tá enchendo linguiça né. Mas quero conhecer a escrita da autora, sempre leio elogios.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica.
    Eu gostei muito da outra série da autora e estou curiosa com essa por causa disso dos heróis e vilões. É uma pena que o segundo livro teve alguns pontos negativos, espero que o próximo conserte isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi
    leio poucos comentários desses livros, mas o enredo chama bastante atenção, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie, acabei de receber esse exemplar e já quero passar ele na frente de outros livros hahaha. Adorei o primeiro volume e espero gostar desse.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Amei a sua resenha e cada vez fico com mais vontade de ler essa trilogia! Se o livro tem personagens interessantes e ambientação bem trabalhada, então, não tem erro, né? Amo quando esses dois elementos andam juntos.
    Beijo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir