quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Resenha - A Criança do Fogo

 


Título: A Criança do Fogo
Autor: S. K. Tremayne
Editora: Bertrand Brasil
Classificação: 
Páginas: 368
Sinopse: O marido perfeito. O enteado perfeito. A mentira perfeita?
Quando Rachel se casa com o maravilhoso David Kerthen e se muda para Carnhallow, sua vida é tomada por luxos, romance e um carinhoso enteado, Jamie. Porém, sua nova casa e sua nova família estão cercadas de segredos e mistérios que ela nem sequer consegue imaginar.
O comportamento de Jamie começa a mudar, e suas perturbadoras profecias ameaçam abalar a sanidade de Rachel. À medida que o passado da família vem à tona, ela passa a questionar a verdade por trás da trágica morte da primeira esposa de David, temendo que a predição feita por seu enteado, de que ela irá morrer no dia de natal, se torne realidade. Fantasmas habitam os corredores de Carnhallow, mil anos de história ecoam nos frios túneis, antes ricas minas de estanho e cobre, que se expandem sob a propriedade, e a vida que Rachel acreditava ser perfeita de repente se torna um terrível pesadelo.


A Criança do Fogo é o meu primeiro contato com o autor S. K. Tremayne, que já tinha um livro lançado por aqui(As Gêmeas do Gelo) 
Minha expectativa estava bem alta com essa leitura, já que pela sinopse a história tem um bom enredo de suspense e mistério e confesso que em partes a história me surpreendeu, mas em outras ela deixou a desejar.

Rachel é uma jovem mulher que se apaixonou por David Kerthen, um grande empresário que possui muito dinheiro e uma história de família junto com uma grande mansão na Inglaterra em Carnhallow e assim que Rachel conheceu David e seu filho Jamie ela se apaixonou por ambos e esse amor foi reciproco por David também, e com isso meses depois ambos estavam casados e Rachel acabou abandonando sua vida sofrida em Londres e foi morar com ele em Carnhallow.
" Sentada ali, preciso forçar as palavras a saírem, porque a verdade é bem mais difícil do que as mentiras."
Com um casamento perfeito, um marido amoroso e carinhoso e um enteado querido, Rachel se vê em um conto de fadas literalmente e está feliz em morar na mansão com uma linda vista para o oceano.  Carnhallow é um lugar que possui diversas histórias dos antepassados de David onde a família ficou rica com extração de minérios dentro das minas e de tuneis que existem abaixo do mar, onde os trabalhadores trabalhavam para os Kerthen e apesar da história ser marcante e até mesmo sofrida, o pior de tudo é o trágico acidente que houve recentemente nas minas onde acabou matando Nina a primeira esposa de David.

Rachel sabe da história da falecida esposa de David, mas quando seu enteado Jamie começa a dizer coisas estranhas para ela e essas previsões acabam se concretizando Rachel começa a desconfiar que existe algo sombrio em Carnhallow e que a morte acidental de Nina pode não ter sido tão acidental assim, ainda mais quando seu enteado diz que ela morrerá no dia do Natal.
Cabe agora Rachel descobrir tudo e se as histórias contadas são realmente a verdade por trás de tanto mistério.
" As estrelas cintilam. A noite está morrendo. A manhã de natal chegou."



A Criança do Fogo é um suspense interessante do inicio ao fim, e apesar do autor focar em muitos detalhes das histórias do passado, sobre as minas, a ambientação e os trabalhadores que sofriam e tudo mais, o livro consegue te prender o inicio ao fim.

O enredo é marcante, nos trás um mistério e vários personagens que não nos mostram quem realmente são, se estão sendo verdadeiros ou fingem ser outra pessoa, e isso faz com que o livro fique energizante nos mantendo de olho e nos fazendo criar teorias e desconfiar de tudo e de todos.

Falando dos personagens, Rachel foi uma personagem que de inicio achei bem comum, simpática, e adorável, mas que aos poucos foi mudando e que logo a gente fica com um pé atrás com ela. Sua personalidade é complicada, pois as vezes ela é passiva demais e em outas se mostra a frente de tudo, e mesmo tendo gostado dela e alguns pontos, em outros confesso que não gostei tanto, mas mesmo assim, se tem uma palavra para descrever a personagem é que ela é batalhadora.

David é um personagem meio misterioso desde o começo e ficamos com um pé atrás com ele também. Será que ele diz a verdade? Ou será que é tudo mentira? Mas aos poucos vamos entendendo como ele é, como foi seu passado e o que afetou no presente. Principalmente depois que seu ponto de vista aparece no livro, assim fica mais fácil conhecê-lo.

Já Jamie é um garoto complicado. Confesso que de inicio não senti tanta simpatia por ele, pois apesar de todo o sofrimento que passou, fica difícil entender suas intenções e diversas vezes você se questiona se ele é um garoto perdido, se é uma pessoa manipuladora ou se tudo aquilo é apenas dor e sofrimento dentro dele.

O autor insere esse elementos dos antepassados de uma época sofrida. Ele explica como era sofrido para as pessoas que trabalhavam quase como escravos dentro de minas debaixo da terra onde muitos iam e nem voltavam devido a desmoronamentos ou até morrendo por doenças do trabalho.

Como eu comentei ali em cima, a trama do livro é realmente interessante e você fica vidrado na história, mas infelizmente o que estava maravilhoso acabou se perdendo no final e confesso que eu esperava uma resolução muito melhor do que o autor proporcionou. Teve uma reviravolta que você nem imagina? Teve, mas para mim o autor pecou demais nela e tudo que eu esperava e minhas expectativas foram por água abaixo quando tudo se revelou. 

Confesso que não esperava um final como aquele, e até certos pontos eu achei mal resolvido depois que terminou o livro, não dando tanto sentido ao que se tinha no inicio do livro. Mas apesar de tudo isso avaliando a história no geral até que foi bacana a proposta do autor.
A diagramação da editora está perfeita, a capa está bonita e condiz com a história. Não reparei tanto, mas não encontrei erros de leitura.



Para finalizar, posso dizer que A Criança do Fogo é um bom suspense, que consegue te prender, te cativar durante a leitura, mas que o final acabou não funcionando tanto comigo. Mas mesmo assim indico a leitura, pois tenho certeza que você ficará vidrado e vai querer saber todos os mistérios que o autor insere nessa trama.

  • A história tem um enredo legal;
  • Consegue prender o leitor pelo mistério;
  • O livro flui bem.
  • O final não funcionou comigo, achei muito raso;
  • Todo o plot não me convenceu;
  • Esperava algo mais surpreendente.


10 comentários:

  1. Oi, Jessica. Tudo bem? Que bom que a obra tenha lhe agradado, apesar dos poréns. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É uma pena quando criamos um monte de expectativas sobre um livro, ele vem muito bem... mas no final recebemos um balde de água fria, com um final nada convincente. Apesar disso, eu acho que leria esse livro, só pelo mistério, mas já vou sem muitas expectativas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica,
    Acho que o desenvolvimento do livro foi tão bom, que a sua grande expectativa moldada por isso acabou não sendo suprida com o final. Uma pena né? Mas, apesar das suas ressalvas, coloquei o livro na minha lista de futuras leituras, pois sou fã do gênero e sua resenha me deixou bastante curiosa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica, tudo bem?
    Uma pena o final não ter sido totalmente satisfatório, mas ainda assim você parece ter feito uma boa leitura. Fiquei curiosa pelo mistério.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess,
    Quando eu vi o lançamento de As Gemeas do Gelo fiquei com vontade de ler, mas ai eu vi muitas críticas e desanimei. Então, quando esse lançamento veio, eu nem li sinopse. Eu adoro as capas, mas acho que o final raso é o que mais estraga tudo, porque se ainda tivesse impacto, eu dava uma chance!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Eu li esse livro em dois dias porque realmente prende a gente. Mas achei que faltou uma melhor explicação das coisas no final. Sem falar que achei o excesso das descrições do ambiente muito chatas. Mas o outro livro das gêmeas eu amei hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oie Jess!
    Pena que o plot final principalmente não teve um bom desenvolvimento, NO ENTANTO, se prendeu durante o enredo a gente se sente fisgada, né?
    Ainda preciso me aventurar mais nos suspenses!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu achei essa uma leitura bem rápida. Mas apesar disso não consegui me conectar bem com a história e alguns trechos foram bem dolorosos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Sou bem por fora de suspenses e não conhecia o trabalho do autor, que pena que em meio a uma proposta interessante o livro não funcionou tão bem para você, em especial o final, que em suspenses tem que entregar tudo né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir