segunda-feira, 5 de julho de 2021

Resenha - Uma Proposta Irrecusável

 


Título:  Uma Proposta Irrecusável
Autor:   Katie Fforde
Editora:  Record
Classificação: 
Páginas: 406
Sinopse: A jovem Sophie está sempre tentando agradar as pessoas e ajudar todo mundo, mas, quando se dá conta de que sua família nunca a levou a sério e que vive tirando vantagem dela, resolve dar um basta. Então não pensa duas vezes antes de aceitar o convite de uma amiga para trocar a vida no interior da Inglaterra por Nova York durante um tempo, principalmente depois de receber uma inusitada missão de um tio distante.
No momento em que põe os pés em Manhattan, ela está decidida a aproveitar cada minuto de sua aventura. E é lá que conhece Matilda, uma grande dama da sociedade nova-iorquina. A conexão entre as duas é imediata, e a simpática senhora convida Sophie para passar o Dia de Ação de Graças em sua casa em Connecticut. Quem não parece muito feliz com essa repentina amizade é o neto de Matilda, Luke, um cara inegavelmente atraente, mas um poço de arrogância.
E é por isso que Sophie fica tão surpresa quando, algumas semanas depois, o rapaz a procura na Inglaterra com uma proposta difícil de recusar...



Uma Proposta Irrecusável é aquele romance clichê para se ler em uma tarde qualquer ou tirar a ressaca de um livro mais pesado. Esse é o meu primeiro contato com a autora e achei a história bem gostosinha, apesar de ter alguns pontos que me incomodaram.

Sophie é uma jovem inglesa com uma família para lá de complicada. Com um coração bom e sempre pensando nos outros, Sophie  vive mais a mercê de sua família do que ela mesma, tendo 22 anos e ainda não tendo uma formação, Sophie é considerada a "idiota'' da família. Todos sempre a diminuem e jogam em suas costas diversas tarefas por ela ''não ter nada para fazer'' já que seus irmãos tem uma carreira.

Conformada com sua família, Sophie sonha em se tornar uma estilista de roupas, mesmo todos achando que é perca de tempo ela economiza cada centavo para fazer seu curso.  Então quando sua amiga consegue um emprego temporário ela não pensa duas vezes antes de aceitar o convite e sair do interior da Inglaterra para Nova York durante um tempo, principalmente depois de receber uma inusitada missão de um tio distante que ela visitou.

Só que ela jamais imaginou que quando chegasse em Nova York iria conhecer Matilda, uma senhorinha agradável e grande dama da sociedade nova-iorquina. A conexão entre as duas logo é imediata, logo Sophie é convidada para passar o Dia de Ação de Graças em sua casa em Connecticut. Só que quem não parece muito feliz com essa repentina amizade é o neto de Matilda, Luke, que pensa que Sophie está totalmente interessada no dinheiro da tia.

Agora Sophie precisa mostrar para Luke que só quer a amizade de sua avó e enquanto isso ambos acabam se juntando para resolver um mistério para Matilda e Sophie que precisa encontrar alguns parentes distantes. Ambos então partem em uma viagem cheia de aventura, descobertas e muito romance, e aos poucos ambos vão perceber que podem ser bem diferentes do que imaginavam.




Uma Proposta Irrecusável tem todos aqueles elementos para ser tornar uma história gostosinha de ler apesar do clichê bem batido e a autora realmente conseguiu criar uma história bem legal, alguns personagens são bem interessantes, mas senti que ela focou tanto nos personagens secundários que ela esqueceu de aprofundar os protagonistas.

Sophie é uma personagem boazinha demais, bobinha demais, ela não tem voz quando se trata de sua família, e eles acabam abusando e fazendo ela de gato e sapato o livro inteiro e não tem uma cena digna que ela mostre garras e corte aqueles laços abusivos da família dela. Não temos um trabalho muito aprofundado na família e o porque deles serem tão mesquinhos, isso também atrapalha um pouco na visão geral da história. 
Sophie é doce, sonhadora e só. Ela apesar de ser bem batalhadora, e não se importar com as coisas simples da vida, não é uma personagem marcante e quando se trata de romance e relacionamento ela é totalmente boba, nem parece uma adulta de 22 anos e sim um adolescente de 16 conhecendo o primeiro amor.

Luke é outro personagem mal aproveitado na história, não temos um passado, não temos um aprofundamento do personagem e por isso acabei não me sentindo conectada a ele. Apesar dele ter mais de 30 anos, achei ele bem mesquinho e típico boy lixo em diversos momentos com Sophie, mesmo a autora mostrando que ele estava sendo ''manipulado'' um cara de mais de 30 anos, bem sucedido e com uma carreira brilhante não é tão tonto como ele foi. 

A química do casal também não me convenceu por completo, talvez o fato que não me sentir tão conectada com o Luke e algumas atitudes dele serem bem sem noção e a autora não explorar mais dele, não me fez torcer pelo romance da história.

Outro ponto que me incomodou foi a autora inserir alguns personagens, alguns elementos e não aprofundar ou finalizá-los na história, eu fiquei com a sensação que ela criou algo, se esqueceu daquilo ou se perdeu e seguiu em frente sem uma explicação.

Agora falando dos pontos positivos a autora explora bem no quesito ambientação, conhecemos o interior da Inglaterra, Nova York com bastante maestria, ela consegue focar bem nos pontos importantes e nos sentimos viajando junto a com personagem para aqueles lugares.

O enredo apesar de pecar é bem legal, alguns personagens como a Sra. Matilda o tio Eric são personagens marcantes e queria muito que eles tivessem se conhecido, pois eles com certeza se destacaram no livro.

A diagramação da editora está bem feita, li o livro em e-book e não encontrei erros durante a leitura.



Se você está procurando um livro para se distrair e não espera nada inovador ou muito elaborado, Uma Proposta Irrecusável é uma boa pedida. É romance bem clichê que apesar de algumas ressalvas entrega algo legal. É uma história mediana, mas que vale a pena para se distrair ou sair de uma ressaca literária.




  • História leve;
  • Ambientação bem explorada;
  • Personagens secundários interessantes;
  • O enredo é legal.

  • Não me conectei com o personagem masculino;
  • O romance não me convenceu por completo;
  • A protagonista é meio bobinha;
  • A autora não explora alguns pontos que são importantes na história;
  • Não temos aprofundamento no passado dos personagens.


8 comentários:

  1. Amei sua resenha, sem dúvida, se eu lesse esse livro também esperaria que a autora fosse aprofundar mais nos personagens principais. Normalmente, histórias que tem bastante personagens se perde um pouco, porque é difícil contar a fundo a história de todos, né? Mas.. é o que esperamos, rs. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A editora divulgou bem pouco esse livro né? Só soube pq vi o e-book ~do nada~ na loja do Google. haha
    Fiquei interessada pq adoro romances londrinos. Uma pena as ressalvas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha. Estava com bastante expectativa com esse livro, mas vou baixando até ler. A capa ficou tão fofinha
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica. Tudo bem? Parece interessante. Que pena que não foi o que esperava. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gosto desse tipo de história que a gente consegue viajar pelas cidades apenas lendo o livro. Mesmo sendo um clichê, parece ser uma história bem gostosinha :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii, adoro ler um clichê. Que pena que autora não se profundou mais luke por causa disso passo longe desse livro.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jess! Tudo bom?
    Eu tô cada vez mais menos interessada em ler romances contemporâneos, especialmente se não for YA UHSAUHSAHUSAHUSA então acabei não me interessando por esse. Ainda mais com os pontos que você comentou; quando falta aprofundamento em personagem eu fico nhé...

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Achei interessante a proposta do livro, mas eu não ia ter muita paciência com uma protagonista muito bobinha, e fora que pelo visto não foi só ela né? Esse tal Luke também não faz muito sentido.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir