quarta-feira, 21 de julho de 2021

Resenha - Corte de Chamas Prateadas

 


Título:  Corte de Chamas Prateadas 
Autor:   Sarah J. Maas
Editora:  Galera Record
Classificação: 
Páginas: 750
Sinopse: Nestha Archeron sempre foi orgulhosa, irritável e lenta em perdoar. Ter sido Feita pelo Caldeirão não tornou sua personalidade mais doce. Mas o que poucos sabem é que, por trás da fachada de força, Nestha carrega uma dor que a está corroendo: o arrependimento por não ter feito nada para ajudar a família quando caíram na pobreza e por não ter sido capaz de salvar o pai...
Desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do mundo estranho e mortal que habita. No entanto, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que perdeu nela.
A única pessoa que a incendeia, mais do que qualquer outra, é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição na Corte Noturna de Rhysand e Feyre o mantém constantemente na órbita de Nestha. Mas seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável, e fica ainda mais quente quando são forçados a ficarem próximos um do outro.
Como se não bastasse, a possibilidade de uma nova guerra desponta no horizonte e, enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos... E a chave para detê-los pode depender de Cassian e Nestha enfrentarem seu passado assustador.
Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nestha e Cassian percebem que apenas juntos podem triunfar, e lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação – e cura – nos braços um do outro.

Nestha Archeron sempre foi a irmã mais orgulhosa, teimosa e temperamento difícil da família Archeron, mas depois de ter sido Feita pelo Caldeirão, aquilo  tornou sua personalidade muito pior. Mas o que poucos sabem na verdade é que no fundo da fachada de fria e cruel,   Nestha carrega uma dor insuportável que a cada dia está a corroendo de dentro para fora e todo o arrependimento por não ter feito nada para ajudar a família quando caíram na pobreza e por não ter sido capaz de salvar o pai está a deixando em frangalhos.

Mesmo no começo tentando se habituar e viver no mundo feérico ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que perdeu nela. Nestha é somente uma casca vazia, mas com um fogo preso dentro dela que nem mesmo ela o deixa sair e uma das poucas pessoas que ainda conseguem com ela é Cassian, o general guerreiro da corte noturna.

Cansados de verem Nestha se destruir dia após dia, Feyre e seus amigos decidem que Nestha precisa de novos objetivos e com isso a levam para treinar com Cassian até que ela se encontre novamente dentro de si, irritada e arredia, Nestha parte com a Cassian para treinar nas montanhas, e é no meio desses conflitos que tudo que ela conquistou vai se por a prova. E como se esse fosse o único problema, surge uma nova possibilidade de guerra, pois as  rainhas humanas forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos... E a chave para detê-los pode depender de Cassian e Nestha  encontrarem artefatos que sumiram há milênios e acima de tudo enfrentarem seus passados.

  ''Ela não voltaria a ser dominada por nada. Ela era mestre de si mesma.''





Enfim consegui ler Corte de Chamas Prateadas ou mais conhecido como ACOSF. Depois de desviar, fugir e me esconder completamente dos spoilers durante meses desse livro, consegui finalizar a leitura e aproveitá-la ao máximo como esperado.

Sarah conseguiu levar a história em um ritmo interessante, trazer de volta nossos personagens queridos com novos conflitos e problemas e ainda sim focar e melhorar a construção da nossa protagonista Nestha, que vamos ser sinceros desde o começo da série não é uma personagem fácil ou amigável.

É bacana conhecer Nestha nesse livro, ver seus medos, seus terrores e tudo que fez ela se tornar uma pessoa fria, indiferente, ou melhor, uma pessoa com uma depressão profunda que não conseguia se encontrar mais.
Nestha não é uma personagem que demonstra seus sentimentos desde o começo e nesse livro menos ainda, pois podemos entender de onde surgiu toda sua indiferença por ''fora'' já que Nestha sente ''muito'' por dentro.

Achei bacana como a Sarah tratou a depressão nesse livro, como ela conseguiu fazer uma personagem que estava lá no fundo do poço se reencontrar novamente e voltar a superfície, de fazer a gente compreender mais e julgar menos as pessoas que passam por isso.  Fiquei bem feliz em conseguir entender a Nestha e seus conflitos e poder gostar um pouco mais dela na história.

Cassian continua sendo maravilhoso e um personagem incrível, é impossível você não gostar dele e não se apaixonar por todo o seu jeito. A história do guerreiro é bem contada, podemos entender ele melhor e também ver seu ponto de vista em diversos aspectos da história. 

Sarah também joga o lado da amizade na trama e gente... é o tempero que faz o livro ser apaixonante. Nestha, Gwyn e Emerie são maravilhosas! A amizade delas cresce na trama de uma forma incrível e é impossível não torcer para essas mulheres com um passado sombrio e sofrido. 

Azriel também aparece mais na trama, e depois do capitulo extra dele estou bem ansiosa para ler seu livro, mais ansiosa do que estava com esse da Nestha e do Cassian. Ainda mais por não sabermos quais caminhos vai seguir Az, Elain, Gwyn e Lucien, sinto que Sarah está nos enganando e tem muito por trás do que ela mostrou.

Minha única ressalva é que senti que a Sarah deixou alguns pontos sem um aprofundamento e finalizou eles rapidamente sem aquele ''trabalho'' que ela tanto faz nos livros. Por exemplo o dom de Nestha que no começo é bem descrito e sabemos que ela tem um poder muito poderoso que até mesmo Rhys fica cauteloso com ela. Mas, esse poder, essa fúria que ficou contida dentro dela não se rebela tanto quanto imaginava do lado de fora, a exploração do poder da Nestha é fraco, não tão desenvolvido e a finalização deixa um pouco a desejar.  Esperava bem mais protagonismo nesse quesito, e acabou sendo abafado por outros conflitos da personagem. 

"Eu sou a rocha contra a qual as ondas quebram."



Corte de Chamas Prateadas apesar de ter alguns pontos falhos, conseguiu me remeter aquela mesma sensação de quando li os outros livros anteriores. Sarah consegue prender a gente na trama e nos deixa ávidos por mais mesmo que o livro seja grande, coisa que nem percebemos a leitura passar. Eu gostei de conhecer a história da Nestha, e estou curiosa para conhecer também a história da Elain, pois eu acho que ela vai enganar muita gente e vai surpreender aqueles que acham ela tão sem graça e sem sal.


  • Boa elaboração dos personagens;
  • A história flui muito bem;
  • Personagens secundários trazem mais veracidade para a trama;
  • Livro consegue abordar temas como depressão, abuso e luto;
  • Livro traz o verdadeiro poder do amor e da amizade;
  • Plots bem interessantes;
  • Deixa um gancho legal para uma continuação.

  • Esperava um aprofundamento melhor nos poderes da Nestha;
  • O romance hot é legal, mas se torna cansativo em algumas partes.


6 comentários:

  1. Olá...
    Preciso criar vergonha nessa minha cara e ler algo da Sarah J Maas! Essa série está na minha listinha de desejados e espero poder ler em breve.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    ainda não li nada da autora, mas já tenho 3 livros de outra série aqui para ler, tenho vontade de ler essa também.
    que bom que gostou e que teve mais pontos positivos do que negativo, a escrita da autora parece ser bem envolvente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Estou tão animada para ler esse que minha curiosidade venceu e acabei pegando vários spoilers hahahaha. Ainda não consegui ler, mas estou aguardando um tempinho para me dedicar a essa leitura.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica. Tudo bem? Parece uma obra de excelência, não é mesmo? Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que essa série me cativou pelo primeiro livro, mas o segundo já não conseguiu me prender tanto. Acredito que se tornou muito "complexo" para meu estilo de leitura e não consegui mais me prender. Mas amo o pessoal falando da história, pois muita gente adora. Que bom que você gostou dessa continuação :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Eu vim ler sua resenha porque nossa opinião sobre a série é bem parecida. Eu não estou muito ansiosa pela leitura porque não gosto da Nestha, mas espero mudar minha opinião nesse hehe. Já a Elain eu não desgosto, gosto até mais dela do que da Nestha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir