Duração dos Episódios: 45 minutos (aproximadamente)
Temporadas:1
Sinopse: Em um mundo destruído pela guerra, a órfã Alina Starkov descobre que tem poderes extraordinários e vira alvo de forças sombrias.
Nota:
Sombra e Ossos é a nova série do momento da Netflix.
Adaptado dos livros Sombra e Ossos e Six of
Crows da autora Leigh Bardugo, vamos conhecer o universo
Grisha, pessoas com poderes se preparando para lutar em uma futura guerra entre
países além de todos os conflitos que surgem pela aparição de uma
grisha conjuradora do sol e as tramas entre ladrões tentando roubá-la
para ganhar muito dinheiro e se darem bem.
Alina Starkov é uma jovem simples que
nunca esperou ser rica ou poderosa. Órfã de guerra desde pequena, ela só
tem uma pessoa que sempre esteve ao seu lado e que confia cegamente que é seu
melhor amigo Maly. Criado juntos desde pequenos, Alina acabou criando uma
secreta paixão pelo melhor amigo, mesmo nunca tendo falado de seus sentimentos
para ele.
Agora que cresceu Alina trabalha como
assistente de Cartógrafa em um regimento militar.E a história se
inicia quando Alina parte em uma expedição junto com soldados e seu amigo
Maly para a famosa Dobra das Sombras que é uma faixa sobrenatural de
escuridão repleta de temíveis predadores chamados volcras no qual eles precisam
passar de barco/Esquife para o outro lado do reino.
Mas as coisas não poderiam ser piores
quando centenas de Volcras cercam seu barco e acabam matando vários. Quando ela
vê seu melhor amigo ferido, o instinto chama algo e uma luz cegante faz
com todos os monstros sejam destruídos e Alina fica sem entender o que está
acontecendo.
Já do outro lado da Ravka,
temos Ketterdam um lugar totalmente agitado, principalmente nas ruas
e nos becos onde você pode encontrar tudo pelo preço certo. Mercadorias
ilegais, serviços ilícitos, entre outros. E não há ninguém melhor nas ruas de
Ketterdam do que o famoso negociador Kaz Brekker, dono do Clube do Corvo e o
melhor ladrão e trapaceador de todos os tempos.
Quando Kaz descobre um serviço que vale
um milhão de Kruges, ele não pensa duas vezes em aceitá-lo, mesmo sabendo que a
missão é praticamente impossível. Pois eles precisam sequestrar a conjuradora
do sol e trazê-la para Ketterdam no meio de milhares de
grishas e dos soldados do reino.
Apostando suas vidas, Kaz monta a sua
equipe de elite para a missão: Inej, a espiã conhecida como Espectro e Jesper um
atirador e mão cheia, mas viciado em jogos de azar. Juntos eles partem para o
outro lado da dobra para raptar Alina.
No meio disso tudo Alina acaba
descobrindo que é uma grisha conjuradora do sol e logo se vê arrastada de seu
mundo comum para a corte real para ser treinada como uma Grisha, uma elite de
pessoas com poderes liderada pelo sombrio e poderoso general Kirigan que
controla a escuridão.
Só que quando verdades e segredos
acabam surgindo, Alina se vê totalmente perdida e tendo que descobrir uma forma
de acabar com a sombria escuridão que cerca todo o mundo.
Sombra e Ossos me surpreendeu muito como adaptação, pois todos os pontos falhos que eu encontrei durante a leitura do livro, conseguiram ser concertados na série.
A trama apesar de girar um torno da história da Alina, é dividida no arco dos Crows que trazer um gás para a história, junto com o arco da Nina e do Mathias que são personagens também do livro Six of Crows da autora.
Falando do arco da Alina, gostei muito da construção do relacionamento dela com Maly. No livro não achei química e uma grande amizade entre os dois, e na série a gente consegue ver essa conexão entre eles muito mais existente.
Tambem gostei muito do Maly da série, ele está mais centrado, tem o foco na Alina e se preocupa mais com ela e seu bem estar, além da gente conseguir ver um certo romance entre os dois. Achei que ele aceitou melhor os dons dela na trama.
Temos é claro o nosso querido Darkling ou general Kirigan.
Ben Barnes conseguiu trazer toda a essência do personagem do livro para as telas. Achei muito bacana também o trabalho de exploração dele na história, mostrando um pouco do seu passado e como ele interferiu no presente na trama, coisa que não vemos no livro.
Baghra está maravilhosa também, a gente consegue ver aquela experiência de anos que a personagem carrega, seu humor e seu jeito com Alina foi muito bem elaborado.
Temos Genya, Zoya e David também são personagens que conseguiram transmitir a essência dos livros na trama com suas personalidades marcantes. São personagens importantes na história, que apesar de não se destacarem muito, cumprem bem seus papéis para essa temporada.
Agora falando da parte do Crows (que particularmente é minha favorita) confesso que fiquei muito surpresa com o trio de protagonistas porque eles são totalmente as cópias dos personagens do livro. Destaque ainda mais para o Jesper. Você trazer não só a característica física, mas a essência de um personagem escrito em livros para as telas é maravilhosa e eu consegui ver claramente isso com Jesper, Inej e Kaz.
Nina e Mathias também tem sua história contada nessa primeira temporada. confesso que não senti uma conexão perfeita entre eles, talvez faltou mais cenas para convencer o expectador entre uma amizade/romance entre os dois, por isso ficou menos aprofundado do que esperava.
A junção dos dois livros ficou muito bem elaborada, consegue trazer a história dos dois apesarem de ser paralelas, e conseguiu mesclar muito bem sem tirar todo o contexto. Realmente fiquei bem surpresa com essa mistura dos personagens e como tudo deu muito certo.
A Ambientação também está maravilhosa, principalmente Ketterdam, pela descrição da autora eu imaginava exatamente daquele jeitinho, foi como se saísse da minha cabeça para as telas. Ravka no geral ficou muito boa, até mesmo a dobra, que apesar de algumas cenas achar o efeitos meio exagerados, no geral ficou perfeita dentro do orçamento da série.
O figurino ficou também impecável, remete uma ''Rússia'' antiga. Os uniformes grishas ficaram também muito perfeitos, além das roupas mais elegantes como as do Kaz.
Sombra e Ossos se mostrou uma excelente série que consegue cativar o espectador e deixar os leitores satisfeitos com toda a história. Eu como leitora fiquei muito satisfeita com que encontrei e até posso dizer que a série superou o livro Sombra e Ossos e conseguiu trazer os mesmos elementos da série Six of Crows para nós. A junção das sagas ficou excelente e estou torcendo e cruzando os dedinhos para renovação, pois quero ver mais dos Crows e Alina sambando em todo mundo ♥
Olá, Jéssica. Sua opinião sobre a série foi bem parecida com a minha. A Netflix está acertando nas adaptações ultimamente. Tanto em os Bridgertons como nessa, eles melhoraram justamente os pontos que os fãs desgostavam. O Maly é outra pessoa. Só discordei de você no casal Nina e Mathias, como no livro não temos essa parte eu acabei me conectando mais com eles agora do que nos livros. E me apaixonei pelo ator que faz ele hehe.
Olá... Fico feliz que a série tenha conseguido tesurpreender... Ultimamente ando ouvindo excelentes comentários sobre essa série/ livro e espero poder assistir também. Beijos
Oi Jess, QUE SÉRIE MARAVILHOSA! Foi uma maratona delicinha: rápida, envolvente e que eu não queria que terminasse, rs. eling tem meu coração, nem ligo para os julgamentos, que vilão condizente e apaixonante! kkkkk Vou defendê-lo até o fim! KKKKK E eu já gostei bastante da Nina e Mathias, queria mais deles! beeeijos http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi! A adaptação foi bem melhor do que o esperado para mim pois a relação da Alina com o Maly ficou incrível e os episódios ficaram mais objetivos (não gosto quando os episódios das séries da Netflix passam de uma hora), o Jesper está um reizinho demais né? A cena que ele atira numa placa para enganar os caras resume o jeito dele muito bem!
Oi Jess! Vi os dois primeiros episódios e curti, mas como traz o pessoal de Six of Crows também, preferi deixar para assistir depois que ler a duologia e assim avitar spoilers. Bjos!! Cida Moonlight Books
Confesso que fiquei com medo dessa junção entre as histórias ficar estranho, mas amei o resultado. Essa série me ganhou total.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Olá, Jéssica.
ResponderExcluirSua opinião sobre a série foi bem parecida com a minha. A Netflix está acertando nas adaptações ultimamente. Tanto em os Bridgertons como nessa, eles melhoraram justamente os pontos que os fãs desgostavam. O Maly é outra pessoa. Só discordei de você no casal Nina e Mathias, como no livro não temos essa parte eu acabei me conectando mais com eles agora do que nos livros. E me apaixonei pelo ator que faz ele hehe.
Prefácio
Oi, Jessica. Tudo bem? Que bom que gostou de assistir este seriado. Parece interessante. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Olá...
ResponderExcluirFico feliz que a série tenha conseguido tesurpreender... Ultimamente ando ouvindo excelentes comentários sobre essa série/ livro e espero poder assistir também.
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com
Oi Jess,
ResponderExcluirQUE SÉRIE MARAVILHOSA!
Foi uma maratona delicinha: rápida, envolvente e que eu não queria que terminasse, rs.
eling tem meu coração, nem ligo para os julgamentos, que vilão condizente e apaixonante! kkkkk Vou defendê-lo até o fim! KKKKK
E eu já gostei bastante da Nina e Mathias, queria mais deles!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi!
ResponderExcluirA adaptação foi bem melhor do que o esperado para mim pois a relação da Alina com o Maly ficou incrível e os episódios ficaram mais objetivos (não gosto quando os episódios das séries da Netflix passam de uma hora), o Jesper está um reizinho demais né? A cena que ele atira numa placa para enganar os caras resume o jeito dele muito bem!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Está na minha lista da Netflix. Quero começar a assistir neste final de semana. Ainda não li os livros, mas também tenho curiosidade.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Jess! Vi os dois primeiros episódios e curti, mas como traz o pessoal de Six of Crows também, preferi deixar para assistir depois que ler a duologia e assim avitar spoilers. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books