quinta-feira, 21 de maio de 2020

Resenha - Sem Você Não é Verão



Título:  Sem Você Não é Verão - Trilogia Verão #2
Autor: Jenny Han
Editora: Intrinseca
Classificação: 
Páginas: 240
Sinopse:  No ano passado, todos os sonhos de Belly se tornaram realidade e o pensamento de um verão sem a praia de Cousins ​​era inconcebível. Mas, como a ascensão e queda da maré do oceano, as coisas podem mudar - desse mesmo jeito. De repente, o tempo que ela sempre esperava é o que ela mais teme agora. E quando Jeremiah liga para dizer que Conrad desapareceu, Belly deve decidir como ela vai passar este verão: perseguindo o rapaz que ela ama, ou, finalmente, deixá-lo ir.



Sem Você Não é Verão é o segundo livro da trilogia Verão da autora Jenny Han, nesse livro acompanhamos a sequencia da história anterior e como certos acontecimentos afetaram  vida de todos, principalmente de Belly.

Belly precisa superar muitos desafios depois das noticias e dos acontecimentos no verão passado em Cousins, superando a dor da perda de alguém muito importante, Belly ainda tenta superar a briga e o término de seu namoro com Conrad.

Cercada de luto e dor, Belly recebe uma ligação de Jeremiah informando que Conrad simplesmente desapareceu e que ele não tem ideia de onde o irmão pode estar. Preocupada, Belly parte de sua cidade para ir com Jeremiah atrás de Conrad e tentar entender o que realmente aconteceu o porque ele desapareceu misteriosamente.

Com Grandes dilemas e problemas a vista, Belly precisará superar o luto e tentar lutar pelo seu amor ou desistir de vez. Mas será que realmente vale a pena lutar por algo que já não está mais funcionando?

 ''A gente acha que conhece o amor, acha que conhece a dor verdadeira, mas não conhece. A gente não conhece nada."

Sem Você Não é Verão nos mostra como nossos personagens ficaram após os acontecimentos no livro anterior. Começando com uma narrativa do futuro, ficamos ansiosos para entender como Belly chegou até ali, já que a autora dá uma cena entre ela e Conrad e como o livro anterior terminou sem explicar muito do relacionamento dos dois, ficamos curiosos para ver o que vai acontecer.

Mas tudo para por ai, pois nessa sequencia, a história fica mais ''chatinha'' pois temos Belly sofrendo de amor por Conrad e o correndo atrás dele que nem um cachorrinho perdido o tempo todo.
Desde a resenha anterior falei um pouco dos irmãos e disse que gostei muito mais do Jeremiah que é um personagem alegre, autruísta e gentil, pois apesar de sofrer todo um luto, ele mesmo assim fica firme e tenta ajudar os outros. Já Conrad sempre foi fechado e na dele, mas depois do que aconteceu ele se tornou frio, distante e insuportável.

Mas apesar disso Belly está tão "cega" de amor que não enxerga o quanto Conrad maltrata e não se importa com ela. A gente percebe que o personagem até gosta dela de verdade, mas a sua dor e sofrimento são maiores que isso e faz com que ele a afaste totalmente.

Belly como comentei só tem olhos para o Conrad e seu luto por perder alguém importante. Mas o que me deixou com  raiva da personagem é que ela fi muito tonta lambendo alguém que não estava nem ai para ela. ela parecia se importar muito mais com ele do que até mesmo com sua família e outros amigos. Não gostei das atitudes da personagem nesse livro, em vez de crescimento, achei que ela se tornou fútil e mimada em certos momentos.

Mas nem tudo foi por água abaixo, o plano de fundo no geral é bem trabalhado, a escrita da autora é cativante e o enredo é até interessante. Ela foca bem no sofrimento dos personagens e como eles tem que lidar com a perda e a dor dentro de si.

A narração foi interessante, começamos com um capitulo mostrando uma cena do futuro e depois a história até chegarmos la e seguirmos. E a finalização também acaba com uma cena futura onde se passa alguns à frente. E também foi inserido o ponto de vista de Jeremiah, o que deu para entender melhor um pouco das coisas e aprofundar mais o romance.

Nesse livro a autora deixou uma interrogação e meio que trouxe um triangulo amoroso que não tinha se formado no primeiro livro. Mas tenho fé que as coisas vão melhorar e ela fará a escolha certa para personagem. Por que ninguém merece ficar com um personagem chato que nem o Conrad... ( minha opinião)

A diagramação da editora está bem feita, não encontrei erros durante a leitura e o titulo remete bem a história.

Para finalizar, posso dizer que Sem Você Não é Verão meio que caiu na maldição do segundo livro na minha opinião, mas que mesmo assim tenho esperança que tudo possa melhorar no terceiro livro. Já que o final desse a autora deixa um gancho muito bom nos fazendo ficar curioso com o que vai acontecer com a personagem.

Como disse na resenha anterior se você gosta de livros juvenis vai curtir a história, mas se você não tem paciência para aquele ''blábláblá'' da adolescência onde a personagem não sabe o que quer da vida, esse livro não é para você.

12 comentários:

  1. Pelo jeito esse não é tão interessante assim. Agora é torcer para que melhore no terceiro. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. OI Jess! Eu gosto muito de outras duas séries da autora que li, mas esta eu não passei do primeiro volume. Chegar ao final dele foi difícil e não curti. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi
    o pessoal comenta bem dessa trilogia, foi bom ler sua opinião, uma pena que a protagonista fica sofrendo por quem não merece e as atitudes dela acabaram não agrandando nesse livro, espero que a história do próximo melhore.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica tudo bem? Que pena que você não tenha gostado tanto do livro, tomara que os próximos lhe agradem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Jeh, tudo bem?

    Sempre leio resenhas positivas dos livros da Jenny Han, mas confesso que nunca li nada da autora, por medo da narrativa ser teen demais para o meu gosto. Quem sabe um dia eu acabe deixando a curiosidade falar mais alto.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess

    Que pena que esse volume foi afetado pela temida maldição do segundo livro e que acabou tendo partes chatinhas. Outro dia li uma resenha não muito boa sobre ele também, no Queria Estar Lendo se não me falha a memória. Como não curto o gênero, não lerei, mas torço para que o próximo seja melhor! ;)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desde a publicação da outra editora, eu fiquei curiosa com essa trilogia. Mas acho que nesta parte é bem capaz de me chatear que bem você, me irrita protagonistas assim.


    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jéssica.
    Que pena que o segundo livro não correspondeu ao esperado. Eu gosto da escrita da autora desde que li olho por Olho. Mas essa trilogia em especial não em interessou tanto assim. Mas espero que o terceiro finalize bem a história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Abandonei a outra série da autora, Para Todos Os Garotos que Amei não funcionou comigo, justamente por que eu não tenho esse feeling com literatura juvenil e adolescente. Mas enfim, sua resenha ficou ótima e eu já peguei ranço do Conrad sem nem mesmo ler o livro, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Quando vi esse livro pelos blogs da vida, até fiquei um pouco curiosa para ler mas algo me dizia que eu não iria curtir muito a leitura então acabei empurrando para lá. Fico muito frustrada quando personagens acabam "se perdendo" por correr atrás de alguém que não o merece e parecem não perceber quando algo está fazendo mal para eles. Me dá uma raiva e dependendo, me deixa até tentada a abandonar a leitura. Vamos torcer para que ao menos no terceiro livro a autora consiga salvar a dignidade da sua protagonista hahah

    Abraço,
    Larissa ♥
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto muito do gênero, mas acho bem legal ler de vez em quando. Vejo várias pessoas comentando mais sobre a outra trilogia da autora, mas sou curiosa para ler as duas, apesar de essa não ser tão bem avaliada.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess,
    Eu não sou uma das maiores fãs da Jenny Han em 'Para todos os garotos que já amei', então eu nem arrisquei a leitura dessa trilogia dela. Lembro que quase li a versão da obra publicada pela Record sem saber que era a mesma autora, kkkkk.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir