segunda-feira, 18 de maio de 2020

Resenha - O Verão que Mudou a Minha Vida


Título:  O Verão que Mudou a Minha Vida - Trilogia Verão #1
Autor: Jenny Han
Editora: Intrinseca
Classificação: 
Páginas: 240
Sinopse:  A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como
um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.
Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão
diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece... Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.



O Verão que Mudou a Minha Vida é o primeiro livro da trilogia Verão da autora Jenny Han, mais conhecida pela trilogia Para Todos os Garotos que Já amei. Assim como seus outros livros, nesse vamos encontrar uma história juvenil sobre amor, superação e crescimento pessoal.

Belly desde pequena passa suas férias em Cousins Beach na casa de praia da melhor amiga de sua mãe Suzannah e seus dois filhos Conrad e Jeremiah. E sempre essa foi a estação preferida de Belly já que poderia curti o sol, a praia e encontrar os meninos, principalmente Conrad por qual Belly se apaixonou desde pequena.

Esse ano as coisas não mudaram e Belly, sua mãe e seu irmão Steve partem para Cousins Beach para curtirem o verão que está apenas começando. Só que agora Belly cresceu e parece não estar sendo mais vista com apenas um garotinha. Conrad e Jeremiah passam a olhá-la com outros olhos, e Belly terá que resolver o que fazer com isso.

O verão continua o mesmo, mas tudo vai mudar nesse ano, Belly precisará entender seus sentimentos com Conrad e Jeremiah e tomar decisões difíceis que poderá mudar sua vida para sempre.


Foi um verão realmente inesquecível. Foi o verão que mudou minha vida. Porque, pela primeira vez, eu me senti linda. A cada ano, eu sempre achava que o verão seria diferente, que minha vida ia mudar. Naquele, ela finalmente mudou. Porque eu mudei.


O Verão que Mudou a Minha Vida é um romance doce juvenil no qual você acaba lendo rapidamente por ser um livro pequeno e leve. A história é tranquila sem reviravoltas e nos mostra mais o desenvolvimento de Belly e das escolhas que ela tem que fazer.

Apesar da premissa e sinopse parecer que temos um triangulo amoroso, já digo logo de cara que não é bem assim. Desde o começo já vamos percebendo que não temos um romance entre Belly e os irmãos do jeito que parece, e rapidamente já percebemos quem é o par de Belly e que a autora só quis dar um suspense entre os irmãos mesmo.

A narrativa é intercalada entre passado e presente e podemos entender melhor o relacionamento da família de Belly com a família de Suzannah. Podemos ver uma cumplicidade e uma amizade inabalável entre todos.

Os personagens são simples, nada muito explorados e confesso que alguns nem me cativaram tanto assim, mas mesmo com isso não interferiu tanto na leitura.
Belly é uma garota de 15 anos como qualquer outra, com indecisões, duvidas e é claro está entrando nesse mundo romântico com os garotos. E é claro que a história gira em torno disso. É um personagem ''normal'' não me cativou, mas também não me desagradou no geral.

Os irmãos Conrad e Jeremiah não poderiam ser mais opostos do que são. Jeremiah é todo divertido, alegre e brincalhão com todos e rapidamente você acaba gostando dele e torcendo para ele e Belly. Já Conrad é mais fechado, centrado e não se enturma tanto e confesso que foi um personagem que não me cativou tanto, claro que ele tem seus motivos no presente para estar mais fechado e isolado, mas mesmo assim desde pequeno vemos que sua personalidade já era assim e sinceramente não sei o que a Belly viu nele.

Temos Suzannah que aparece em algumas cenas e podemos ver uma mulher forte, batalhadora e bem alegre com a vida. Rapidamente você vai se afeiçoar a ela. Diria até que de todos os personagens foi a que eu mais gostei.

O romance apesar de ser o foco da história acaba sendo um pouco deixado de lado para focar na história de Belly e dos personagens, lembranças quando eram crianças, brincadeiras, cenas mais marcantes e momentos bons entre eles. E por isso o romance só vinga lá no finalzinho da história.

A finalização do livro foi boa e deixa o leitor curioso para ver como a história vai seguir no próximo livro. A diagramação da editora também está bem feita e gostei muito da nova capa e trabalho de arte nela. Não encontrei erros durante a leitura.

Para finalizar, O Verão que Mudou a Minha Vida é um romance juvenil clichê com uma historia simples e gostosinha para se ler em uma tarde qualquer. Já aviso que se você não gosta de romance juvenis e histórias mais ''bobinhas'' talvez esse livro não vai te agradar tanto, pois ele é bem sessão da tarde. Mas para quem gosta gênero acredito que vai curtir a história por ser  bem tranquila.


8 comentários:

  1. Olá!
    Essa edição está impecável, linda demais. Gosto muito de romance leve e delicado como esse livro, gostei demais das fotos e dessa resenha, eu gosto desse tipo de leitura combina demais com meu estilo.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica como vai? Este livro me parece ideal para ser lido depois de uma ressaca literária. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É, eu não curto romances juvenis, mas até que daria uma chance a esse livro. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jess

    Às vezes romances mais simplesinhos é exatamente o que a gente precisa, mas esse da Jenny Han, pra te ser bem sincera, não me despertou a vontade de ler. Primeiro por ser trilogia, e segundo porque não achei tão interessante. Por outro lado, a capa é uma fofurinha que só...rsrs

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas já vi que ela é bem conhecida. Não costumo ler livros do gênero, mas talvez leria para sair da zona de conforto.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess!

    Realmente, pela sinopse parecia total que existia um triângulo amoroso, e isso por si só já me desanimou da leitura. Mas fiquei feliz de saber que não é o caso, parece uma história leve e rápida, fiquei mais interessada agora!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jessica.
    As capas desses romances estão lindas e eles já estão na minha lista. Eu gosto de vez em quando dar uma lida em romances mais juvenis, justamente por serem mais leves e mais rápidos de ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess, imaginei mesmo que fosse algo mais leve, é bom a gente ter certeza pra alinhar as expectativas!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir