terça-feira, 28 de abril de 2020

Resenha - O Príncipe Cruel



Título: O Príncipe Cruel
Autor: Holly Black
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 322
Sinopse:  Jude tinha 7 anos quando seus pais foram assassinados e foi forçada a viver no Reino das Fadas. Dez anos depois, tudo o que ela quer é ser como eles – lindos e imortais – e realmente pertencer ao Reino das Fadas, apesar de sua mortalidade. Mas muitos do povo das Fadas desprezam os humanos.

Especialmente o Príncipe Cardan, o filho mais jovem, mais bonito e mais cruel do Grande Rei. Para ganhar um lugar na Alta Corte, ela deve desafiá-lo... e enfrentar as consequências. Envolvida em intrigas e traições do palácio, Jude descobre sua própria capacidade para truques e derramamento de sangue.
Mas, com a ameaça de uma guerra civil e o Reino das Fadas por um fio, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs, e o próprio Reino. Com personagens únicos, reviravoltas inesperadas, e uma traição de tirar o fôlego, este livro vai deixar o leitor pedindo bis – querendo mergulhar de cabeça na continuação deste universo.




O Príncipe Cruel é uma trilogia queridinha do momento da autora Holly Black, e apesar de já ter um tempo que foi lançado o primeiro livro, resolvi esperar sair os três para poder ler e seguir com as sequencias sem interrupções (traduzidos). E posso dizer para você que esse primeiro livro é muito interessante.

Jude era apenas uma garota de 7 anos quando viu seus pais serem assassinatos na sua frente. Ela sua irmã gêmea e a irmã mais velha não tiveram escolha a não ser seguir o assassino de seus pais e serem forçadas a viver em um mundo totalmente diferente do delas. O mundo das fadas.

Após esses acontecimentos dez anos se passam e Jude e Taryn acabam se adaptando ao novo mundo em que elas vivem. E tudo o que ela quer é ser como o povo das fadas e realmente poder pertencer ao lugar, apesar da sua mortalidade.
Mas o povo das Fadas desprezam os humanos e os vê apenas como empregados e pessoas frágeis e fáceis de quebrar. E com Jude não é diferente, ela é desprezada por muitos, mas principalmente pelo Príncipe Cardan o filho mais jovem do rei, que a todo instante a lembra quem ela realmente é e que não pertence a esse mundo.

Mas mesmo sendo ridicularizada, Jude não abaixa a cabeça para Cardan e com isso ela e sua irmã sofrem as consequências, mesmo assim Jude só que ganhar um lugar na Alta Corte, ser tornar uma cavaleira e ter importância nesse mundo, mas para isso ela terá que fazer altos sacrifícios e descobrirá que nem tudo é perfeito.

Cheio de jogos, intrigas e traições, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs, e até mesmo o próprio Reino das fadas que está prestes a sucumbir.
 "Sou fraca. Sou frágil. Sou mortal.E odeio isso mais que tudo.Mesmo que por algum milagre eu seja melhor que eles, jamais serei um deles."


O Príncipe Cruel é uma história que te cativa por não ser um livro doce e mágico do mundo das fadas. Holly Black faz questão de mostrar o lado sombrio, cruel e ambicioso dos personagens, nos mostrando uma realidade totalmente diferente do que conhecemos.

A história tem essa pegada mais crua, personagens que não são totalmente bonzinhos e que lutam pra conquistar seus objetivos e sonhos mesmo que tenham que passar por cima dos outros. É um livro marcante e diferente nesse sentido.

Jude que é nossa protagonista desde pequena teve um passado muito difícil, sendo obrigada a ir para o mundo das fadas e morar com o assassino de seus pais, mesmo aprendendo a conviver e até passando a amar aquele lugar, ela tem muitos medos e ressentimentos por ser desprezada por muitos e para isso ela se torna independente e quer acima de tudo mostrar que pode ir além e ser igual a eles. Não é uma personagem que eu amei, mas gostei da personalidade dela por ela ser mais indiferente, mais ambiciosa e sombria.

Cardan tenho certeza que muitos até não gostaram dele, pois como já sabemos de início é um personagem mimado, frio e cruel. Eu confesso que curti a personalidade do personagem e ele se encaixa muito bem com Jude.
Mas aos poucos vamos vendo que Cardan não é tão terrível quanto pensamos e que apesar de tudo por dentro ele tem algo bom.
Apesar dele ser importante na trama, senti falta de um trabalho melhor nele e espero que no segundo livro a autora conserte isso.

As irmãs de Jude, Vivi e Taryn, tem uma importância na trama apesar delas serem irmãs, logo de inicio percebemos que as três são totalmente distintas de personalidade e até mesmo objetivos de vida. Confesso que é fácil de gostar de uma delas, já a outra de inicio já percebemos que ela não é tão verdadeira quanto Jude é com ela.

Madoc é um personagem bem interessante na trama, apesar dele ter destaque, não sabemos muito sobre ele, deixando um certo mistério sobre a vida do personagem e quais serão seus objetivos nos próximos livros. Sinto que ele vai ser bem essencial por tudo que aconteceu no final desse volume. É um personagem que se for bem explorado, dará um excelente vilão com certeza.

A ambientação é bem feita e bem trabalhada. Holly não deixa de abusar na exploração e no modo de vida dos Faries no deixando sem folego em diversas cenas. A trama das politicas e brigas para conquistar o poder foi bem trabalhado também e já prevejo que a sequencia será tão bom quanto esse.

A diagramação da editora está perfeita, a capa é bonita e remete o ambiente da história. Não encontrei erros durante a leitura, e a escrita ficou bem leve e fluída.

Para finalizar, posso dizer que O Príncipe Cruel é um livro que vai te cativar pelo bom enredo e pelos personagens que não tem nada de bonzinhos, mas com certeza vai te prender mais ainda pelo jogo de poder e ambição que paira sobre o mundo fadas. Recomendado.


8 comentários:

  1. Oi, Jessica tudo bem? Este livro esta na minha lista de futuras leituras. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Holly Black escreve algumas coisas com Cassandra Clare que eu amo muito ♥
    Gostaria de ler uma obra só dela.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  3. Nunca li mais parece ser bom!

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess! Eu li faz alguns dias e confesso que gostei de alguns aspectos, mas esperava algo mais. Eu acredito que o segundo vá ser mais empolgante para mim, pois acredito que vá focar no Cardan e ele foi o personagem que gostei. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie
    O enredo já me deixou curiosa, parece ser um ótimo livro para passar o tempo. Adorei saber sua opinião sobre e já quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uau, já me apaixonei pela capa, depois de ler a história e a sua opinião, é impossível não querer ler esse livro! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii Jess

    Li O Principe Cruel ano passado e fiquei mega envolvida com a estória, porque gostei muito da personalidade da Jude e também do Cardan, achei a trama super bem escrita e ágil pra caramba. Tenho em casa as sequencias - The wicked king e The queen of nothing, mas to enrolando para ler. Pretendo ler logo pra não esquecer dos detalhes que me fisgaram.Só não quero ler o conto baseado no ponto de vista da Taryn, aff, to fora porque essa personagem não gosto nadinha.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jéssica.
    Eu amei esse livro. Mas sou suspeita porque amei tudo da Holly que li até agora hehe. É uma pena que a editora demora horrores para lançar os outros. E quando lança custa um rim hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir