sexta-feira, 24 de abril de 2020

Resenha - Dinastia do Gelo


Título: Dinastia  do Gelo - Fantasyland I
Autor: Kristen Ashley
Editora: Dea Editora 
Classificação: 
Páginas: 393
Sinopse:  Seoafin “Finnie” Wilde foi ensinada por seus pais a buscar todas as aventuras que ela pudesse encontrar, pois cada respiração era um tesouro e cada momento uma oportunidade. Em uma destas aventuras os pais de Finnie morrem em um acidente de avião. Mesmo submersa em tamanha dor, ela guarda e segue os ensinamentos deles. Ao conhecer uma bruxa, ela descobre a existência de um universo paralelo e que cada pessoa aqui tem um gêmeo lá. Com seu espírito aventureiro, Finnie Wilde aceita ser enviada pela bruxa a este lugar, para desfrutar a aventura da sua vida. Mas ao chegar no País das Maravilhas do Inverno de Lunwyn, percebe que foi ludibriada por sua gêmea e se encontra andando pelo corredor para se casar com o Drakkar. Acostumada a lidar com situações nada favoráveis, Finnie supera os desafios e mergulha em sua aventura. Mas, quando Frey Drakkar descobre que a mulher que é sua nova esposa não é Princesa Sjofn, uma mulher que ele não gosta, mas sua Finnie, um espírito livre com sede de aventura como ele, sem o conhecimento dela, ele ordena que sua nova noiva seja eternamente ligada ao seu mundo congelado, eterno. Mas, ao mesmo tempo, Frey mergulha Finnie em uma teia de intrigas políticas que inclui planos de assassinato, veneno, magia, mistério e ... dragões.





Dinastia do Gelo é o primeiro livro da série Fantasyland, pela sinopse achei a história bem promissora e interessante, e no fundo ela até é, mas infelizmente tiveram diversos pontos que ela deixou a desejar.

Seoafin Wilde, ou como todos a chamam de ''Finnie'' é uma jovem louca por aventuras e viagens diferentes. Filha de dois aventureiros, Finnie não podia deixar de amar viajar e viver coisas diferentes como os pais.

Mas depois que ambos morreram em um trágico acidente, o mundo de Finnie ficou destruido e nada mais foi como era antes. Tendo uma grande herança, Finnie descobre uma mulher que se diz ser uma bruxa poderosa que a pode levar para o mundo paralelo ao dela onde existe outra Seoafin e que seus pais lá estão vivos. Descobrindo que a outra Seoafin quer também trocar de lugar com ela nesse mundo, ela não pensa duas vezes em aceitar.

Com seu espírito aventureiro, Finnie faz a barganha e acaba sendo enviada pela bruxa a este lugar por um ano para desfrutar a aventura da sua vida e reencontrar seus pais. Mas ao chegar no País do Inverno de Lunwyn, percebe que foi enganada por sua gêmea e se encontra andando prestes a se casar com um Drakkar chamado Frey. 

Acostumada a lidar com situações nada favoráveis, Finnie supera os desafios e mergulha em sua aventura. mesmo sem entender direito o que está acontecendo naquele mundo mágico e totalmente diferente do dela. Agora ela precisa descobrir como esse mundo funciona e tentar entender melhor porque seu marido, a odeia tanto.

Em meio ao caos e aventuras, Finnie vai descobrir que o mundo que as coisas são muito mais sérias, principalmente por ela ser o principal alvo e está na mira de assassinos experientes que querem destruí-la e destruir a todos que amam. Com ajuda de seu marido, Finnie corre contra o tempo para sobreviver e lutar por aquilo que realmente ama.


Dinastia do Gelo tem um enredo interessante, mas confesso que lendo a sinopse esperava uma história bem diferente.
O primeiro ponto que me incomodou demais na história foi uma certa divergência na personalidade da personagem. De inicio vemos uma garota forte, destemida e corajosa querendo se jogar de cabeça em uma aventura totalmente fantástica para encontrar seus pais, mas ai rapidamente as coisas mudam e o foco troca quando Finnie se casa com seu marido Frey Drakkar. 

E é ai que entra o segundo ponto que me incomodou demais do começo ao fim. Frey Drakkar é machista, dominador e ganancioso demais. Não gostei do personagem desde o começo e suas atitudes machistas só me fizeram pegar ranço e mais ranço dele. Sabe a Finnie aventureira dona do seu próprio destino ali de cima? Virou uma fantoche nas mãos do grande poderoso Drakkar nessa história. 

Ele mandava, ela aceitava. Raramente ela retrucava a ponto de fazer mudar de ideia, pois sempre Frey dava um jeito de colocar na cabeça dela que ele estava certo, que ela era sua esposa e que ele mandava e ponto, mas é claro de um jeito mais gentil, para que nós leitores não achássemos que ele estava abusando nem nada disso, só era a ''natureza'' dele por ser um homem poderoso e tal. O que para mim não colou.

Sim, achei o personagem totalmente machista, manipulador e dominador, no final tudo que ele fez para ficar com a Finnie se tornou egoísta e egocentrístico e é claro que a boba da personagem estava tão cega de amor que nem se importou.

Finnie apesar de se tornar submissa em diversas cenas, algumas ela volta e se impõe em certos momentos, por isso esclareci ali em cima que senti esse misto de personalidades em conflito, ora ela sabia o que fazia, outra hora ela só assentia e concordava, não deu para entender muito o que a autora queria fazer.

Achei a romantização uma porcaria, e como disse ali em cima não torci em momento nenhum para que ela ficasse com o personagem, pelo contrário, queria que ela desse um pé na bunda dele voltasse para seu mundo. Sim, no meu ponto de vista achei que teve certo abuso sim na história.

Mas nem tudo foi tão perdido assim, a ambientação e o mundo diferente é bem interessante, saímos do século 21 para uma era meio game of thrones e gostei dessa troca de ambientação dos mundos.  Os personagens secundários são até interessantes, mas não mantem foco devido aos dois principais. 

O enredo é bem legal, mas achei meio bobo e infantil em certos pontos, e para piorar é claro temos romance erótico na história para deixar ela mais ''adulta'' o que me fez torcer mais o nariz, já que não torcia pelo casal. Resumindo, acho que o livro daria uma boa fantasia YA se não fosse esse lado mais picante da história.

A resolução do certo mistério não foi uma surpresa e não tivemos uma grande reviravolta no final, o que acabou me deixando se sentimentos nenhum, sabe quando você le algo e diz '' Acabou?" e segue sua vida sem nem lembrar daquilo? Essa é a meu sentimento com a história.

A diagramação da editora está bem feita, não encontrei erros durante a leitura.

Para concluir, posso dizer que Dinastia do Gelo  foi um Game of Thrones que não deu certo para mim, a história não me cativou, o romance me fez passar raiva e todo aquele potencial que achei que tinha foi jogado no lixo. Apesar disso não vou dizer para você não ler a história, pode ser que você goste assim como outras pessoas que fizeram boas resenhas da trama, mas infelizmente eu não consegui curtir por achar a história totalmente machista e sem graça.

13 comentários:

  1. Oi, Jess!

    Que pena que a história desaponta assim! A capa é bem linda, e a premissa também parece promissora, mas a personalidade da personagem mudar tanto assim sem dúvidas impacta no desenrolar da história e perde todo o cenário.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica.
    Que pena que o livro não funcionou com você. E só de ver sua descrição do protagonista já vou passar longe porque se for ler já sei que vou passar raiva e só hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa pensei se tratar de algo bem interessante. Não gosto quando o livro não trás reviravoltas e surpresas. Isso desanima bastante o leitor.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess,
    Nossa, que decepção. É péssimo quando você está botando fé naquele livro e até a protagonista decepciona. Confesso que não vou ler não, já estou um pouco cansada de me dar mal com fantasias, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jessica tudo bem? Puxa, que decepção hein! Nota 2 para um livro de quase 400 páginas, este livro não tem quase nada que se aproveite. Por se tratar de uma série, talvez os livros seguintes lhe agradem, pois pela descrição de sua análise não creio que piorará, ao contrário é quase certo que esta estória melhore consideravelmente. Contudo você só saberá se o ler não é mesmo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess,
    nossa não posso nem dizer o quanto detesto quando esse tipo de coisa. Odeio ver uma boa história, com um potencial gigante, se perder por conta de uma má execução e principalmente de macho escroto. É triste o quão recorrente é ter cenários como tu citou, de personagem machista e manipulador que estraga protagonistas femininas. Sem falar nas autoras, que ficam romantizando esses romances abusivos. Acho PÉSSIMO!

    bjos ;)
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  7. OI Jess! Achei que era um livro bom, mas depois de ver sua opinião, desanimei da leitura. Vou deixar esse passar, que pena que não foi uma boa leitura.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess

    Que pena que houve estas questões acerca dos personagens. Como não gosto do gênero eu não leria mesmo, pois a proposta não chama minha atenção, mas é chato quando estas questões atrapalham a leitura. Pelo menos a ambientação é boa. Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. gosto bastante de series de fantasia, mas uma pena que o livro nao tenha funcionado bem e acho que esse eu passaria

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Putz Jess, eu não conhecia a obra e nem a editora, mas a premissa é tão boa, uma pena mesmo que não tenho sido o que você espera...

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Uau, o título do livro e a capa me chamaram muita a atenção, uma pena ele ter deixado a desejar em alguns pontos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Depois da sua resenha, vou passar longe desse livro! Acho que já passou da hora dos escritores aprenderem a fazer interesses românticos que não sejam machistas, né? Não dá mais para aguentar.
    xx

    https://www.clubededetetives.com.br/

    ResponderExcluir