terça-feira, 14 de abril de 2020

Resenha - Na Hora da Virada


Título: Na Hora da Virada
Autor:  Angie Thomas 
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 378
Sinopse:  Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança.
Mas é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios. Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza... pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade.

Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs. Na Hora da Virada dá aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma história sobre lutar por seus sonhos e também sobre a dificuldade de ser quem você é, não quem as pessoas querem que você seja.




Na Hora da Virada é o segundo livro da autora Angie Thomas e assim como O Ódio que Você Semeia, mais uma vez a autora soube mostrar voz a personagem e nos mostrar que vivemos em um mundo onde as aparências e julgamentos são mais importantes que a verdade.

Brianna tem apenas dezesseis anos, mas sabe que a vida não é fácil e nada se vem se não lutar e conquistar. Vivendo em um bairro pobre e com a mãe desempregada, Bri e seu irmão sabem o que é passar necessidade e viver na pobreza.

Com o grande sonho de ser rapper como seu pai foi, Bri sempre quis participar de uma batalha e vencer para se tornar conhecida e famosa no mundo do hip hop e agora que sua tia conseguiu que ela entrasse no ringue, Bri da o seu melhor para conquistar seu espaço no mundo.

Mas com a vida difícil, com pesadelos do passado e os julgamentos por ser negra e viver no gueto, Bri acaba criando sua primeira música e colocando para fora toda sua revolta e ira. Só que Bri não esperava que sua musica viralizasse e ainda por cima pelos piores motivos. 

Agora a jovem está no meio de uma polemica. Bri é totalmente julgada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade pelas palavras que usou na sua música. Agora cabe a ela mostrar a todos que sua música é uma forma de expressão aos seus sentimentos e não de violência.
Mas quem vai acreditar em uma jovem negra que vive no gueto, que tem uma vida difícil e que não quer gerar comoção?


Na Hora da Virada foi uma história marcante, de uma personagem que quer ter voz no mundo, mas não sabe ao certo como mostrar quem realmente ela é para todos.

A história tem um enredo bem interessante e nos faz refletir em diversos momentos como as pessoas julgam os outros pela aparência, onde moram, pelas roupas que veste e até pela forma que a pessoa se expressa. 

A personagem Bri é uma garota forte, que não tem medo de se mostrar e lutar pelos seus sonhos e que apesar dos problemas na sua vida e de todo seu passado conturbado, Bri consegue se sobressair  e correr atrás da sua verdade.

Claro que em alguns momentos achei a personagem um pouco ''chatinha'' pelo fato dela não ouvir a opinião de seus amigos, sua mãe e seu irmão, e pensar em vários momentos em si mesma e não em todos ao seu redor. Mas é claro que temos uma adolescente de 16 anos então algumas de suas atitudes acabaram servindo de lição para ela mesma lá na frente.

O ambientação no geral é bem trabalhada, nos mostra a realidade das famílias de periferia e como todos são tratados e até mesmo julgados por onde moram. O desenvolvimento é calmo, não temos uma reviravolta tão chocante ou marcante. O livro nos traz mais ensinamentos do que uma história surpreendente.


Os personagens secundários são bem trabalhados e tem uma grande importância na vida de Bri e no seu desenvolvimento e crescimento durante toda a história.


Confesso que se comparado a história anterior da autora, eu fiquei bem mais impactada com o O Ódio que Você Semeia, não só pelo tema abordado, mas pelos personagens e toda a história no geral. Mas mesmo assim  Na Hora da Virada não deixa de ter uma história interessante.


A diagramação da editora está muito bem feita e não encontrei erros durante a leitura. Achei a capa perfeita e trás totalmente a personagem do livro e seu significado.


Para concluir, Na Hora da Virada é um bom livro para você ler e refletir um pouco sobre o tudo, é uma história envolvente que com certeza vai mexer com você.

15 comentários:

  1. Oi, Jessica como vai? Adorei a capa. Me parece uma estória leve e envolvente. Gostei da dica. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. gosto desse tipo de história de envolvente, de crescimento pessoal e com personagens bacanas, já fiquei bem curiosa com essa leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu acho essa autora sensacional por trazer personagens que buscam impor seu lugar no mundo e por mais igualdade e respeito. Já ouvi muito falar dela devido O ódio que você semeia, livro que ainda não li mas está na minha lista de próximas leituras. Acho que irei começar com ele e, caso eu agrade da escrita da autora, pegarei sua indicação para sequencia!

    www.estupefaca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que a autora tinha outro livro.
    Fiquei curiosa com a premissa do livro, gosto quando o enredo traz assuntos para refletir. Quando possível quero lê-lo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho da autora em questão, mas as obras dela parecem ser muito envolventes e ter uma "mensagem" a passar ao leitor, gosto muito de livros assim. Tanto "O Ódio que Você Semeia" quanto "Na Hora da Virada" estão nos meus desejados.
    Beijos, blog Mais um Capítulo .

    ResponderExcluir
  6. Oi jess, tudo bem? Eu adorei o livro, a história me cativou bastante, realmente é menos impactante com o anterior, mas ainda assim bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Eu estou querendo ler esse livro faz muito tempo, mas quando li o outro livro da autora fiquei com um nó na garganta e ai só fui empurrando esse.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Jess

    Eu também achei a Bri um pouquinho chatinha, na verdade teimosa e cabeçudinha porque ela insistia quando ficava óbvio que não deveria fazer daquele jeito. De qualquer maneira, adoro a escrita da Angie Thomas, eu gostei do livro, embora O ódio que você semeia, na minha opinião, ainda é melhor.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Uau, esse livro me chamou muita atenção, acho que todo mundo passa por esse momento de não saber se mostrar como é para os outros. Quero ler! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jess!

    Não cheguei a ler O ódio que você semeia, mas assisti o filme e achei bem impressionante, faz mesmo refletir bastante, e pelo visto Na hora da virada segue o mesmo ritmo de nos fazer encarar certas realidades. Fiquei curiosa pra ler!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas me interessei bastante. Quero muito ler.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Poxa, estou louca para ler esse livro, eu li O ódio que você semeia e foi uma das melhores leituras que fiz no ano passado. Angie sabe como abordar racismo e a violência policial de uma forma didática. Adorei a resenha ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jéssica!
    "O ódio que você semeia" está na minha lista de leituras desde que foi lançado, mas ainda não li. Pelo que vi aqui, esse novo livro da autora segue a mesma linha, usando personagens que geralmente não têm tanto espaço e abordando temas que nem sempre são abordados em outras histórias jovens.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jessica.
    Eu amei esse livro. Foi um verdadeiro tapa na cara. Como não li o outro livro dela ainda não tenho como comparar, mas ele está na minha lista de futuras leituras.

    Prefácio

    ResponderExcluir