terça-feira, 29 de outubro de 2019

(Repostagem) Resenha - Todas as Suas Imperfeições


Título: Todas as Suas Imperfeições
Autor: Colleen Hoover
Editora:  Galera Record 
Classificação: 
Páginas: 308
Sinopse: Uma história de amor perfeita é suficiente para manter vivo o casamento entre duas pessoas imperfeitas?

O acaso uniu Quinn e Graham duas vezes. A primeira delas, no que consideraram o pior dia de suas vidas, quando ela descobriu às vésperas do casamento que estava sendo traída pelo noivo e ele, pela namorada que pretendia pedir em casamento. A segunda, meses depois, em meio a encontros ruins.
Deste reencontro surgiu um amor profundo e um relacionamento perfeito... ou talvez nem tanto. Com o passar dos anos e a frustração por não conseguirem ter filhos, Quinn e Graham acumularam silêncios e desconfianças. O casal se encontra no centro de um furacão, e seu futuro depende das promessas feitas quando o casamento ainda parecia uma praia paradisíaca.



Oi pessoal,
Para quem acompanha o blog já deve ter visto que tinha resenhado esse livro há exatamente um ano quando saiu lá fora, mas agora eu acabei recebendo o exemplar da editora Record e não pensei duas vezes em relançar essa resenha desse livro que foi tão impactante e especial para mim quando li.
Vem ver o que achei dessa nova história da Colleen.

Quinn e Graham se conheceram em um dos piores momentos de suas vidas, quando ambos se encontram e descobrem que o noivo de Quinn e a namorada de Graham estão tendo um caso escondidos dos dois. O choque inicial e a tristeza que vem depois faz com que ambos se conectem e logo após um tempo percebam que a aquele momento fez com que ambos se conhecessem e se aproximassem e percebessem que foram feitos um para o outro.

Intercalando o presente com o passado, vamos conhecendo o inicio da história de Quinn e Graham e tambem atualmente com 7 anos de casados, mas o que era perfeito antes não é nada parecido com o agora.
 " Se você só incidir luz nas suas falhas, todos os seus pontos perfeitos irão escurecer."

Depois de 7 anos de casamento Quinn sabe que o relacionamento dos dois está por um fio, já faz anos que Quinn está tentando ter um filho com Graham, ambos já tentaram de tudo, desde inseminação artificial, e até mesmo remédios ou crenças para engravidar, mas Quinn absolutamente não consegue. Adoção está fora de questão para ambos devido ao passado de Graham então sua obsessão por ter um filho que ambos sonham desde o começo do casamento acaba fazendo com que Quinn e Graham se afastem cada vez mais, conforme Quinn não consegue engravidar, sua vida começa a desmoronar e a culpa por não conseguir um filho a faz se afastar cada vez mais do marido. 

O Sexo que era algo incrível entre os dois se tornou frio e Quinn só pensa nele como uma ferramenta para ter um filho, o prazer e o amor foram jogados fora e Quinn vive um vida de fingimentos, fingindo prazer, fingindo que está feliz e fingindo que está tudo bem entre os dois, mesmo ambos sabendo que não está.
 “ Eu provavelmente não notei porque a tristeza é como uma teia de aranha. Você não vê até que esteja envolvido nela, e então você tem que cravas suas garras para tentar se libertar. Eu me pergunto quanto tempo Graham tem tentado se libertar. Eu parei de tentar anos atrás. Eu apenas deixo a teia me consumir.”
 “ Não importa o quanto você ame alguém – a capacidade desse amor não tem sentido se superar sua capacidade de perdoar.”

Cada mês que ela percebe que não está grávida se torna um momento triste e solitário e quando menos percebem, Graham e Quinn estão morando juntos, mas estão mais sozinhos do que nunca, mesmo que Graham tente se aproximar de Quinn, ela não consegue ficar perto dele e deixar de ter expectavas, além de culpa por não conseguir lhe dar um filho. Logo ambos começam a seguir em caminhos diferentes, mas a promessa que fizeram no passado os mantem presos um ao outro e logo ambos terão que tomar decisões difíceis. Seguir com um relacionamento conturbado, onde existe amor mas não existe entendimento ou por um fim em tudo que construíram?
 “Às vezes, quando as pessoas mudam, nem sempre é perceptível em um casamento, porque o casal muda junto, na mesma direção. Mas às vezes as pessoas mudam em direções opostas.”


Todas as Suas Imperfeições foi aquele livro que li em uma sentada, sentei para começar a ler o livro e horas depois já estava finalizando a história. Foi muito bonito ver a construção do casal no passado e triste de ver desconstrução no presente. Em muitos momentos me vi na pele da Quinn, mesmo não tendo os mesmos objetivos dela, senti o que passava como esposa, já que sou casada também. Vi como o amor que ela tinha pelo marido estava enterrado em muitas camadas de tristeza e incertezas sobre seu coração. Me angustiei nos momentos que ela não sabia o que fazer e nas situações mais difíceis de sua vida. Me vi muito na personagem e senti muita empatia por ela do mesmo jeito que senti pelo Graham. Graham foi a âncora dos dois por um longo tempo e ele suportou por muitos anos o afastamento de Quinn e a indiferença dela em alguns momentos. Dá para vê o quanto ele a ama, pois se fosse outro já teria desistido dela antes.

É muito perceptível a diferença da Quinn que se apaixonou por Graham há 7 anos atrás e a Quinn de agora, ela acabou se tornando vazia por dentro, uma pessoa triste e até mesmo depressiva. É fácil ver também a mudança de Graham, que acabou se tornando uma pessoa muito triste e a luz que eles tinham, os momentos divertidos, as incertezas e aquela amizade de um relacionamento evaporou.

O que mais faltou para ambos foi o diálogo, a coragem de sentar na frente um do outro e se expressar, de dizer quais eram os problemas e as incertezas, e por causa dessa falta de diálogo tudo começou a desmoronar para ambos.
Tem uma frase bem marcante no livro que diz “ Se você só der luz nas suas falhas, todos os seus pontos perfeitos irão escurecer.” E em muitos momentos vemos Quinn fazendo exatamente isso. Sua frustração por não conseguir engravidar começa a destruir ela de dentro para fora e começa a quebrar todo o seu relacionamento com seu marido ao longo dos anos, já que podemos ver que tudo foi destruído aos poucos o que fez a história se tornar bem mais verídica.

Mas a Colleen não escreve só sobre o relacionamento dos dois, ela também fala sobre o relacionamento familiar deles. Podemos ver que Graham tem uma família bem estruturada, mas já Quinn tem uma família instável e podemos ver que a tamanha vontade de ter um filho vem desse relacionamento conturbado com sua mãe. Talvez se a história familiar de Quinn tivesse sido diferente, algumas coisas teriam mudado sobre sua percepção sobre um filho. É difícil ver como o relacionamento dos dois chega a um ponto que um não olha mais nem no olho do outro e conforme o coração dos personagens se partem, nós leitores acabamos nos quebrando junto com eles.

 Em muitos momentos me vi com lágrimas nos olhos e imaginando como tudo aquilo poderia seguir para frente, em muitos momentos me senti triste por eles e torcendo muito que ambos fossem fortes o bastante para passar por aquele momento difícil. Algo que me fez amar esse livro foi o amor dos dois, de que mesmo passando por um momento difícil, o amor estava ali, no fundo do coração deles e conseguiu permanecer intacto. O amor de Graham por Quinn foi o que mais que conquistou, é incrível como a Colleen consegue criar um personagem que se entrega tanto a outro e como ela consegue expressar o sentimento deles através das palavras e como nós leitores conseguimos captar aquele amor. Graham é aquele tipo de cara perfeito que é imperfeito, teve seus momentos de erros, mas como ele mesmo disse ele é humano e humanos erram. Mas o incrível é que essas imperfeições o fazem tão perfeito para a história.

 Uma das mensagens que a autora passa é que nenhum dois é perfeito, ambos erraram em alguns caminhos, mas o importante é no caminho final ambos tem que estar juntos para poder conseguir chegar há algo perfeito e aprender a se conformar com o que há vida lhe dá. A perfeição não existe, temos que aprender a conviver com nossas vidas do jeito que foram escritas e parar de tentar ser perfeito. Quinn sofreu muito, mas aprendeu muito também e no final me vi sorrindo e levando mais uma lição de vida para meu dia-a-dia.
Apesar dos momentos difíceis do livro, nos pegamos rindo de algumas cenas do passado, de como Graham e Quinn foram feitos um para o outro e como ambos se completam se uma forma surreal.
O livro trás muitos trechos marcantes e salvei tantos deles que foi difícil escolher alguns para postar aqui.

A história foi muito bem elaborada, do jeitinho Colleen Hoover. É um livro lindo sobre duas pessoas que se encontraram no passado e se desencontraram no presente, mas mesmo caminhando com passos diferentes o amor que tinham um pelo outro seguiu juntos deles. Um livro marcante que te faz ficar refletindo tudo que aconteceu com o casal e como a vida pode mudar seus planos facilmente, e como você precisa estar preparado para enfrentar as tragédias da vida.
Todas as Suas Imperfeições com certeza vai tocar seu coração assim como tocou o meu e deixar uma história e uma lição linda para a sua vida.
 “ Eu costumava acreditar que se você amasse alguém o suficiente, esse amor poderia resistir a qualquer coisa. Enquanto duas pessoas permanecessem apaixonadas, nada poderia separá-las. Nem mesmo uma tragédia. Mas agora percebo que a tragédia pode derrubar até as coisas mais fortes.”


10 comentários:

  1. Oi Jess! Eu estou com receio de ler este livro, pois há aspectos na obra que tenho problemas para digerir. Eu vou ler por ser de uma autora que gosto bastante e espero ter uma boa leitura. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica como vai? Excelente sua resenha, esse livro deve ser maravilhoso de ser lido. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jess!
    Esse é um dos meus livros favoritos da autora e sofri horrores com esses personagens. Chorei e sorri conforme as coisas iam acontecendo, sem falar que senti raiva de todos eles até entender suas atitudes haha Impossível não se render à trama e aos sentimentos nela, né? <3
    Ah, e o crossover do final? Eu só vi porque a Tami do Meu Epílogo me avisou e fiquei pulando de alegria com o que a CoHo fez. Muito amor!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess, olha eu tinha curiosidade pois gosto da autora mas depois da sua resenha com certeza vou querer ler e acho que vou adorar a leitura como você. Essa autora, sabe abalar o coração dos leitores RSrs
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da autora, mas já me indicaram esse como o melhor para mim começar a ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Acabei de publicar a resenha desse livro lá no blog hehe. Infelizmente eu não consegui gostar da protagonista. Me senti até mal por isso mas achei ela muito egoísta. Sei que não consigo me colocar no lugar dela porque nunca passei por nada parecido, mas me dava raiva ver ela fingindo as coisas com tanta dor dentro dela e esquecendo que o Graham também estava sofrendo com aquilo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um pouco de preguiça com os livros da autora. Acho que é um tipo de leitura que me deixa com um pouco de preguiça mas espero um dia ler algo da autora que realmente me agrade porque vejo muita resenha positiva por aí. Não acho que é o tipo de livro que leria agora por toda a premissa dele.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    É a segunda vez que leio sobre esse livro hoje, acho que é um sinal. hahaha
    Não faz meu estilo de leitura, mas parece ser muito bom!!!
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  9. Sinto que preciso ler algo da autora logo! Embora por outro lado os temas não me chamam tanto atenção por se tratar de drama e por isso fico receosa de não gostar.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess
    Eu não estava muito empolgada para ler esse livro ,mas mudei de ideia com a sua resenha .
    Amei a resenha
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir