quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Resenha - As Três Partes de Grace


Título: As Três Partes de Grace
Autor: Robin Benway
Editora: Galera
Classificação: 
Páginas: 322
Sinopse: Grace acabou de ter uma filha. E a entregou para adoção. Não foi uma decisão fácil, já que a própria Grace é adotada. Como escolher uma família para sua bebê? Como ter certeza de que ela terá bons pais? Era de esperar que tudo isso fosse emoção suficiente na vida de uma adolescente, mas ela também acabou de descobrir que tem dois irmãos.
Maya é a única integrante de cabelos escuros naquela família de ruivos. As fotos pela casa mostram como ela é diferente de seus pais e de sua irmã Lauren, filha biológica do casal. Quando a família começa a passar por problemas e tudo parece prestes a desmoronar, Maya não consegue parar de se perguntar se aquele é o seu lugar. Quem é sua família biológica? Onde está seu lar?
Joaquin é o irmão mais velho. Ele nunca foi adotado. Chegou muito perto por muitas vezes, mas algo sempre acabava dando errado. Agora ele vive com uma boa família acolhedora, cheia de amor e vontade de adotá-lo, mas o garoto, prestes a completar dezoito anos, não sabe se deve mesmo acreditar que o destino está lhe dando chances de ser filho de alguém. Criar laços afetivos não é fácil quando se passou a vida inteira sendo abandonado. Mas talvez suas irmãs possam lhe ajudar a vencer essa barreira.
Em vista por amor familiar, companheirismo e, no fim das contas, por não se sentir sozinho no mundo, Grace, Maya e Joaquin vão contar uns com os outros na procura pela mãe biológica. E por si próprios.





As Três Partes de Grace é o segundo livro do V.I.B. do Grupo Editorial Record desse ano. Para quem não se lembra o V.I.B. é um livro importante selecionado pela editora no qual eles enviam para os parceiros com antecipação e sem revisão para nós lermos em primeira mão e dar nossa opinião sincera da obra.  
E nessa história eu garanto para vocês que vocês vão se apaixonar e se emocionar demais por esses três personagens incríveis!

Grace é uma jovem garota que acabou engravidando na adolescência com apenas 16 anos. Sendo julgada por todos, abandonada por seu parceiro, Grace sabe que não tem condições de criar sua filha no qual ela chama carinhosamente de pesseguinha. Ela sabe que as dificuldades vão ser muito maiores se ela ficar e criar a bebê do que enviá-la para adoção e pensando no bem estar da menina, Grace acaba decidindo doar a criança mesmo que isso parta seu coração e da deixe totalmente perdida e sem rumo.

Mas a história de Grace não para por ai, ela sabe desde pequena que foi adotada por sua família, e ela apesar de nunca ter corrido atrás de saber mais sobre sua mãe,  agora depois de dar a luz ela quer conhece-la e entender o motivo dela ter tido o mesmo destino que pesseguinha.

Só que Grace não imaginava que descobriria que tinha dois irmãos que também foram adotados. Joaquin e Maya. E jamais imaginaria que eles moram muito próximo dela e que ambos tem essa ligação familiar. Sem pensar duas vezes ela entra em contato com os irmãos para conhece-los e entender melhor suas origens.

Maya é uma garota divertida e faladeira, foi adotada desde pequena e vive em uma família boa, mas apesar de tudo ter ido bem, as coisas estão cada vez mais complicadas em sua casa depois das brigas constantes de seus pais e assim que ela descobre que tem dois irmãos de sangue, a vida de Maya toma rumos inesperados e caberá a ela decidir qual melhor caminho seguir.

Já Joaquim é um garoto doce e bondoso que vive em um mundo sombrio e triste. Desde pequeno sendo rejeitado e passando por diversos lares adotivos, Joaquin nunca se encontrou no mundo e apesar de agora estar com uma família muito boa, ele não sabe bem se vai ser aceito e se poderá um dia alguém amá-lo de verdade. Mas quando suas irmãs surgem em sua história, elas podem recriar novas cores e caminhos para ele, mas ele terá que decidir se realmente vale a pena abrir seu coração.

Três irmãos que precisam entender qual caminho e escolhas precisam fazer na vida. Três pessoas com dores profundas que jamais serão esquecidas, mas que juntos podem conhecer o significado do que é ser uma família.
  


As Três Partes de Grace é um romance lindo, emocionante e marcante. É aquele tipo de livro leve, doce, mas com uma carga dramática que te faz sentir na pele a dor dos personagens, se colocar no lugar deles e é claro, querer guardar todos em um potinho e proteger do mundo.

Um livro que realmente conseguiu me tocar lá no fundo e em diversos momentos lágrimas rolaram e rolaram por ver pessoas tão jovens sofrerem tanto na vida por apenas quererem ser aceitos e amados pelos outros. Personagens que nos cativam e nos fazer ter total empatia por eles e se existissem de verdade, com certeza seriam pessoas maravilhosas nessa vida.

Grace que é a nossa personagem central. Ela divide bem o drama e a narração da história com seus irmãos, mas a história dela é nos apresentada primeiro e ela acaba sendo a ligação para conhecermos Joaquin e Maya. E eu gostei muito da Grace por ela ser uma garota forte e corajosa, apesar de por dentro ela estar quebrada e perdida, conseguimos ver ela se desenvolvendo e se descobrindo ao longo da trama. É uma personagem calma e doce, mas que tem um turbilhão de duvidas e medos por dentro a fazendo parecer mais vulnerável do que realmente é.

Maya eu diria que é a luz do livro pelo seu jeito faladeiro e sarcástico de ser. Achei muito legal inserir uma personagem LGBT na história e nos mostrando um romance no meio da trama. Maya consegue nos cativar apesar do seu jeito mandão e personalidade forte. É um contraste para Joaquin e Grace que são mais calmos e tranquilos.

Já Joaquin... Gente! Queria guardar ele em um potinho e proteger de todos. Pense em um menino doce e totalmente quebrado e perdido por dentro. Joaquin se sente tão perdido, e a maioria das vezes inferior e acha que ninguém no mundo vai escolhê-lo ou amá-lo de verdade por ele ser um garoto que não foi adotado ou querido por outros lares. E confesso que da construção dos personagens ele foi o que mais me emocionou e mais me marcou, não só pela sua dor profunda e seus medos de ser realmente amado e aceito, mas também pela sua história e por tudo que ele passou para chegar onde está hoje.

Os personagens secundários que são mais voltados para os pais adotivos são muito importantes na trama e é fácil se solidarizar e gostar muito deles, pois todos apoiam seus filhos e os amam, mesmo tendo problemas e dificuldades no dia a dia.

O desenvolvimento da história é muito bem feito, narrado pelos três personagens, conseguimos ter uma perspectiva total da história e fazendo com ela seja fácil e fluida na leitura.

A diagramação da editora está linda demais! A capa nacional ficou maravilhosa e para mim ganha de 10 à 0 para a estrangeira. Não encontrei erros na leitura e isso porque meu exemplar nem foi revisado.

Para concluir essa resenha, posso dizer que As Três Partes de Grace é um drama emocionante, que vai você refletir e se encantar com essa história tão triste e linda ao mesmo tempo. É um livro que vale muito a pena se ler e garanto que com certeza você vai gostar muito da história.

8 comentários:

  1. Que resenha apaixonante
    Fiquei com muita vontade de ler o livro E a segunda resenha positiva que leio sobrd esse luvro
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  2. Esse drama parece ser espetacular!!! Estou acompanhando varias resenhas dele e estou com muita curiosidade para ler.

    Beijo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jess como vai? Que obra intensa não. Deve ser uma leitura excelente de ser feita, a capa é belíssima. Ótima resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess.
    Amei a foto da obra e também sua resenha. Tenho gostado bem mais de livros que tem essa temática de sentimentos para além do romance. Além disso, sinto que - como mulher - seria uma leitura necessária.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeh!
    Amei a resenha!
    Adooooro dramas emocionantes, então, já está na minha lista pra ler 😍 Queria ter recebido tbm hahahah
    A capa e linda msm
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess,
    Cada vez mais me encantando com a história desse livro. Espero conhecê-lo futuramente e me emocionar também.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Nunca li livros com esse tipo de enredo. Parece ser uma história linda e emocionante. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii Jess

    Também recebi esse livro e ja comprei a caixinha de lenços porque tá escrito: vou chorar e me emocionar horrores.
    A capa tá tão linda né? Aliás, amei a foto que vc tirou, ficou perfeita.
    Achei bacana os três irmãos como perosnagens, tão diferentes e pelo visto super carismáticos. Curiosissima pra fazer logo essa leitura.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir