sábado, 31 de agosto de 2019

Resenha - A Corte de Luz





Título: A Corte de Luz – The Glittering Court #1
Autor: Richelle Mead
Editora: Planeta
Classificação: 
Páginas: 400
Sinopse: Elizabeth, condessa de Rothford, foi condenada a um casamento arranjado com um rico – e entediante – comerciante de cevada. Pra fugir desse destino, a garota assume a identidade de uma de suas criadas e foge em uma carruagem em direção à floresta de Adoria.
Lá, Elizabeth, que agora atende por Adelaide, é acolhida na Corte de Luz, uma espécie de internato que capacita jovens de baixa renda e as transforma em verdadeiras damas da sociedade. A condessa disfarçada de serviçal sai-se muito bem nas atividades da escola e, em pouco tempo, chama a atenção de Cedric, o filho do dono do lugar. Uma poderosa atração nasce entre Cedric e a misteriosa Adelaide, colocando não só o disfarce da garota em risco, mas também um grande segredo que o rapaz procura esconder a todo custo.




A Corte de Luz é o primeiro livro da trilogia The Glittering Court escrito pela Richelle Mead. Não é novidade nesse blog que sou fã da autora desde a época que ela lançou Academia de Vampiros, onde foi um dos livros que me fez adentrar no mundo literário e até hoje é uma das minhas séries queridinhas. Tudo que a autora lança eu sempre acabo acompanhando e não podia deixar de ler a mais recente obra dela.

Elizabeth Witmore é a condessa de Rothford, uma jovem garota que tem o destino de encontrar um marido que tenha riquezas para salvar a família que está falindo desde a morte de seus pais. Sem muitas escolhas Elizabeth vem sendo preparada para um casamento de conveniência, e logo surge um ótimo pretendente a ela, um primo distante e que é um rico vendedor de cevada.

Sem muitas escolhas Elizabeth está quase se conformando quão vai ser seu triste destino, quando de repente ela conhece Cedric Thorn um jovem rapaz que trabalha com seu pai e tio em um grande negócio chamado de A Corte de Luz. A Corte de Luz não é nada menos que um arranjo e uma escola para jovens de baixa renda que querem se aventurar e morar em um outro continente, onde estudarão por quase 1 ano todos os modos de uma dama da alta sociedade, como dança, costura, postura e estudos e no final se tornará uma boa dama e será apresentada a pretendentes ricos do continente de Adória no qual poderão escolher um marido com boas poses e viver prosperamente sua vida.

E Adelaide, a criada de Elizabeth acaba sendo escolhida para ser uma dessas damas. Mas como a jovem não quer se mudar, logo Elizabeth tem uma grande ideia, ajudando sua criada a viver sua vida, Elizabeth se transforma em criada e finge ser Adelaide, assim conseguindo viajar para o novo continente e tentando conseguir um marido da sua escolha e podendo resolver seu problema, em vez de ficar presa em sua cidade sem poder mudar seu destino. Mas será que Adelaide conseguirá realmente pegar as rédeas de sua vida dessa vez? Ou será que ela ficará novamente presa a circunstancias de sua antiga vida?
 "Às vezes, na hora certa do dia, eles conseguem vislumbrar um ao outro pelo céu. Nada mais."


A Corte de Luz tem uma premissa bacana, um desenvolvimento até interessante, mas faltou um certo ‘tempero’ no livro para ele ser melhor.
Richelle sempre teve uma boa mão para escrever personagens, e nesse livro as coisas não mudaram, gostei dos personagens apresentados, achei interessante a trama, as culturas e mitologias que a autora criou, mas o foco do livro peca em certos pontos infelizmente. Quando lemos a sinopse da história, esperamos uma fantasia bem encantadora, esperamos conhecer mais e mais a Corte e como tudo funciona e até ai a autora detalha bem, mas não foca exatamente no que achamos que ia focar.

 De inicio achei que a corte ia ser mais explorada, teríamos mais cenas da aulas, das provas e tudo mais, mas logo as cenas vão se desvanecendo e focando logo na chegada do novo continente e lá que era para ser um lugar encantador como era tão prometido, não tem nada de diferente, pelo contrário, achei o continente bem sem sal, não vendo aquele brilho que era prometido no início.

As mitologias, culturas e religiões são bem exploradas no livro e Richelle faz questão de apresentar bastante fatos, e se você não ficar esperto pode até ser meio confuso durante a leitura.  E esse foi um ponto bem forte no livro, mas que no final não fez diferença nenhuma. Achei tão trabalhado a questão das religiões e culturas que achei que teríamos uma reviravolta na história com esses pontos, mas infelizmente foi um pouco frustrante ver tanto trabalho não ter um propósito mais interessante.

Adelaide, ou Elizabeth é uma personagem cativante, com seus argumentos e sua própria opinião, mas não passa disso, por ela ser uma Condessa é difícil de inicio ela se acostumar com certos detalhes simples, mas logo vamos vendo ela ter certo crescimento durante a leitura. Não é uma personagem inovadora, pelo contrário é bem comum das mocinhas dos romances de época que lemos e isso acabou me deixando um pouco decepcionada, pois Richelle sempre cria personagens femininas bem empoderadas e esperava algo diferente em Adelaide, mas mesmo assim é fácil gostar dela.

Cedric, foi um personagem que eu gostei, mas com ressalvas, já que é um personagem masculino bem apagado para ser um dos protagonistas. O romance criado entre os personagens é interessante, chegou a me convencer, mas não encontrei aquele amor avassalador que esperava encontrar.

Mira e Tansin foram personagens secundárias que fizeram uma certa diferença no livro, deixando a história fluir melhor com suas personalidades distintas. Mas o mistério que a autora criou para cada personagem não foi exposto e isso acabou me frustrando em certos pontos, pois queríamos entender melhor as personagens e esse enigma nos deixou sem entender diversas coisas.

O desenvolvimento e a resolução da história foi boa, nada inovador ou impactante e apesar de ser uma trilogia, o final foi fechado finalizando a história de Adelaide. A diagramação da editora está muito bem feita, encontrei alguns errinhos durante a leitura, mas nada que atrapalhasse.

Finalizando essa resenha, posso dizer que A Corte de Luz poderia ser considerado muito bem um romance de época em vez de uma fantasia, já que não temos elementos fantásticos na história e o desenvolvimento não tem reviravoltas como lemos em fantasias. É uma história diferente, mas nada inovadora. Vale a pena para conhecer um pouco mais das religiões e culturas que a autora inseriu na história, mas não espere um livro cheio de aventuras ou um plot-twist, pelo contrário, o livro é bem padrão romance de época mesmo.
Recomendo a leitura, apesar de algumas ressalvas.


16 comentários:

  1. Oi, Jessica como vai? Esse livro pelo que eu li em sua resenha não parece ser aquele livro impactante, como costumeiramente tem sido os livros de fantasia, de qualquer modo deve valer a pena lê-lo. Ótima resenha, abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica.
    Ainda não conhecia o livro, achei a capa bem bonita e não sei se iria gostar do livro, mas quem sabe eu dê uma chance em breve!

    bjo
    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess, tudo bem?


    Eu gosto da autora então mesmo com as ressalvas fiquei interessada <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jéssica.
    Eu nunca li nada da autora mas tenho vontade. Essa capa está muito bonita, mas ela está vendendo uma fantasia, e pelo o que você disse na resenha o livro é um romance de época. Mas de toda forma fiquei curiosa e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jéssica!
    Adoro a escrita da autora também, assim que vi que era uma trilogia dela fiquei empolgada. Um pena que não segue o padrão anterior de fantasia com a ação que me acostumei em sues livros.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas achei a história bastante interessante!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @blogjulianarabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess! Eu adoro essa autora e este livro eu quero muito ler. Eu sinto falta de mais livros dela no Brasil e uma pena as editoras não investirem mais em suas obras.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi
    só li um livro da autora até hoje, que bom que curtiu a história, mesmo com ressalvas por ter faltado tempero, mas a premissa parece ser boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess,
    Eu soa única pessoa do mundo que não gosta de Academia de Vampiros, então confesso para você que quando esse livro foi lançado, não chamou muito minha atenção.
    Até posso dar mais uma chance a Richelle, mas não por enquanto, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Menina, a sua é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei intrigada com essas considerações. Eu gosto muito da Richelle e vou ver se dou uma chance a essa trilogia
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  11. pelo oq vc disse tbm me parece mais um romance de época do que fantasia, acho que o livro precisava de um toque a mais pra me interessar em ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess.
    Acho que um dos problemas da maioria dos livros é o fato de que não parece-se saber vendê-los. Muitos livros parecem ser uma coisa e na verdade são outras. Concordo com você sobre ser decepcionante por este ponto. Eu mesma como uma fã de fantasia ficaria putissma com um romance de época que me foi vendido como fantasia.
    Além disso, não gosto nada de histórias não inovadoras e com personagens comuns. Obrigado pela dica Jess. Vou passar longe deste.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  13. Oiii Jess

    Esse livro teve pouca divulgação e esta é a primeira resenha que leio dele, achei o cenário interessante, é um estilo de leitura que cada vez me atrai mais, porque gosto desse toque histórico. Mas vou ser sincera contigo, não sei se leria algo da Richelle por enquanto, não tive uma boa experiência com a autora em nenhum dos livros dela, coisa minha acho... Sei lá se tentaria ler esse, quem sabe futuramente

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jess!
    Nunca li nada da autora, apesar de conhecer seus livros. Confesso que pelas suas ressalvas, não fiquei com muita vontade de ler esse, mas quero dar uma chance aos outros livros.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha, Jess. Ainda não conhecia esse livro, mas suas ressalvas me deixaram com um pé atrás!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Gosto quando os personagens secundários também fazem a diferença. Adorei saber mais sobre esse livro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir