quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Resenha - Amores, trens e outras coisas que saem dos trilhos

 


Título:   Amores, trens e outras coisas que saem dos trilhos
Autor:  Jennifer E. Smith
Editora:  Galera Record
Classificação: 
Páginas: 302
Sinopse: Antes do ingresso na universidade, Hugo e sua namorada tem a ideia perfeita: passar uma semana inteira juntos em uma viagem de trem pelos Estados Unidos. Mas, então, ela termina o relacionamento e lhe devolve, como presente de despedida, as passagens para a viagem planejada de última hora. O único problema: está tudo – passagens, reservas de hotéis – registrado no nome de sua agora ex-namorada, Margaret Campbell. Intransferível e não reembolsável.
Enquanto isso, em outro continente, Mae está ligeiramente sem rumo, tendo terminado recentemente um relacionamento que parecia caminhar a lugar nenhum e sofrendo por não ter sido aceita no curso de cinema na universidade. Quando o destino faz sua mágica e ela se depara com o anúncio de Hugo buscando uma substituta para Margaret Campbell (por coincidência, seu nome completo), ela tem certeza de que esta é exatamente a aventura que precisa para se livrar da recente decepção, alimentar a mente com ideias para seu próximo filme e, principalmente, sair da zona de conforto composta pelos pais e a avó.
Uma longa viagem de trem com um completo desconhecido pode não parecer, realmente, a melhor das ideias. Mas para Hugo e Mae, ambos ávidos por escapar da rotina de suas vidas normais, faz todo o sentido... E o que começa como um improviso conveniente logo transforma-se em algo mais. Mas quando a vida fora do trem ameaça romper com esta nova – e já tão forte – conexão, será que eles conseguirão evitar que seus sentimentos um pelo outro fujam dos trilhos?



Amores, trens e outras coisas que saem dos trilhos é o meu primeiro contato com a autora Jennifer E. Smith e com uma história cheia de romance, aventura, encontros e desencontros vamos conhecer dois personagens que precisam se conectar e decidir quais rumos vão seguir.

Hugo é um jovem de 18 anos vive na Inglaterra que tem uma família amorosa e muito unida, principalmente por ele ter cinco irmãos e todos serem sêxtuplos fazendo com que ambos sejam bem conhecidos na cidadezinha onde moram. Hugo sempre sentiu que precisava dar um sentido a vida e tentar algo novo diferente da vida programada que ele e seus irmãos já tem reservado e quando sua namorada Margaret Campbell termina o relacionamento dos dois e lhe devolve as duas passagens de trem que ambos tinham comprado para viajarem, ele não pensa duas vezes em partir para essa aventura.

Mas o que Hugo não esperava é que as passagens fossem intransferíveis e não reembolsáveis e para poder viajar ele só poderia ir com uma Margaret Campbell. Então logo uma ideia surge em sua mente e Hugo resolve divulgar na internet que está em busca de uma Margaret Campbell para acompanhá-lo nessa viagem.

Mae ou Margaret Campbell vive nos Estados Unidos e quando vê o anuncio de um garoto da Inglaterra oferecendo uma passagem de trem para uma viagem no país ela sente que precisa dessa aventura para poder superar as frustrações que teve com seu trabalho de filmagem e seu sonho de ser cineasta.

Então quando uma longa viagem de trem com um completo desconhecido pode  parecer loucura, mas ao mesmo tempo parecer tão certo, Mae e Hugo resolvem embarcar em busca de respostas sobre eles mesmos e o que começa com um imprevisto pode ser tornar algo maior. Será que a conexão entre eles sobreviverá essa viagem?

''O amor não é mágico. Não transcende tempo e espaço. Não conserta nada. É só amor.''


Amores, trens e outras coisas que saem dos trilhos é um romance para lá de fofo, onde duas pessoas perdidas buscam dentro de si se reencontrarem e entender seu proposito na vida. É uma história bem leve, com uma temática interessante que eu não esperava gostar tanto da história.

Hugo é um jovem para lá de interessante, uma personalidade diferente de seus irmãos e espera encontrar um objetivo na vida, e apesar de todos serem uma unidade e viverem tudo em conjunto, Hugo sente que precisa de mais, de sair um pouco do casulo dos sêxtuplos e ter sua própria experiência de vida. Com certeza ele foi meu personagem favorito do livro, devido ele tomar coragem de sair da zona de conforto e ir em busca de seus sonhos.

Mae já é uma garota mais reservada, mas que com Hugo começa a se soltar e conhecer novas histórias e vidas através das lentes de sua câmera, o sonho dela é trabalhar com cinema e pela pouca experiência de vida ela ficou limitada a algumas coisas. Então com essa viagem Mae consegue se entender, se conectar e buscar o que realmente deseja para poder ir atrás do seu objetivo, é interessante a família de Mae, o trabalho e explorar sua vida com dois pais  e sua avó que é uma personagem para lá de interessante.

A autora também explora um pouco do preconceito que existem com Hugo sendo negro e Mae tendo dois pais homens, é interessante ver como eles cresceram e lidaram com isso. 

O romance que é o foco do livro é bem explorado e apesar de ambos se conhecerem a pouco tempo, a gente consegue ver a conexão entre os dois e o romance sendo criado entre eles, foi bom também ver o quanto um faz bem para o outro e quanto isso os ajudou a se autoconhecerem melhor.






Amores, trens e outras coisas que saem dos trilhos é um romance que consegue te cativar não só pela premissa da história, mas pelos personagens, pela experiência e pelas lições de vida que traz junto com a história. Foi muito bom conhecer Mae e Hugo e suas autodescobertas e já estou ansiosa para ler mais livros da autora e me aventurar nessa história cheia de romance, humor e experiências de vida.


  • Personagens bem elaborados;
  • A história consegue prender o leitor;
  • Romance bem trabalhado;
  • A lições e experiências do livro nos fazem refletir sobre a vida;
  • Ambientação bem feita;


Nenhum.



5 comentários:

  1. Eu achei a capa um amor e estou pensando em ler ele. Pelo visto tem uma temática que eu iria adorar.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Li outro título dessa autora faz tempo, mas por mais que eu tenha gostado da premissa desse livro estou enrolando para dar uma oportunidade, já que romances YA não andam funcionando comigo.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Jess!
    Esse livro veio na caixa do clube da carina e eu achei taãaaao amorzinho! Com ele veio um berloque de trem e um avental falando de pizza, por causa de uma frase deles KKKK
    Foi tão fofinho e deixou meu coração quentinho e ate me emocionei rsrsrsrss

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess! Amo os livros desta autora, seus romances sempre me cativam. Acabei de comprar este aqui e espero me apaixonar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Jéssica que história gostosa e cheia de esperança.
    Não tinha ouvido falar do livro até cair aqui na sua resenha.
    Gostei muito do enredo, com certeza eu daria uma chande.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir