sábado, 4 de setembro de 2021

Resenha - Existência

 


Título:  Existência  - Existence #1
Autor:   Abbi Glines
Editora:  Charme
Classificação: 
Páginas: 216
Sinopse: O que acontece quando você é perseguida pela Morte? Você se apaixona por ela, é claro. Pagan Moore, de dezessete anos, enxergou almas durante toda a vida. Quando percebeu que os estranhos que via com frequência atravessando paredes não eram visíveis para mais ninguém, começou a ignorá-los. Se não as deixasse perceber que ela conseguia vê-las, as almas a deixavam em paz. Até que Pagan saiu do carro no primeiro dia de aula e viu um cara incrivelmente sexy descansando em uma mesa de piquenique, olhando para ela com um sorriso divertido. O problema é que Pagan sabe que ele está morto. Ele não apenas não vai embora quando ela o ignora, como faz algo que nenhuma das outras já fez antes: ele fala. Pagan se sente fascinada. O que não percebe é que sua hora marcada para morrer está se aproximando e que a alma perversamente bela por quem ela está se apaixonando não é alma, de forma alguma. Ele é a Morte e está prestes a quebrar todas as regras.


Existência foi um dos meus primeiros contatos há muitos anos atrás com a autora Abbi Glines. Antes de ler seus livros de romance, eu acabei conhecendo essa fantasia dela e lembro que na época eu adorei a história. Com uma pegada bem juvenil, vamos acompanhar a história de Pagan e todo o sobrenatural que a cerca.

Pagan Moore é uma jovem de dezessete anos que sempre teve algo incomum desde cedo. Ela enxerga almas. Quando ela percebeu que as pessoas que ela via não eram vistas por outros e conseguiam atravessar paredes ela começou a ignorá-los de todas as formas, pois se eles soubessem que ela conseguia enxergá-los eles a atormentavam sempre. 

Mas as coisas mudam quando Pagan vai para a escola no primeiro dia de aula e encontra um jovem totalmente atraente que não para de olhá-la. O problema é que ela sabe que ele é uma alma e está totalmente morto. Só que agora o jovem rapaz que ela descobre que se chama Dante não para de segui-la e o pior de tudo tudo é que ele começa a conversar com ela.

Mesmo sabendo que é errado, Pagan começa a cada vez mais se aproximar de Dante, o que ela não sabe é que Dante não é uma alma comum e está ali por um objetivo terrível. Pagan tem que morrer e Dante é o responsável por levar ela embora.

''Ele não era um espírito normal. Ele sempre me disse que era diferente. Agora eu entendia. A existência dele era fria e solitária.''




Existência apesar dessa pegada sobrenatural é um livro bem juvenil com história de fantasia e romance. 
Quando eu li há alguns anos atrás eu achei a história incrível e tinha até favoritado ele. Engraçado que após vários anos depois eu peguei o mesmo livro para ler, mas a sensação de leitura foi bem diferente. Achei vários pontos muito clichês na história que deixou alguns aspectos a desejar na minha opinião.

O livro é bom, tem personagens interessantes, tem uma história bem trabalhada, mas faltou desenvolvimento mais dos personagens, uma evolução maior deles para que a leitura fosse mais prazerosa.

Pagan é uma garota bem comum, não vi nada de diferente nela que a faça uma protagonista interessante. Pelo contrário ela puxa bem para o lado adolescente romântica na fase de descoberta das coisas. Acho que se a personagem fosse um pouco mais ''madura'' a história teria sido melhor ainda.

Dante é aquele tipico personagem sombrio, misterioso e sensual que aparece nos livros. Um personagem com personalidade marcante, mas pesa para o mais do mesmo do que encontramos nos livros de fantasia. Não que eu não tenha gostado dele, porque eu gostei sim, mais acho que se a história tivesse ''mais'' páginas e falasse um pouco mais do personagem sem revelar os mistérios teria sido bem mais legal.

O romance dos personagens eu achei um pouco rápido, mas não deixa de ser bom acompanhar o relacionamento de Pagan e Dante ao longo do livro.
A ambientação não é tão explorada devido não ser o foco da história, mas acaba sendo satisfatório no geral a forma que a autora apresentou tudo.


Foi muito bom reler Existência  depois de anos e ver o quanto nossa opinião muda e o quanto vamos evoluindo nas leituras e tendo uma visão maior delas ao longo do tempo. Para quem gosta de fantasias e aquele tipico romance clichê juvenil com certeza vai curtir essa história da Abbi Glines, A história de Pagan e Dante só está começando e vamos ver muito mais delas ao longo dos outros dois livros da trilogia. 


  • Gostei dos personagens no geral
  • A premissa da história é muito boa;
  • O romance apesar de juvenil é gostosinho de acompanhar;
  • As reviravoltas são interessantes;
  • Poderia ter um romance mais trabalhado;
  • Alguns pontos poderiam ser mais explorados;
  • Faltou maior desenvolvimento dos personagens;
  • A protagonista é bem ''morna''.

6 comentários:

  1. Oi, Jessica. Tudo bem? Apesar das ressalvas este livro me parece ser agradável de ser lido. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess, tudo bem?
    Então, eu gosto dos livros da Abbi porque eles são rápidos, quando a gente está encalhada, ela é uma boa pedida, porém não me animei muito a ler este por ter essa pegada meio... 'sobrenatural'. Não funciona tão bem comigo, infeilzmente!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess! Eu sempre curti este tipo de história e li este livro faz pouco tempo, mas não causou o mesmo impacto que causaria há alguns anos atrás, tudo isso em razão de eu ser hoje uma leitora mais madura. No entanto é bom para passar o tempo e matar a saudade deste tipo de clichê. Gosto também da escrita desta autora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Conheci o trabalho da Abbi Glines com os livros New Adult dela, mas por mais que eu tenha gostado da escrita eu passei muita raiva com os livros dela hahaha
    Gostei da premissa desse livro juvenil dela, e acho que faria bem mais sucesso se tivesse saído por aqui na mesma época dos livros da trilogia Mara Dyer!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, adorei a capa e a história parece intrigante. Não sei se leria, mas quem sabe.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess! Tudo bom?
    Esse livro passa bem aquela vibe de romances paranormais e sobrenaturais da época que Hush Hush e Crepúsculo estavam bombando, né? Não sei se me atrairia tanto hoje em dia, mas deixo em aberto porque as vezes dá saudade de histórias bobinhas assim!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir