quinta-feira, 29 de julho de 2021

Resenha - O Jogo do Coringa



Título:  O Jogo do Coringa - Warcross #2

Autor: Marie Lu
Editora: Rocco
Classificação: 
Páginas: 304
Sinopse: O que fazer quando a mais popular tecnologia de realidade virtual está interferindo diretamente no cérebro dos usuários? Em O jogo do coringa, sequência de Warcross, a hacker adolescente Emika Chen precisa decidir se vale a pena o risco de aceitar a proposta do misterioso Zero e enfrentar Hideo Tanaka, o bilionário dono da Henka Games. O poderoso Hideo, além de idolatrado por crianças, jovens e adultos, conquistou o coração de Emika, que terminou o romance ao descobrir que ele era o criador do programa que acabou com o livre-arbítrio de boa parte da população mundial.
A oito dias da cerimônia de encerramento do campeonato mundial de Warcross, jogo de realidade virtual que encanta multidões, Emika Chen caminha pelas ruas de Tóquio com a sensação de estar sendo observada. Ela vai se encontrar com os integrantes do Phoenix Riders, seus antigos companheiros de time, para falar sobre o perigo da nova versão das lentes NeuroLink, que permitem ao usuário criar mundos virtuais indistinguíveis da realidade. Desenvolvido por Hideo Tanaka, criador do Warcross, o equipamento tem um algoritmo que controla os usuários e já chegou a 98% dos habitantes do planeta. Emika e seus amigos estão entre as poucas pessoas que podem fazer a situação voltar ao normal, mas precisam ser rápidos – as versões do NeuroLink usadas por eles serão atualizadas durante o evento que marca o fim da competição.
Mas a perspectiva de ter o cérebro controlado por Hideo não é o único problema de Emika: ela é alvo do misterioso Zero, que diz querer deter o dono da Henka Games e fará de tudo para a jovem trabalhar com ele. Desconfiada, a hacker hesita, mas aceita a proposta quando descobre que sua cabeça está a prêmio entre os caçadores de recompensas e é salva por Jax, uma assassina profissional enviada por Zero. Mesmo se comprometendo a colaborar com a destruição de Hideo, Emika tem esperança de convencer o bilionário a desativar o algoritmo sem precisar recorrer à violência.
Paralelamente, Emika investiga Zero e descobre que ele, na verdade, é Sasuke, o irmão mais novo de Hideo que desapareceu quando os dois eram crianças. Enquanto Hideo sempre falou com carinho e saudade do caçula, cujo desaparecimento a família nunca superou, Zero é frio em relação ao irmão e parece não sentir falta dele e dos pais. O que terá provocado tamanha indiferença? Com a ajuda dos Phoenix Riders, a hacker está disposta a desvendar o mistério, mas ao correr atrás dessa história ela pode colocar em perigo a própria vida, a de Hideo e a de seus amigos.


O Jogo do Coringa é o segundo e último livro da duologia Warcross escrito por Marie Lu, nessa sequencia a história está cada vez mais intensa e cheia de revelações surpreendentes que fará o leitor ficar vidrado.

Seguindo os acontecimentos do livro anterior Emika Chen é uma jovem de dezoito anos que nunca teve uma vida fácil desde cedo, desde de pequena Emika sempre foi boa com Hackers e códigos e depois do sucesso do Neurolink, um óculos em que todos podem viver uma realidade virtual criado por Hideo Tanaka, Emika vive para lá e cá tentando resolver sua vida, mas o que Emika não imaginava há um ano atrás é ter tentando roubar um item do jogo mais famoso do mundo e ela fosse descoberta e Hideo a contratasse para ser a espiã dele para tentar descobrir quem é o hacker que está tentando destruir toda a realidade virtual.

No meio de vários mistérios e revelações assustadoras, Emika fica em um caminho cruzado e precisa decidir de que lado ela vai ficar, principalmente agora que a nova versão das lentes NeuroLink tem um algoritmo que controla os usuários e já chegou a 98% dos habitantes do planeta. 
Emika e seus amigos estão entre as poucas pessoas que podem fazer a situação voltar ao normal, mas precisam ser rápidos em descobrir a verdade por trás de tudo.

Sem saber se fica ao lado de Hideo e tenta fazer ele mudar de ideia sobre seu plano ou fica do lado do famoso hacker Zero, que diz querer fazer de tudo para parar Hideo e seus planos.
Desconfiada e sem saída, Emika aceita a proposta quando descobre que sua cabeça está a prêmio entre os caçadores de recompensas e é salva pela equipe de Zero. Mas EmiKa antes de fazer sua escolha definitiva, resolve investigar o passado de Zero e sua conexão do Hideo, para por fim entender como o passado dos dois está afetando o futuro de todo o mundo.




Antes de ler  O Jogo do Coringa vi algumas resenhas tanto positivas quanto medianas a respeito da finalização da história, e talvez por ir com um certo ''pé atrás'' na obra, acabei me surpreendendo positivamente e gostando muito do que encontrei nesse segundo livro.

Marie Lu consegue deixar a sequencia eletrizante, temos vários plots dentro do livro e a autora a todo instante quer nos enganar a respeito de quem é realmente o vilão na história. 

De um lado temos nosso personagem misterioso Zero que no fim de Warcross é revelado a identidade dele, e o mistério dele ter desaparecido e também o porque dele ter se tornando tão frio e indiferente depois de tantos anos. Logo de cara podemos ver que Zero não é totalmente confiável e a autora vai nos jogando de outro lado que ficamos na dúvida se Zero pode ser confiável mesmo. Achei o desenvolvimento do personagem muito bem elaborado e não imaginava todas as revelações da autora que me deixaram surpresa com tudo.

Temos também Hideo que é outro personagem que fica no meio da linha. É um vilão? É um mocinho? Suas atitudes são boas ou más? E acho que é nesse ponto que a autora quer chegar. O que é um vilão para você? O que você considera uma atitude má e ruim? Será que não somos mocinhos e vilões ao mesmo tempo?
Gostei muito do desenvolvimento do personagem até sua finalização e revelações.

Temos Emika por outro lado que é nossa mocinha que quer fazer o certo, mas tem conflitos e sentimentos em jogo, mas mesmo assim, senti bastante firmeza nela e nas suas atitudes. Emika é forte, destemida, mas ao mesmo tempo sua insegurança traz mais realidade para a história fazendo a personagem mais ''humana''. 

Como comentei ali em cima, o livro tem bastante plots e revelações bem interessantes, a trama flui muito bem do inicio ao fim e a gente não vê a hora de descobrir todos os segredos da história. Nesse quesito eu fiquei surpresa com várias revelações, outras nem tanto, mas no geral acabou sendo bem satisfatório.

A ambientação continua riquíssima em detalhes principalmente do lado da fantasia devido ao mundos mágicos e tudo que é criado através dos óculos de realidade virtual, e esse é um ponto bem bacana do livro para os amantes do gênero, você vai viajar muito na história da Marie Lu. 

Gostei da finalização da história, achei que a autora conseguiu fechar bem os pontos, tivemos um final muito bom para todos os personagens, tanto os principais quanto os secundários e tudo que girou ao redor desse mundo e as consequências dele também. 


O Jogo do Coringa  é um sequencia de tirar o folêgo e nos deixa ávidos por mais e ao mesmo tempo satisfeitos dentro desse universo de Warcross criado pela autora. Gostei muito de ambos os livros e a exploração dos personagens. A ambientação ainda continua para mim sendo um dos pontos fortes do livro e termino essa história com a sensação de que tudo foi concluído de uma maneira justa e elaborada.


  • Ambientação rica em detalhes e fantasia;
  • A autora nos traz lições importantes na história;
  • Plots bem elaborados;
  • Boa finalização da duologia;
  • Personagens foram bem trabalhados durante os dois livros;
  • Termino o livro com a sensação que tudo foi finalizado;
  • Gostei de como a autora trabalhou o final da série;
  • Livro flui muito bem do começo ao fim.
  • Nenhum.


9 comentários:

  1. Oie
    Ainda não li esta série, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora. Adorei saber sua opinião sobre.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ooi
    Eu tenho Warcross mas ainda não peguei para ler. Amo essa autora e sei que sendo algo dela só pode ser de tirar o folego mesmo.
    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.
    Eu só tinha lido resenhas negativas dele e acabei amando igual o primeiro. Não vi o que tanto decepcionou o povo nesse livro. A autora foi fabulosa como em tudo o que ela escreve.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica. Tudo bem? Que bom que gostou da obra. Parece bom. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu já tive vontade de ler esse livro, nem sabia que tinha sido lançado a continuação.
    confesso que depois até esqueci da existência, mas que bom que gostou e que achou a leitura eletrizante e que a história teve um bom final.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess,
    Eu sempre falo que vou ler mais uma série da Mari Lu e sempre enrolo!
    Gosto bastante da autora, preciso tomar vergonha na cara e comprar os livros dela.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou com o primeiro livro da duologia aqui, mas ainda não li. Peguei ele por ter criado expectativas depois de tantas resenhas positivas a respeito. Fico ainda com mais expectativas, sabendo que o segundo volume também é bom e traz um final satisfatório para a história. Me deu ainda mais vontade de conferir, principalmente por curtir a escrita da autora.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Eu li essa sequência recentemente e foi maravilhosa. Fiquei sofrendo pelos personagens, mas amei tantooo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess! É bem animador saber que um final de série traz um desfecho coerente, que satisfaz quem acompanhou a saga dos personagens. Adoro esta autora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir