segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Resenha - Batman - Criaturas da Noite


Título:  Batman - Criaturas da Noite
Autor: Marie Lu
Editora: Arqueiro
Classificação: 
Páginas: 256
Sinopse: As criaturas da noite estão caçando a elite de Gotham. Bruce Wayne é o seu novo alvo.
Bruce Wayne está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, além do controle das indústrias Wayne. No entanto, no dia do seu aniversário, ele faz uma escolha impulsiva e é condenado a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade.
Lá ele conhece Madeleine, integrante das Criaturas da Noite, um grupo radical que deseja acabar com a elite de Gotham. Até então, a moça se recusava a confessar seus crimes ou informar à polícia os futuros ataques que planejavam, mas ela resolve se abrir para Bruce Wayne, dando início a um perigoso jogo de sedução e inteligência.
Será que o jovem Wayne vai conseguir convencê-la a revelar todos os seus segredos ou ela está apenas manipulando-o para arruinar Gotham? Enquanto o golpe final das Criaturas da Noite se aproxima, Bruce percebe que não é tão diferente de Madeleine. E, mesmo longe de se tornar o Cavaleiro das Trevas, precisará provar que está preparado para deter uma das maiores ameaças que Gotham já presenciou.


Batman Criaturas da Noite é o segundo livro da série Lendas da DC escrito dessa vez pela autora Marie Lu ( uma das minhas queridinhas) e estava bem ansiosa para ver o que a autora nos traria do mundo do Batman em sua história.
Lembrando que os livros podem ser lidos em qualquer ordem, pois são histórias independentes.

Bruce Wayne é um jovem de 18 anos que está prestes a terminar a escola junto de seus amigos e seguir sua vida com um adulto trabalhando na empresa que seus pais lhe deixaram depois da trágica morte deles. Bilionário e muito conhecido na cidade de Gotham, Bruce tem uma vida invejada por muitos e nunca soube o que era ter uma vida mais simples. Mas apesar disso, Bruce sente que precisa conhecer mais da cidade e das pessoas que vivem nela, principalmente na parte mais pobre e sombria.

Perdido em pensamentos depois de um conflito em uma festa, Bruce acaba se envolvendo em uma fuga de bandidos poderosos chamado Criaturas da Noite que assassinam os ricos e corruptos de Gotham, vingando as classes mas pobres do roubo e corrupção. Sendo obrigado a fazer serviço comunitário mesmo tendo ajudado a polícia a capturar um deles, agora Bruce trabalhará meio período no Asilo Arkhan um dos maiores presídios e mais poderosos onde se tem os piores bandidos e assassinos do mundo.

Bruce acaba conhecendo um pouco mais do mundo deles através do presidio, mas o que realmente o acaba intrigando é a garota presa na última cela do corredor dos piores assassinos do mundo. 

Só que a jovem garota chamada Madeleine não está nem um pouco disposta a colaborar com a polícia, e não parece aos olhos de Bruce, assim tão perigosa e terrível quanto eles falaram. E o mais estranho é que a única pessoa que ela retorna o interesse e interage é com ele a polícia percebe uma oportunidade a ser usada, colocando o jovem Wayne em contato com uma dos membros das Criaturas da Noite, mas o que Bruce não imaginava é que sua vida pode interligada as  Criaturas da Noite mais do ele imagina. 
 “Para alguém que tem tudo, há trevas em seu coração.”

Batman Criaturas da Noite consegue nos trazer uma história criativa e Marie Lu conseguiu trazer a essência do Batman, mas em uma versão mais jovem e adolescente do personagem.
Gostei da escrita da autora nesse livro, pois é simples e objetiva, não temos nada acelerado demais e cansativo. Marie Lu vai direto ao ponto de uma forma bem positiva.

Falando nos personagens, não posso dar uma opinião profunda sobre Bruce Wayne, pois acompanho só algumas coisas relacionado ao Batman, então tem muita coisa na história do personagem da DC que eu não conheço, mas pelo meu conhecimento e pela escrita da autora eu gostei muito da forma que ela trabalhou seu personagem, um jovem cheio de sombras de um passado terrível, que carrega até hoje esse peso, mas, mesmo assim, ela não tirou a essência jovem de um garoto prestes a se formar na escola e conhecer mais do mundo adulto.

Os personagens secundários são bem trabalhados, principalmente nossa vilã Madeleine para quem leu os livros da autora especificadamente Jovens de Elite, sabe que ela escreve bem no ponto de vista de vilã, e com esse livro não foi diferente. Marie trabalha bem nossa vilã e apesar de uma história rápida a gente consegue ver uma profundidade nos personagens e confesso que eu facilmente leria uma sequência se ela escrevesse. 

A ambientação também não passa despercebida na história e conhecemos um pouquinho da cidade Gotham, apesar de não ser o ponto principal da trama. Gostei muito forma que a autora abordou os temas de poder, dinheiro e corrupção e como aquele mundo é tão realístico ao nosso.

A diagramação da editora foi muito bem feita, desde a capa que retrata bem o personagem, assim como as letras e artes do texto. Tambem não encontrei erros durante a leitura.

Por fim, posso dizer que Batman Criaturas da Noite foi um bom livro e uma excelente história desse universo tão querido para muitos, foi muito legal conhecer Bruce Wayne mais jovem sem ser literalmente o Batman ainda, mas já vê o porque ele se tornou quem era. A história é bem trabalha, com uma escrita fluida e direto ao ponto e acima de tudo com a garantia de qualidade que a Marie Lu tem em suas histórias.

13 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia a obra, gostei da edição da capa e achei bem legal a sua resenha, é tão bom quando nos conectamos com a leitura e ela se torna fluida, muitas vezes leio um livro grande de uma só vez porque a leitura fica leve e tenho tempo esses dias.
    Eu quero ler, quero conhecer a essência do batman não só através dos filmes mas, esse livro vai me apresentar isso.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto ler a obra!!! A autora vem me surpreendendo e eu adoro o Batman. Quero muito ler esse <3

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu quero ler esse livro, li um outro da série escrito por outra autora e gostei, eu já vi uma versão do Bruce jovem na série gotham, mas esse livro parece trazer uma outra versão desse jovem milionário.
    Que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu até que curti a história, mesmo sendo ela uma versão de romance com Batman e Mulher-gato-mas-que-não-pode-ser-chamada-de-Mulher-gato... enfim.. eu até que gostei do Bruce (não sou muito fã do personagem)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi nenhum entretenimento em que o Batman é "adolescente" (nessa faixa entre quinze e vinte anos), então achei bem legal a premissa desse livro. Conheço o personagem pelo que já me foi apresentado em filmes, animações e séries, mas nunca li livros ou hq, então, esse livro entrou na minha wishlist.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jessica! Livros do Batman costumam me agradar bastante, muito embora o Homem Morcego não seja meu herói predileto. Me parece um livro muito bom de ser lido. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica!
    Curti bastante sua resenha, ainda não tive oportunidade de ler esses livros que foram lançados de HQ, mas deu pra ver que são bem estruturados. Fiquei curiosa.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jess

    Eu não tenho interesse da série por ela ter essa pegada mais jovem, mas é bacana ver autores consagrados envolvidos nesse projeto.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess, eu não li a obra, mas gosto bastante do Batman e todo mundo elogia a autora, ainda pretendo conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Jess,
    Eu gosto de releituras, então daria uma chance a série só pela curiosidade mesmo. Fora que adoro o Batman e fiquei curiosa com o lance das Criaturas.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro histórias de super heróis, não conhecia esse livro e já quero pra ontem hahahaha.

    Beijinhos,
    Renata

    ResponderExcluir
  13. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Larissa Fagundes

    ResponderExcluir