terça-feira, 12 de maio de 2020

Resenha - Everless



Título: Everless - Prisioneiros do Tempo e do Sangue
Autor:  Sara Holland
Editora: Morro Branco
Classificação: 
Páginas: 368
Sinopse:  No reino de Sempera, os ricos controlam tudo – até o tempo. Desde a era da alquimia e da magia, horas, dias e anos são extraídos do sangue e vinculados a moedas de ferro. Agora, aristocratas como a família Gerling prosperam por séculos, enquanto os pobres sangram até morrer.

E ninguém guarda mais rancor deles do que Jules Ember. Uma década atrás, ela e seu pai eram serviçais em Everless, a propriedade feudal dos Gerling, até que um fatídico acidente os obrigou a fugir. Agora, desesperada para ganhar mais tempo, Jules precisa retornar a Everless em meio às preparações para o casamento de Roan, o mais jovem Lorde Gerling, com a filha da Rainha.
Entre a inesperada bondade de Roan, a crueldade de seu irmão Liam e os terríveis rumores que rondam a Rainha, Everless traz mais tentações – e perigos – do que Jules jamais imaginou. As histórias de sua infância começam a ganhar outro significado, revelando um passado que ela mal reconhece e uma rede de nefastos segredos que podem mudar o seu futuro – e o curso do próprio tempo – para sempre.


Everless estava na minha lista de leitura muito antes da editora Morro Branco trazer essa história para cá. Como sou fascinada por livros que trabalhem com o tempo, viagens no tempo e etc, me vi encantada pela sinopse e mais encantada ainda quando terminei de ler essa história intrigante.

No reino de Sempera, o tempo é sangue.  Desde muito tempo atrás horas, dias e anos são extraídos do sangue das pessoas e vinculados a moedas de ferro, onde outras pessoas utilizam para ter mais tempo. Os ricos acabam comandando e vivendo muito tempo, já os pobres precisaram trabalhar e pagar os impostos com os próprios dias de vida.

E é assim que conhecemos Jules Ember, uma jovem garota que vive com o pai em um vilarejo de Cofton sobrevivendo do jeito que podem.Há anos atrás Jules e o pai serviam em Everless, uma das maiores propriedades do reino onde a família Gerling administra. Mas com um acontecimento do passado e um acidente, fizeram Jules e o pai serem expulsos de Everless e morarem agora na miséria.

Com um ódio mortal por Everless e os Gerling, Jules jurou que nunca mais colocaria os pés naquele lugar, mas as circunstancias mudam quando seu pai está com pouco tempo e eles não possuem mais recursos para pagar as dividas. 

Desesperada para conseguir mais tempo, Jules precisa voltar a Everless para trabalhar novamente naquele lugar. Lá ela reencontrará Roan seu amigo de infância e filho dos donos do lugar e também Liam o garoto que é responsável por toda sua ruína. 
Mas o que era para ser um simples trabalho por mais tempo, muda conforme segredos e mentiras surgem do passado de Jules e agora caberá a ela descobrir quem ela realmente é antes que o tempo se acabe.
" Talvez eu também seja um mistério - um segredo - que precisa ser desvendado."

Everless nos intriga desde o começo conforme vamos entendendo como funciona aquela sociedade e como o sangue e tempo tem um poder enorme na vida das pessoas. De inicio conhecemos a vida dos mais pobres e sofridos que lutam diariamente para sobreviver e aos poucos vamos conhecendo um pouco mais da sociedade rica, mimada e que vive em cima dos menos favorecidos, vivendo por anos e anos sem se preocupar com nada. O que não está tão longe da nossa realidade se analisarmos.

Claro que já vou dizer que Everless tem tudo o que uma boa fantasia precisa para uma historia ser interessante, temos reviravoltas, temos romance e é claro aquele pequeno clichê da protagonista ser o centro da história e de todo o mistério que a cerca. E apesar de todos os pontos clichês que tem em todas as fantasias não consegui deixar de gostar da história mesmo assim. É como ler romance de época, sempre naquele mesmo enredo, mas não deixa ser viciante ler várias e várias histórias.

Os personagens são bem trabalhados, desde a protagonista até mesmo os secundários e todos tem papel importante na trama, ligando tudo a Jules é claro.
Achei legal a personagem não saber nada do seu passado, ela começa a história do zero, sem entender como algumas coisas estranhas acontecem ao seu redor, e sem entender qual ligação isso tem como ela, e e bacana você ir descobrindo junto com ela o  que está acontecendo e ir ligando os pontos pouco a pouco. Claro que tem algumas coisinhas clichês, que é bem óbvio desde o inicio, mas isso não tira o brilho que o livro tem.

Falando em Jules, gostei muito de sua personalidade, ela é forte e corajosa, mas tem suas incertezas e duvidas assim como todos nós. É uma personagem que tem seus objetivos e corre atrás de entender o seu passado e o de seu pai.
Claro que temos personagens que sabem sobre a vida de Jules e isso deixa a trama interessante e um certo mistério para tentarmos ligar aquele personagem a ela e seu passado.

Não vou falar dos outros personagens para não dar muitos detalhes da história e não pegar certos spoilers, mas todos tem um papel bem crucial na trama. Acredito que vou poder falar deles na próxima sequencia.

A ambientação está muito bem trabalhada, vemos que estamos em uma época antiga como quase todos os livros de fantasia são narrados, mas temos boas descrições dos ambientes ao redor da história.

Achei bacana o trabalho com o sangue e o tempo e forma como ele se torna metal e que pode ser dissolvido e outra pessoa pode beber e ganhar o tempo daquela pessoa que deu. Achei a explicação bem coerente e interessante.
As histórias e lendas passadas foram bem contadas e aos poucos vamos tentando entender melhor o significado de tudo aquilo ao longo da história e o que se encaixa ou não com a personagem principal.

As reviravoltas foram o que fizeram eu favoritar a história, confesso que esperava uma coisa e foi outra e por isso acabei terminando a leitura bem satisfeita.

A diagramação da editora está muito feita e trabalhada. Não encontrei erros durante a leitura. 
Para concluir, posso dizer que Everless alcançou minhas expectativas e se mostrou uma excelente fantasia. Espero muito que editora não demore para lançar o segundo livro por aqui, por já estou ansiosa para saber o que acontecerá com Jules e os outros personagens.

12 comentários:

  1. Olá, Jéssica.
    Acho que é um sinal para eu ler esse livro porque meu sobrinho estava falando sobre ele domingo. Ele não lembrava o nome mas me descreveu o enredo hehe. Amei a capa e já vou colocar na minha lista de desejados.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha Jéssica, a capa desse livro está sensacional, apesar dos clichês, acho que iria gostar também! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados, Angie Ammeline.Na Amazon Kindle.

      Excluir
  3. Oi, Jessica como vai? Que capa deslumbrante. Sua resenha ficou incrível, parabéns. Me parece uma leitura esplendorosa. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece incrível,sua resenha me trouxe curiosidade, acho que vou tentar ler.
    Beijos
    Vibe Da Maria

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess! Faz tempo que não leio uma fantasia empolgante e já gostei desse, vou adicionar na lista. Tomara que eu ache com um preço legal. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. O tanto que eu quero ler esse livro não tá escrito kk. Eu vejo ótimas opiniões sobre ele e também quero ler por ser fantasia, meu gênero favorito. O fato de ter reviravoltas, me anima duplamente.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jess!

    Que capa extraordinária! Muito bem feita mesmo! Ainda não conhecia a obra, e também não sou muito chegada em histórias sobre viagem no tempo, mas esse sem dúvidas vale a pena a leitura! Adicionando já nos desejados :D

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados, Angie Ammeline.Na Amazon Kindle.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    não conhecia, mas já fiquei curiosa e até coloquei na minha lista de desejado, faz tempo que não leio nado do estilo e esse realmente chamou minha atenção, gostei da dica.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adoro o fantasia e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Preciso desse livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. A premissa do livro me lembrou o fime O Preço do Amanhã, e apesar de nunca ter lido o gênero de fantasia, esse livro conseguiu me chamar a atenção, então creio que como iniciante nesse tipo de história, os clichês não vão me incomodar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir