segunda-feira, 15 de junho de 2020

Resenha - Através do Universo




Título: Através do Universo
Autor: Beth Revis
Editora: Novo Século
Classificação: 
Páginas: 408
Sinopse: Amy deixou para trás seus amigos, seu namorado, seu mundo inteiro para se juntar aos pais a bordo da nave espacial Godspeed. Para a longa viagem, ela e seus pais foram criogenicamente congelados, esperando enfim acordarem em um novo planeta: Terra-Centauri. Porém, cinquenta anos antes do previsto, a câmara criogênica de número 42 é misteriosamente desligada, e Amy se vê forçada a sair de seu profundo sono de gelo. Alguém havia tentado matá-la. Agora, Amy está presa em um novo – e pequeno – mundo, onde nada parece fazer sentido. Os 2312 passageiros a bordo de Godspeed são liderados pelo tirânico e assustador Eldest. Elder, seu rebelde sucessor, parece ao mesmo tempo fascinado por Amy e ansioso por descobrir nele mesmo tudo o que se espera de um líder. Amy quer desesperadamente confiar em Elder, mas será que ela deve colocar seu destino nas mãos de um garoto que jamais conhecera a vida fora daquelas frias paredes de metal? Tudo o que Amy sabe é que ela e Elder devem correr para desvendar os segredos mais ocultos de Godspeed, antes que o assassino tente matá-la novamente.


Através do Universo é uma história de ficção onde vamos conhecer um mundo diferente do nosso e ao mesmo tempo o que aconteceria se fossemos viajar através do espaço para outro planeta.


A nave  Godspeed  saiu do planeta terra e está para percorrer 300 anos até chegar no planeta Centauri onde pessoas de diversos setores e profissões se voluntariaram para serem criogenicamente congelados por 300 anos e acordarem quando a nave espacial chegar ao planeta. Assim eles trabalham e entendem melhor o solo e poderão construir uma nova vida nesse outro planeta.

Elder é um jovem que vive na nave espacial Godspeed desde que nasceu. E desde pequeno ele já sabia que seria o líder daquele povo um dia. Eldest que é o líder da nave e professor de Elder comanda tudo com seu punho de ferro e sabe o que é melhor para todos, mesmo que para isso Elder tenha que ficar no escuro e conhecer poucas coisas.

Amy que é filha de cientistas resolveu embarcar junto com seus pais na nave para poder vivem com eles no planeta Centauri. Só que ela jamais imaginaria que viver congelada por tanto tempo poderia ser tao triste e solitário. Só que misteriosamente Amy é acordada 50 anos antes da nave pousar e cabe ela entender o motivo de terem despertado ela. Ou melhor tentado matá-la.

Há um assassino na nave que está matando os congelados aos poucos e cabe a Elder e Amy decifrar esse mistério e tantos outros que estão escondendo deles. O que será que Godspeed esconde tanto a ponto de ninguém saber a verdade por trás dessa viagem? Será que Eldest, o líder da nave está dizendo toda a verdade?

“As Estrelas, essas estrelas reais, são as coisas mais bonitas que eu já vi. As estrelas me fazem acreditar que existe um mundo lá fora, além dessa nave.”

Através do Universo é um livro de ficção com uma mistura de romance entre dois personagens que viveram em lugares e de formas diferentes, mas que agora precisam estar juntos para sobreviverem a vida que estão tendo agora.

O livro em si é bem trabalhado na ficção, temos detalhes do congelamento dos personagens, de remédios e substâncias fictícias criadas pela autora assim como um mundo futurístico no espaço.

A narração é dividida entre Amy e Elder e podemos ver o ponto de vista de ambos, já que Amy vem da terra em nosso tempo atual e Elder nasceu na nave que já estava viajando pelo espaço e já tinha uma forma de liderança e vida bem diferentes de antigamente.

Falando nos personagens, Amy é uma jovem determinada e focada em sobreviver e salvar seus pais. Desde o inicio ela resolveu largar toda sua vida, seu futuro e seus amigos pra ficar junto de seus pais em um novo planeta que não sabem se é totalmente habitável e passou por um processo horrível de congelamento para dormir por 300 anos até chegarem lá. A personagem é bem interessante e trabalhada, e gostei bastante da personalidade e atitude dela na história.

Já Elder é um jovem mais ''cru'' pelo fato dele viver dentro de uma bolha e seguir riscamente as regras de Eldest já que ele será o futuro lider da nave. Com uma vida limitada e ''cego'' ao que acontece em sua volta. Achei de inicio o personagem meio imaturo, principalmente quando ele encontra Amy e se apaixona perdidamente por ela sem nem ao menos conhecê-la direito.

O romance como disse ali em cima, no começo é bem forçado já que os personagens mal se conhecem e já estão encantados um com o outro, principalmente Elder pela Amy e talvez por isso não comprei tanto a romantização dos dois.

Os personagens secundários são bem interessantes, e apesar de estarem em segundo plano conseguimos conhecer bem cada um deles e seus motivos conforme a história vai caminhando.

A narração é calma e bem descrita, o livro flui bem conforme vamos lendo e descobrindo junto com os personagens os segredos e mentiras envoltos daquela nave. Sobre a diagramação ela está bem feita e não encontrei erros durante a leitura.

Para finalizar, posso dizer que Através do Universo foi no geral um bom livro de ficção, nada tão surpreendente, mas que consegue te cativar mesmo assim. É uma história bem trabalhada e que tem um bom potencial para os dois próximos livros da trilogia.

14 comentários:

  1. Olá!
    Gostei de saber que é uma história bem trabalhada e estou gostando muito de ler livros de ficção, acho que no momento esses livros estão entrando de uma maneira bem rápida na minha vida.
    Gostei dessa indicação.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sou muito chegada em ficção, mas sabe que fiquei curiosa? Parece interessante essa leitura!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica tudo bem? Me parece um bom livro. Nunca li nada de autora. Como gosto de ficção acho que o livro me agradaria. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Leio poucos livros relacionados ao gênero, mas gostei da premissa de Através do Universo, inclusive, ela me fez lembrar o filme Passageiros.
    Amei a capa do livro também.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Não tenho muito costume de ler nada nesse gênero, tenho começado a me aventurar por ficção científica recentemente mas estou indo devagar haha
    Fico feliz que tenha tido uma boa experiência, mesmo que não tenha sido muito surpreendente!

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi
    não conhecia esse livro, porém a premissa chamou minha atenção e achei interessante isso deles ficarem congelado por tantos anos, até me lembrou uma das temporadas de the 100, gosto de história do estilo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, tudo bem? Apesar de não me parece muito impactante, achei a premissa boa e fiquei interessada nos protagonistas! Espero que os próximos livros continue agradando!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jéssica.
    Lembro que na época que lançou esse livro eu fiquei muito interessada. Tanto pela sinopse como pela capa que achei maravilhosa. Mas depois fui perdendo a vontade e agora não sei se leria ele já que não curto tanto assim o gênero.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Aplicativos e Dicas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jess!

    Que pena que o romance é forçado, é tão difícil a gente se envolver e torcer pelo casal nesses casos :( mas fiquei bem interessada na parte de ficção, gostei da proposta de onde eles moram e de ter que aprender a sobreviver de um modo totalmente diferente.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessada porque gosto muito do gênero. É uma pena que não tenha sido um livro excelente, espero que ele seja melhor nos demais volumes.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Ah não!! Que história incrível! Ficção desse tipo é comigo mesmo! Eu ainda não conhecia o livro, mas agora estou bem animada come ele. Amei sua resenha ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jess

    Menina, não lembro de ter visto esse livro por aí não, acho que essa é a primeira resenha dele que leio. Eu não gosto do gênero, então dificilmente leria, mas pesquei várias coisinhas que já vi em alguns filmes aqui e ali.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jess! Quando saiu eu quis muito ler, mas acabei deixando de lado e hoje não tenho mais como uma prioridade. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir