segunda-feira, 20 de abril de 2020

Resenha - Finale


Título: Finale - Caraval #3
Autor: Stephanie Garber
Editora: 
Classificação: 
Páginas: 416
Sinopse:  Faz dois meses desde o último Caraval , dois meses desde que os Destinos foram libertados de um baralho de cartas encantado, dois meses desde que Tella viu Lenda e dois meses desde que Lenda reivindicou o trono do império como seu. Agora, Lenda está se preparando para sua coroação oficial e Tella está determinada a impedi-la. Ela acredita que sua própria mãe, que ainda permanece em um sono encantado, é a herdeira legítima do trono.
Enquanto isso, Scarlett começou seu próprio jogo. Ela desafiou Julian e seu ex-noivo, o conde Nicolas d'Arcy, para uma competição em que o vencedor receberá sua mão em casamento. Finalmente, Scarlett sente como se estivesse no controle completo de sua vida e futuro. Ela só não sabe que o passado de sua mãe a colocou em maior perigo de todos.
Caraval acabou, mas talvez o maior jogo de todos tenha começado - com vidas, impérios e corações todos em jogo. Desta vez não há espectadores: apenas quem vencerá ... e quem perderá tudo.



Finale é o terceiro e último livro da trilogia Caraval, e eu não poderia deixar de conferir essa história depois de terminado Lendário, como eu sei que a editora Novo Conceito infelizmente é enrolada e nem realmente sei se vai sair por aqui esse livro, acabei encontrando online o e-book de Finale e não pensei duas vezes em ler e finalizar essa história incrível que vai me deixar muita saudade desses personagens.

Nesse terceiro livro Donatella venceu o Caraval e descobriu quem realmente é o mestre Lenda, mas com isso vieram outras verdades terríveis que fizeram seu destino e o de sua irmã Scarlet um total pesadelo.

Em lendas passadas, no mundo haviam seres imortais e totalmente munidos de magia chamados Destinos, cada um deles tinha um dom mais sombrio e terrível que os outros, e apesar de muitos os cultuarem como deuses, também tinham aqueles temiam os imortais. Com isso houve uma bruxa que conseguiu aprisionar todos os destinos em cartas de baralho e fazer com que o mundo caminhassem em paz novamente para os humanos.

Só que essa mera lenda é totalmente real e Donatella e Scarlet acabam descobrindo que os destinos estão saindo das cartas e trazendo terror e a caos para o mundo humano. Sem saberem, ambas as irmãs estão mais do que interligadas nesse mundo de imortais do pensam, e precisarão ficar unidas se quiserem realmente uma chance de tentar vencer esse seres sombrios e viverem em paz.

Com dilemas e romances complicados Donatella e Scarlet partem em por seus caminhos para tentar salvar aqueles que amam, mas para isso ela precisarão de muita força e coragem se quiserem vencer seres imortais cheios de magia. 
Com um reino despedaçado e um mundo cheio de colapso, Tella, Scarlet, Julian e Lenda lutam com tudo que têm para salvar todos os humanos e a si mesmos para por um fim em tanto terror e horror que estão vivendo.
Mas será que o amor e a lealdade será suficiente para salvar o mundo desse terrível destino?



Se Caraval foi mágico, Lendário foi encantador, Finale com certeza foi  o livro sombrio e cheio de dramas e decisões difíceis. Saímos daquele ar mágico que tínhamos nos livros anteriores para entrar em uma situação mais séria e complicada na vida das irmãs Dragnas.

O livro foi uma mistura de tensão, tristeza e muitos caminhos tortuosos, mas mesmo assim não deixou de lado o romance e a força de vontade das personagens para lutarem por uma vida e alcançarem seus sonhos.

Falando em Sonhos acho que essa é a mensagem que a autora quer nos passar dessa história no geral. Que o importante é você correr atrás dos seus sonhos, e que apesar dos percalços e dificuldades você tem que lutar e acreditar, assim como aqueles que acreditam em magia. Sonhos podem se realizar, basta você querer e lutar.

A narração desse livro é diferente dos anteriores, pois em Caraval temos total ponto de vista de Scarlet e em Lendário temos a visão de Donatella e nesse é dividido pelas duas irmãs, mas mesmo assim Tella ainda acaba ganhando certo destaque pelo final do livro anterior e por seu contato com o mestre Lenda.

Falando nas personagens, podemos ver uma grande evolução delas nesses três livros, principalmente em Scarlet que conseguiu sair de uma menina insegura que queria ficar na zona de conforto, para alguém forte, destemida que luta por aqueles que ama. Mas não tirando sua essência doce e meiga.

Tella já é luz e fogo e continua assim nesse livro, apesar dos problemas e dramas que ela vive. É uma personagem querida por todos por ser impulsiva e corajosa, não pensa duas vezes me falar o que pensa ou se sacrificar pelos outros. 

Lenda, acho que já posso falar um pouco dele nesse livro. É um personagem icognita no primeiro, no segundo livro descobrimos sua identidade, mas ainda não sabemos ao certo suas verdadeiras intenções e nesse livro podemos conhecer ele totalmente, entender seus objetivos, seus medos e suas ambições. Que apesar de não ter uma narração, aos olhos de Tella conseguimos compreender bem o personagem e sua magia.

Julian também aparece mais nesse livro, e continuamos vendo um personagem forte, destemido, leal e totalmente apaixonado. Sua personalidade se encaixa totalmente com Scarlet que é mais certinha, Julian traz luz e fogo para ela e os dois se completam muito bem.

Os personagens secundários ganham destaque nesse livro e podemos conhecer um pouquinho dos destinos que autora criou, provavelmente baseado em cartas, o que eu particularmente achei bem interessante. Cada personagem tem uma personalidade distinta, e magias e dons bem legais que fizeram o livro continuar mágico e fantasioso.

A ambientação continua sendo a chave da história e apesar do livro ser mais tenso por conta dos acontecimentos, ainda temos todo aquele ar sonhador e mágico que a autora passa em diversos momentos. 
Quem leu Alice no País das Maravilhas e se encantou com seu mundo mágico? Eu me senti da mesma forma lendo esses livros.

Não posso falar muito da diagramação, mas posso dizer que o livro no geral está muito bem trabalhado e a capa novamente traz um pouco do sentido da história.

Para finalizar, quero dizer que Finale encerrou muito bem a trilogia Caraval e que vou sentir muita saudade dessa historia e que com certeza os livros estão na minha lista de favoritos do gênero de fantasia. 
É um livro totalmente mágico e encantador que merece com certeza está na sua sua estante e no seu coração. Pois em meio a tantas noticias ruins, é bom sonhar e fantasiar novamente.

13 comentários:

  1. Oi Jess!

    Que delicia!
    Eu conhecia Caraval mas não tinha ideia que era trilogia, gostei de saber que ele tira um pouco da realidade e isso é muito bom pra esse momento que estamos passando. Gosto de livros que me tirem da realidade e me façam viver neles.
    Eu vou anotar a dica e quem sabe não pego Caraval em breve?
    Eu li sua resenha em partes porque vi que tinham algumas coisas falando de personagens >_< me desculpaaaa!!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom? Tenho visto muitas resenhas de Caraval desde o lançamento do primeiro livro, e parece que os leitores tem gostado bastante. Sobre esse livro, que é o terceiro, eu ainda não tinha livro. Tenho muita curiosidade de ler a triologia, que aliás já está nos meus desejados, mas não faço ideia de quando vai rolar.

    Beijos, blog Mais um Capítulo .

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica como vai? Que bom que a estória tenha lhe agradado. O livro parece incrível. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii Jessica, tudo bem?
    Tenho muito interesse em ler essa trilogia, que bom que gostou da leitura! Espero conferir algum dia e ver o que penso sobre ^^
    Beijos!
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  5. Taí uma série que eu tenho muita curiosidade em ler. Fiquei mais curiosa ainda agora!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que Caraval era uma trilogia. Lembro-me de quando saiu o primeiro livro e foi uma febre, todo mundo queria ler.
    Confesso que não sou fã de fantasia, mas fico feliz que tenha tido uma boa experiência com a série de modo geral.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess, que bom que você curtiu, eu ainda preciso terminar a trilogia, mas fico feliz que a série finalizou bem, as personagens são ótimas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido a resenha de Caraval e fiquei com vontade de ler, adorei saber da premissa do livro final. Dica anotada! Parabéns pela resenha excelente ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica,
    Acho que essa é a segunda resenha que leio dessa série sua, eu acho que deve ser bem bacana, vai pra lista. ;)
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess! Que maravilha saber que a trilogia foi bem finalizada, eu espero que a NC publique este livro aqui para termos a coleção completa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jéssica!
    Eu raramente leio fantasia, já vi bastante essa série pelos blogs, mas nunca li nenhum. Que bom que a trilogia foi encerrada tão bem pra você!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Oi
    que bom que essa trilogia teve um bom final, ainda não li o primeiro, mas já li muitas resenhas positivas dele, parece ser uma história bem envolvente e rica, a editora novo conceito já foi melhorzinho hoje em dia anda apagada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Jéssica.
    Eu li sua resenha pulando algumas partes com medo de aparecer spoilers hehe. Porque ainda tenho esperança da Novo Conceito publicar por aqui, mesmo que a esperança já esteja morrendo hehe. Alguma editora podia comprar os direitos e publicar direitinho como aconteceu com Magisterium hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir