sábado, 15 de fevereiro de 2020

Resenha - Senhor das Sombras



Título: Senhor das Sombras
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 602
Sinopse:  A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde.
 Antes da Foto possui pequenos spoilers do livro anterior


Senhor das Sombras é o segundo volume da trilogia Artifícios das Trevas e trouxe uma sequencia muito bem estruturada e elaborada pela autora.
Emma Carstairs que tanto sonhou em uma vingança pela morte de seus pais, finalmente conseguiu o que queria e o assassino misterioso se revelou uma pessoa muito próxima e querida.

“ Quando as pessoas morrem, o sonho do que elas poderiam ter sido morre com elas. Mesmo que as mãos que encerram esses sonhos sejam as nossas.”

Além de lidar com esses conflitos, Emma descobriu uma maldição para os parabatai que possuem um amor reciproco pelo outro, e com medo de destruir a vida de Julian e sua família, Emma se afasta dele e resolve fingir estar namorando com Mark, irmão de Julian que voltou recentemente do mundo das fadas. Sem muitas escolhas Emma terá que lutar contra seu coração se quiser vencer esse amor que sente por Julian.

Já Julian além de cuidar dos irmãos, cuidar do instituto de Los Angeles, tem que lutar contra um coração partido pelo seu grande amor. E com isso novos problemas surgem e Julian tem que fazer de tudo para esconder seus segredos dos centuriões que resolveram passar um tempo no instituto.

‘’— Pode partir meu coração — falou ele. — Deixe-o em pedacinhos. Eu te dou permissão.’’

Além disso com um problema no reino das Fadas fazem Mark, Julian, Emma e Cristina partirem em uma jornada para salvar um conhecido do tirano rei da corte Unseelie, só que quando chegam lá ambos descobrem que há muitas coisas sombrias acontecendo e se eles não correrem contra o tempo, uma guerra irá se iniciar no submundo. Com a ressurreição de uma antepassada dos Blackthorn, Julian, Emma e seus amigos precisarão desvendar um grande mistério de anos atrás e por fim tomarem uma grande decisão. Trair os seus e salvar a todos ou seguir a lei e se destruírem aos poucos.

‘’— Emma, todo mundo tem medo de alguma coisa. — Julian tinha se aproximado um pouco mais; ela sentiu o ombro dele tocar o dela. — Tememos coisas porque as valorizamos. Tememos perder as pessoas porque as amamos. Tememos morrer porque valorizamos viver. Não queira não temer nada. Tudo que isso significaria é que você não sente nada.’’              



Senhor das Sombras se mantem uma boa sequência, trazendo um enredo marcante, e uma história para lá de interessante.
Como eu disse no livro anterior, Cassandra evoluiu muito sua escrita depois de os Instrumentos Mortais e ela finalmente conseguiu acertar com essa trilogia, não só trazendo novos personagens, mas também nos mostrando personagens das séries anteriores.

O desenvolvimento da história foi intensa, cheia de mistérios, com cenas de ação e é claro com uma grande reviravolta no final do livro, nos deixando totalmente chocados e vidrados com a resolução dos acontecimentos finais, fazendo o leitor ficar totalmente dependente do próximo livro.

Os personagens tiveram evolução do livro anterior para esse, algo que me surpreendeu, pois já tinha me simpatizado com eles anteriormente, mas ver eles se desenvolvendo nesse livro dá um certo orgulho dessa turminha.
Emma continua sendo uma das minhas personagens favoritas, com sua personalidade marcante, engraçada e seu jeito durão, Emma consegue trazer todas as características marcantes de uma boa personagem feminina e as incertezas que ela tinha no livro anterior foram desaparecendo nesse livro, fazendo com ela se imponha muito mais nessa história.

Julian, nesse livro aparece um pouco mais sombrio, além de um coração ferido por seus sentimentos à Emma. Ele tem que lidar com os problemas que surgem no instituto, o problema com sua antepassada Annabel, e ainda com uma possível guerra que estar se formando no submundo. Julian sente o peso da responsabilidade e nesse livro ele começa a dar as cartas para poder salvar sua família acima de tudo. É fácil gostar do personagem, ele tem um jeito calmo, mas ao mesmo tempo arrebatador por dentro, ele consegue ser doce e romântico e ao mesmo tempo sombrio e sagaz. Foi um personagem masculino que eu gostei muito de sua personalidade.
A interação de Emma e Julian está mais afastada devido aos fatos do livro anterior, mas o problema que eles vão ter que enfrentar será gigantesco para fim tentarem viver seu amor. Confesso que até o momento não vejo uma resolução para a maldição que foi criada e espero uma resposta bem ardilosa da autora.

Nesse livro as narrações foram bem mais divididas, tivemos bastante cenas e narrações com o ponto de vista de Kit, que ganhou muito destaque nesse livro e vamos vendo sua evolução no mundo dos caçadores de sombras. Sua interação com Livy e Ty foi muito bem feita, o que era uma dupla, passa ser um trio e logo os três formam uma grande amizade e companheirismo. Gostaria muito que a autora investisse em mais narrações com o Ty, ele é um personagem autista na história e é tão interessante ver a Cassandra escrevendo sobre ele, seu jeito e sua visão do mundo.

Temos também Dru, Jamie, Diego e Tavy que apesar de aparecerem pouco tem certo destaque em algumas cenas da história.
Diana também aparece mais nesse livro e podemos entender mais de seu passado e seus segredos. Já Gwyn, o líder da caçada selvagem das fadas foi outro personagem um pouquinho mais explorado nesse livro, mais queria saber um pouco mais de seu passado.

E destaque que teve um peso tanto quanto Julian e Emma foram o trio Mark, Cristina e Kieran. Que confesso que em questão de relacionamento amoroso está uma grande bagunça. Não sei nem  o que shippar por enquanto, já que tem momentos que a autora se concentra em Cristina e Mark, em outros momentos em Mark e Kieran e até mesmo Cristina e Kieran passam cenas superficialmente românticas. Será que teremos um relacionamento em trio futuramente?

E por último e não menos importante, temos uma nova personagem inserida na trama. Annabel Blackthorn. Uma personagem que vai te causar diversos sentimentos desde compreensão, simpatia, raiva, tristeza e ódio. Uma personagem que acordou do mundo dos mortos e não sabe o que fazer ou a quem recorrer, mas que com certeza fechará a trilogia com chave de ouro no próximo volume (assim espero).

Como disse lá em cima o plot twist foi o que me deixou chocada e ansiosa para o próximo livro, mesmo sem essa reviravolta no final, você já fica ansioso para saber o que vai acontecer, mas as últimas cenas, minha gente.. Preparem o coração.

Para finalizar posso dizer que Senhor das Sombras cumpre o que promete e que trás um bom meio para uma trilogia, dando um excelente gancho para o próximo livro que será Rainha do Ar e da Escuridão que com certeza trará muitas batalhas e cenas de ação.


9 comentários:

  1. Oi, Jessica. Tudo bem?
    Eu tenho o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais e ainda não li nada da Cassandra Clare. Esse é o segundo livro de outra série no mesmo mundo, né? Gostei que a escrita da autora evoluiu e que ela sempre mostre personagens antigos.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica como vai? Os livros da Cassandra Clare são excelentes, este aí não li, mas não tenho dúvida que é um livro maravilhoso. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica, tudo bem? Eu preciso criar vergonha na cara e ler Cassandra Clare rsrsrs eu não conheço a série, mas é sempre bom quando atinge nossas expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica! Tudo bom?
    Eu larguei essa série no primeiro volume porque pra mim a CC já se saturou de plots (tanto que a REVELAÇÃO sobre a maldição dos parabatai me deixou......... ok? era isso?????? Todo esse dramalhão POR ISSO?). O ranço pegou forte e nem pelo Jem eu consegui voltar pra essa trilogia UHUHASUHASUHASUHASUH

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Fiquei curiosa sobre esse enredo da maldição para os parabatais que se apaixonam.
    Eu li Anjo mecânico e príncipe mecânico, mas depois disso não consegui ler mais nada da Cassandra.
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, nunca li um livro nesse estilo, mas amei ler sua resenha sobre esse! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jéssica.
    Bom saber que a Cassandra evoluiu na escrita. Porque a primeira série dela é meio que fanfic mesmo hehe. Não sei se um dia lerie esse. Se conseguir terminar Os Instrumentos Mortais quem sabe eu leia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!
    Adorei o novo visu! Ficou lindo!
    Menina, minha vida com a Cassandra Clare se resume aos shadowhunters vitorianos. Me interessam muito mais.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess!
    Eu confesso que eu também li e me senti assim como você
    O final não foi igual o do primeiro, PORÉM eu tambem fiquei louca pra saber como que vai terminar a série
    E essa Annabel que deu reviravolta? HAHAHAH
    EU QUERO SABER COMO VAI ACABAR ESSA MALDITA MALDIÇAÕ kkkkkk
    PORQUE SÓ SOFRIMENTO

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir