quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Resenha - Legend

 



Título: Legend - A Verdade se tornará lenda
Autor:  Marie Lu
Editora:  Rocco
Classificação: 
Páginas: 257
Sinopse: O que antes for a o Oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos distritos mais ricos da República, a adolescente de quinze anos June, é um prodígio prometida ao sucesso no mais alto círculo militar do país. Nascido nas favelas, o adolescente Day é o criminoso mais desejado do país. Mas sua motivação pode não ser tão maliciosa quanto parece. De mundos muito diferentes, June e Day jamais cruzariam o caminho do outro, até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Presos em um jogo de gato e rato, Day está correndo para salvar a vida de sua família, enquanto June deseja vingar a morte de Matias. Mas em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu, e até onde seu país está disposto a ir para guardar seus segredos.


Legend é o primeiro livro da série de mesmo nome da autora Marie Lu, em um mundo distópico, vamos conhecer personagens que lutam pela sobrevivência, mas acima de tudo pela justiça.


Nos Estados Unidos, a Republica é quem comanda a nação. O eleitor como é chamado o chefe do governo, é mais alta autoridade de todas, seguido pelos soldados de elite que comandam todos os distritos. Desde cedo os jovens são recrutados e fazem teste de aptidão para saber qual caminho vão designados, e June é uma garota de 15 anos considerada prodígio, visto que sua pontuação nas provas foi máxima e desde cedo já demonstra que tem um grande futuro a percorrer como militar.


Nascido nas favelas, em um dos lugares mais pobres, Day como é conhecido é o jovem criminoso mais procurado do país. Ele conseguiu escapar de todos os delitos, e ninguém nunca viu sua aparência, sendo considerado um mistério, além de ser o maior inimigo dos soldados.


De mundos totalmente diferentes, June e Day  jamais se encontrariam se o destino dos dois não estivesse tão certo.  Após alguns dias o irmão de June é brutalmente assassinado e Day se torna o principal suspeito, já que foi o ultimo a estar com seu irmão. Agora June quer vingança e fará o que for preciso para achar Day e entregá-lo as autoridades.


Enquanto Day está correndo para salvar a vida de sua família, e June deseja vingar a morte do irmão, segredos sombrios são revelados e ambos terão que decidir qual o caminho seguir, o caminho da justiça ou o caminho da vingança?




Quando eu li Legend há vários anos atrás lembro me que fiquei vidrada na história pelo mundo distópico criado por Marie Lu, que aliás foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e hoje lendo novamente pela segunda vez tive a mesma nostalgia, Legend é um livro curto, mas que consegue abordar bem a temática, consegue desenvolver os protagonistas e ter reviravoltas que deixa o leitor curioso para saber mais e mais da ambientação.


Marie Lu não decepciona, eu gostei muito do estilo de escrita intercalado entre os personagens, cada capitulo um deles narra e podemos entender o ponto de vista dos dois e como a história conecta.


June é uma garota que sempre foi popular, que sabia que teria uma grande carreira desde jovem, ela era muito apegada ao seu irmão, visto que seus pais morreram em um acidente, de começo June banca a garota popular que não liga em se meter em encrencas, mas conforme os acontecimentos vão surgindo vamos vendo um crescimento grande da personagem e aquela banca de mimada some, June carrega um peso grande e ganha uma maturidade ao longo das páginas.


Já Day é um personagem bem interessante, esperto e sempre um passo a frente dos inimigos, é um jovem assim como June de apenas 15 anos, mas consegue ter uma maturidade devido ao seu passado difícil e a luta pela sobrevivência em um mundo cheios de violência, doenças e morte. É um personagem que logo de cara você consegue gostar devido sua esperteza e seu sarcasmo.


A ambientação não deixa a desejar, vemos um governo autoritário que esconde muitos esquemas sujos por baixo dos panos deixando a população as escuras, enfraquecendo os pobres, e lidando com uma onda de pandemia/praga de qualquer forma. É fácil imaginar esse mundo devastado e como as pessoas com poder subiram e se tornaram as que mandam enquanto os mais simples foram oprimidos.


Legend tem um começo promissor para a série e foi muito bom reler o livro, visto que eu mal lembrava da história depois de tantos anos, estou bem empolgada para ler os próximos, pois a história termina deixando o leitor curioso para conhecer mais desse mundo distópico e como os personagens vão lutar para sobreviverem no meio dessa guerra.


  • Personagens bem desenvolvidos;
  • A ambientação é bem feita;
  • Os plots são bons;
  • A história prende o leitor pela ação e aventura;



Nenhum.





9 comentários:

  1. Oi!
    Na onda de distopias para jovens, acho que a trilogia Legend foi a minha favorita! Gosto de como os livros são curtinhos e mesmo assim o mundo é bem complexo.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jess! Tudo bom?
    Que saudade dessa trilogia, nossa. Eu me apaixonei demais na época que li, lá quando as distopias estavam em alta, e sigo apaixonada até hoje. Marie Lu sabe escrever uma história cativante!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica. Tudo bem? Que bom que gostou. Parece ótimo. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Sempre tive curiosidade com a autora, e esse livro parece muito bom e dinâmico.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Acho que nunca li uma resenha negativa desse livro. haha
    Day parece ser um ótimo personagem, só de ler parte da construção dele me cativou.
    Mesmo não lendo muito do gênero, espero realizar a leitura futuramente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica.
    Legend foi meu primeiro contato com a autora e com o gênero distopia. Depois queria ler tudo o que via pela frente do gênero hehe. E li em uma edição mais antiga que acho mais bonita que essa hehe. Deu até vontade de reler agora lendo sua resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Você acredita que comprei esse livro na época em que lançaram o box e acabou que ainda não li!
    Acho que vou aproveitar o feriado para catar ele aqui na minha estante e ler ;)
    Adorei a sua resenha!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess, tudo bom?
    Eu li essa trilogia toda em uma sentada, na época. Eu adoreeeeei!
    É rápida, envolvente e com um final ótimo.
    Precisava ler mais coisas da autora, porque minha lembrança é muito boa!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. OI Jess! A minha primeira série da autora foi Jovens de Elite e amei. Agora comecei Skyhunter, mas Legend e Warcross eu pretendo começar ainda este ano, já que sempre são muito elogiadas. Esta autora é excelente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir