domingo, 20 de fevereiro de 2022

Resenha - Desafiando Estrelas

 


Título:  Desafiando Estrelas 
Autor:  Cláudia Gray
Editora:  Rocco
Classificação: 
Páginas: 384
Sinopse:  No livro, que se passa em um futuro distante, os habitantes da Terra dominam o espaço, mas sofrem com a falta de recursos naturais. A crise os leva em busca de uma nova casa, e à guerra com as novas colônias, que lutam bravamente para manter a independência.
Noemi Vidal é uma jovem soldada do Gênesis, planeta que um dia já foi uma colônia da Terra e hoje está em guerra por sua independência. Há décadas os habitantes de Gênesis lutam contra os exércitos de mecans, robôs humanoides terrestres, e o conflito não parece estar chegando ao fim. Com apenas dezessete anos, Noemi acaba a bordo de uma nave abandonada, Daedalus, onde encontra Abel, um androide diferente dos outros 25 modelos conhecidos. Criado pelo mais renomado cientista terráqueo, Abel está preso na nave por 30 anos e, contrariando o previsto pelo sistema que o controla, passa a trabalhar para sua nova comandante, e assume a missão de ajudar a salvar Gênesis.
Juntos e desconfiados, Noemi pretende usar Abel em uma missão que pode livrar Gênesis da ameaça da Terra de uma vez por todas, mesmo que essa missão possa destrui-lo. Para isso, eles precisam partir em uma jornada pela galáxia, onde descobrem que Abel é muito mais humano do que esperavam. Aos poucos, a dupla aprende que as histórias que sempre ouviram podem não ser reais e, à medida que conhecem novos mundos e fazem novos aliados e inimigos, Abel e Noemi precisam tomar difíceis decisões que mudam todo o equilíbrio da relação humano/androide.

Desafiando Estrelas é uma história para os amantes de livros de ficção cientifica, com um misto de aventura, romance e mistério vamos conhecer Noemi uma jovem de um planeta que luta pela sobrevivência de seu mundo e Abel um jovem androide que sente mais do que deveria sentir.



Em mundo onde os humanos acabaram com os recursos da terra a tecnologia domina praticamente tudo, A Terra agora é um planeta praticamente inabitável, e os poucos recursos que tem mal dá para as bilhões de pessoas que vivem por aqui. Com a ciência avançada, hoje existem diversos robôs chamados de Mecans em diversas áreas  ajudando os seres humanos a sobreviverem e além desse avanço logo foi possível descobrir novos planetas em um loop infinito com a Terra e apesar de alguns não serem habitáveis, os humanos fizeram de tudo para colonizá-los. 



Noemi Vidal é uma jovem soldada do planeta Gênesis, um planeta que ainda existe recursos, mas porque seus habitantes resolveram entrar em guerra contra Terra pela própria independência. Agora Noemi se voluntariou para ser sacrificada em uma luta para destruir um portal entre Gênesis e a Terra para que eles possam lutar e terem paz, só que no meio de uma batalha contra os Mecans sua melhor amiga Esther acaba se ferindo e próximo da luta há uma nave antiga que vaga a deriva no espaço, Noemi no desespero leva Esther para tentar salvá-la nessa nave, só que ela não esperava é encontrar alguém vivendo nela.



Abel é um jovem Mecan da linha superior de Mecans e o favorito do seu criador devido ele ter todas as habilidades de um Mecan dentro dele. Abel é superior a todos e ele sabe disso, mas um incidente há 30 anos atrás o deixou a deriva no espaço sem comunicação com a Terra e seu criador, só que as coisas mudam quando uma jovem do planeta Gênesis entre em sua nave, e Abel agora é obrigada servi-la.



Juntos, Noemi e Abel partem em uma missão que pode livrar Gênesis da ameaça da Terra de uma vez por todas, mas para isso sacrifícios precisarão ser feitos e logo que Abel e Noemi ficam mais próximos, a conexão entre os dois fica cada vez maior, e ambos precisarão tomar decisões se quiserem salvara vida daquele que amam.



"Nós somos este mundo. Sua próxima geração. Se você não está tentando nos salvar, então o que exatamente está tentando salvar?"




Desafiando Estrelas estava na minha lista de leituras desde o lançamento aqui no Brasil alguns anos atrás, mas acabei deixando de lado e lendo outros livros nesse meio tempo e agora que eu estava procurando uma leitura na temática resolvi ler a obra e fiquei bem satisfeita com o que eu encontrei.


Eu gosto muito dos livros da autora, porque no quesito ambientação ela escreve muito bem, principalmente quando a temática é ficção cientifica. E nesse livro não foi diferente, a autora sobre criar mundos paralelos ao nosso, consegue nos fazer imaginar exatamente o que ela está descrevendo e trazer explicações plausíveis na trama toda. Eu senti literalmente viajando no espaço, vivendo naqueles planetas criados por ela e consegue viajar na leitura de um jeito que aprecio bastante nos livros de fantasia.


Falando dos personagens Noemi é uma garota um pouco fechada no começo, apesar de ter um coração bom e se importar com os outros, vemos uma personagem mais ''rígida'' no inicio, mas que aos poucos vai se soltando ao conhecer novos lugares e novas pessoas, principalmente com Abel que é um personagem completo, mas bem trabalhado.


Abel é um ''androide'' ou robô com aparência totalmente humana, mas dentro é uma máquina que sente igual a gente, nós vemos os conflitos que ele passa entre seguir suas programações e sentir o que um humano sente, para mim foi um personagem muito bem escrito, fácil de se gostar e entender sua jornada. Abel é aquele tipo de personagem que nos conquista rapidamente.


A aventura é bem explorada no livro, a todo instante os personagens estão correndo perigo e lutando para chegar ao seu objetivo, e isso faz com que a leitura flua rapidamente, você mal percebe o tempo passar.


O plot foi bem elaborado, não me surpreendeu tanto assim, mas confesso que foi bem planejado desde o começo e todas as reviravoltas após são totalmente interessantes, deixando um ótimo gancho para a sequência.


Desafiando Estrelas é um livro de ficção cientifica/romance bem elaborado. Claudia Gray mais uma vez entregou uma boa história, com uma ambientação muito bem feita e personagens totalmente cativantes, conseguiu inserir um romance e ao mesmo tempo trazer cenas de ação e aventura sem tirar o contexto todo da história. Se você gosta da temática do universo, buracos de minhoca, viagens espaciais com certeza vai curtir a leitura e conseguir explorar esse mundo criado pela autora.


  • Ambientação muito bem elaborada;
  • Gostei do desenvolvimento dos personagens no geral;
  • As cenas de ação deixaram o livro mais dinâmico;
  • Gostei das teorias e exploração de um mundo futurístico;
  • Romance no ponto certo.

  • Nenhum.


5 comentários:

  1. Oi, Jessica. Tudo bem? Parece uma obra interessante. Que bom que gostou. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica,
    Gostei bastante da história e da sua opinião, com certeza leria fácil esse livro.
    Obrigada pela indicação.
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    não conhecia esse livro, eu já li uma trilogia da autora só que não acompanho os lançamentos dele.
    Que bom que gostou da leitura, parece ser uma história interessante e achei linda essa capa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Nunca li nada da autora e esse enredo é bem diferente e já adorei.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Tenho curiosidade em conhecer a escrita da autora. Lembro quando abri o blog ela era bem queridinha.
    Mas esse é um estilo que não curto, então não iria ficar louquíssima - apesar que não negaria.
    Fiquei curiosa com o desenrolar da moça. Espero que tenha um bom final.

    até mais :D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir