quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Outubro Rosa - Vamos falar de assuntos importantes? Parte 2

 


Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha também visa à importância da prevenção não só para o câncer de mama, mas também para várias outras doenças  e ressalta a importância de olhar com atenção para a nossa saúde. Assim como na primeira parte onde mostrei um pouquinho sobre o tema e indiquei livros de mulheres fortes, resolvi nesse segundo post  trazer um olhar para a saúde e também indicar filmes com foco em mulheres, não que falem necessariamente em saúde, mas que mostram mulheres fortes e empoderamento feminino e como somos fortes em diversas situações da vida.



Fonte: Governo do estado do Ceará


Fonte: INCA


Dicas de Filmes com Mulheres Fortes



Histórias Cruzadas
Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.


Frida 
Frida (2002) narra a história de Frida Kahlo (Salma Hayek), uma das maiores pintoras dos últimos tempos. Ela nasceu no México no início do século XX e desde muito cedo precisou enfrentar grandes dificuldades em sua vida. Ainda na infância Frida teve poliomielite, o que a deixou com uma perna mais curta. Na adolescência sofreu um acidente de bonde e devido a esse acidente ficou muito tempo sem andar, passou por diversos médicos, fez inúmeros tratamentos e  cirurgias. 

Valente
A princesa Merida deve seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Porém, a jovem está determinada a trilhar seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral.


Mil Vezes Boa Noite 
Uma consagrada fotógrafa de guerra se vê obrigada a escolher entre a profissão que ela adora e sua família que não suporta mais vê-la arriscando a vida pelo trabalho.


Para Sempre Alice

Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer.


O Sorriso de Monalisa
Katherine Watson é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão.



Gostaram das dicas? Já assistiram algum desses filmes?


9 comentários:

  1. Oi, Jessica!
    Importantíssimo reforçar a importância da campanha!
    Já assisti Histórias Cruzadas e amo esse filme :D
    Vou conferir as outras indicações.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  2. Prevenção é a palavra chave. Temos de nos cuidar sempre.
    Adorei as indicações dos filmes.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jess!

    Adorei o post! A prevenção é mega importante e pode fazer toda a diferença. Adoro muitos dos filmes que você citou!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Adriana Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Precisamos mesmo sempre exaltar essa campanha que salva muitas vidas. Gostei da associação com filmes protagonizados por mulheres fortes.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  6. Essa campanha é mesmo muito importante e deve ser sempre lembrada. Das suas indicações, eu já vi Valente e O sorriso de Monalisa e amei ambos. E sou bem curiosa para conferir Histórias cruzadas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom nos cuidados mesmo. Adorei seu post, ainda mais falando sobre o câncer de colo do útero que poucas pessoas dão importância.
    Nunca me preparei psicologicamente para assistir Histórias Cruzadas
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess,
    Como te falei na outra postagem, achei sensacional sua iniciativa.
    Unir cultura com um alerta por nossa saúde é muito importante.
    Eu chorei tanto em Vidas Cruzadas quanto em Para Sempre, Alice. Agora, Valente é gostosinho de ver!
    P.S.: Quero saber o que está achando de Julie and the Phantoms, eu amo demais! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess, tudo bem? Que post super informativo! E ainda adorei as indicações, eu amo Histórias Cruzadas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir