quarta-feira, 4 de março de 2020

Resenha - Glória e Ruína


Título: Glória e Ruína Graça e Fúria #2
Autor: Tracy Banghart
Editora: Seguinte
Classificação: 
Páginas: 312
Sinopse:  Na continuação de Graça e Fúria, Serina e Nomi Tessaro vão dar início a uma revolução que vai mudar a vida de todas as mulheres de seu país. As irmãs Serina e Nomi Tessaro nunca imaginaram que acabariam em lugares tão distintos: Serina em uma ilha-prisão, Monte Ruína; Nomi no palácio de Bellaqua, como uma graça, à disposição do príncipe herdeiro do reino. Depois de sofrer uma grande traição, Nomi também é mandada para a ilha e, ao chegar lá, para sua surpresa, encontra Serina à frente de uma rebelião das prisioneiras contra os guardas.
Agora as irmãs têm um objetivo em comum: mudar o funcionamento de toda a sociedade. Além disso, elas sabem que Renzo, gêmeo de Nomi, está em perigo. Relutantes, elas se separam mais uma vez, e Nomi retorna à capital, enquanto Serina permanece em Monte Ruína para garantir que todas as mulheres encontrem um lugar seguro para viver. Só que nada sai como o planejado ― e as duas vão ter de enfrentar os seus maiores medos para mudar o país de uma vez por todas.
Contem spoilers do Primeiro livro


Glória e Ruína é a sequência desse Graça e Fúria finalizando a duologia da autora Tracy Banghart e confesso que apesar do primeiro livro não ter sido tudo o que eu esperava, essa sequência teve grandes acertos e senti que a história evoluiu grandemente.

Para quem não se lembra as irmãs Nomi e Serina acabam indo para o palácio de Viridia para que Serina possa ter a chance de ser escolhida como Graça do herdeiro do Trono e Nomi ficará como sua aia encarregada de cuidar dela. 
Mas com um sopro do destino, as coisas mudam radicalmente e Nomi acaba sendo escolhida como graça e Serina sua aia. Mas o que estava ruim fica pior quando encontram Serina com um livro nas mãos no lugar de Nomi e o superior ordena que ela vá para a prisão do outro lado da Ilha separando as irmãs. 

Esperando encontrar uma prisão e uma vida difícil Serina jamais imaginou encontrar a própria morte no lugar. 
Em meio a luta e caos, Serina e as mulheres acabam lutando para sobreviver e quando surge uma oportunidade ambas conseguem criar uma rebelião para tentar sobreviver e sair daquele lugar.

E no meio disso tudo esta Nomi que acredita totalmente em Asa, irmão do herdeiro Malachi, mas que no final acaba a traindo e matando o superior e tentando matar Nomi e Malachi. Lutando com a vida e contra o tempo ambos acabam em um barco para a prisão de monte ruína e lá terão que enfrentar novos desafios se quiserem viver e tentar tirar Asa do trono.

Só que agora as irmãs precisam mudar o funcionamento de toda a sociedade se quiserem a chance de viver novamente, Além disso, elas precisam salvar Renzo, gêmeo de Nomi, que está em perigo. Com um encontro inesperado  elas por fim acabam se separando novamente para lutar.

Nomi retorna à capital, enquanto Serina permanece em Monte Ruína para garantir que todas as mulheres consigam escapar e encontrem um lugar seguro para viver. Só que as coisas podem complicar quando o plano delas começa a não dar certo e ambas terão que tomar decisões difíceis se quiserem mudar o rumo do país.





Glória e Ruína foi uma sequência de tirar o fôlego e confesso que não esperava que esse segundo livro fosse ser melhor que o anterior. Para quem acompanhou a resenha de Graça e Fúria viu que eu fiquei frustrada com algumas coisas do livro pelo fato da história acabar se tornando totalmente clichê e eu descobrir o mistério todo antes mesmo de chegar na metade dele.

Nessa sequência a autora conseguiu melhorar bem essa parte e conseguiu inserir diversas reviravoltas fazendo o leitor sofrer e ficar apreensivo para saber o que estava acontecendo e qual seria o destino das personagens. Ao meu ver a escrita dela evoluiu bem nessa sequência, mas mesmo assim teve alguns pontos que ainda foram clichês na trama.

Achei a resolução entre a protagonista Nomi e o inimigo bem sem sal e senti que faltou um trabalho melhor nessa cena que era tão aguardada por muitos. Falando na personagem, apesar da Nomi evoluir bem nesse livro, Serina acaba conquistando e ganhando espaço pela sua luta e força de vontade em ajudar e salvar aquelas mulheres que tanto sofreram com ela ao longo do livro anterior.
Não que Nomi não mereça destaque, ela foi melhor desenvolvida nesse livro, mas ainda sim não chega aos pés do trabalho feito com Serina.

Malachi aparece um pouco mais nesse livro, mas mesmo assim ele fica bem apagado quando se trata das irmãs na história e infelizmente senti que faltou destaque para ele na trama, pois ele poderia ter sido mais aproveitado.

Asa que é nosso queridinho vilão, foi uma decepção total para mim... Sim minha gente! Esperava um trabalho, uma narração dele, um motivo e até mesmo uma história em cima do personagem que era para ser o centro de tudo e que no fim acabou não tendo nada. 
Asa mal aparece no livro e mal abre a boca em poucas cenas da história e o  vilão que tinha um grande potencial para ser um dos melhores personagens foi deixado de lado e descartado da história.

Mas apesar disso eu dei a nota máxima pelo livro pela trama ter evoluindo e pelas reviravoltas que a autora jogou na história nos fazendo ficar presos durante a leitura.

Não posso falar muito da diagramação da editora, pois li o livro em e-book, mas posso parabenizar o trabalho e arte das capas aqui no Brasil que ficaram maravilhosas!

Para finalizar essa resenha, posso dizer que apesar de algumas ressalvas, Glória e Ruína se mostrou uma boa sequência conseguindo melhorar bem em comparação ao livro anterior e que autora tem grande potencial para novos livros do gênero, só basta ela treinar um pouco mais nos seus enredos.
Recomendado.

9 comentários:

  1. Oiii Jess

    Série que Asa mal tem destaque no livro? poxa, esperava mais ele como vilão, que pena isso.
    Que a Serina se destaca muito mais que a Nomi, isso já desde o primeiro livro pude notar, a trajetória dela foi mais interessante.
    Eu amei a primeira parte e estou curiosa em conhecer o desfecho, ja ta na minha lista pra esse mês.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica tudo bem? Eu adoro a capa desse livro, embora a obra em si não desperte minha atenção. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. MDSS to apaixonada nessa capa hhaha adorei a resenha amiga, ainda não conhecia, acho que vou pedir de aniversário hahshsh parece mtttt bomm aff <3

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess, eu sempre fico irritada quando personagens com potencial são mal aproveitados, mas fico feliz que tenha sido uma ótima leitura de qualquer forma.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha Jess, uma pena eles não terem aproveitado tanto os personagens, tomara que os outros livros fiquem melhor! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quaaase comprava esse livro essa semana mas ainda fiquei em dúvida. Da próxima eu levo logo kk.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess,
    Não li a resenha, pois não li o primeiro livro ainda e está na minha lista de desejados.
    Porém, saber que a sua classificação da obra foi positiva, já me ajuda! Fico empolgada para comprar a série logo de uma vez! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess. Tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro, mas é realmente uma duologia que tenho dúvidas sobre a leitura pelo mesmo motivo que você apontou no primeiro volume, agora sabendo que o segundo melhora talvez eu pense melhor.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jéssica.
    Eu fico mais animada com sua resenha porque estava nem querendo mais ler essa duologia de tantos comentários negativos que vi. É uma pena os personagens não term atingido seus potenciais. Tem tantos autores que escrevem livros enormes e que só enchem linguiça nas páginas e esses são tão fininhos que quem sabe um tantinho de páginas a mais resolve o problema hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir