terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Resenha - Dama da Meia-Noite



Título: Dama da Meia-Noite
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 574
Sinopse:  Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira.
Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade?



Dama da Meia-Noite é o primeiro livro da trilogia Artifícios das Trevas e traz a história de Emma Carstairs, anos depois da batalha mortal no qual se passou nos livros da série os instrumentos mortais. Então se você pretende ler esse livro, você precisa ler a série Instrumentos Mortais toda para sim iniciar essa história.
 “ — Talvez muitas regras sejam tolas — disse Julian, e havia uma ponta de amargura em sua voz que surpreendeu Emma. — Talvez a gente tenha que obedecer assim mesmo. Talvez isso nos faça Caçadores de Sombras.’’

Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, desde pequena ela não esquece a morte misteriosa de seus pais e mesmo se passando quase 6 anos, Emma não consegue tirar da cabeça que seus pais não morreram por causa de Sebastian e seus demônios na guerra. 
Emma sabe que tem mais coisas ocultas, e cabe a ela descobrir o que é e se vingar de quem destruiu sua vida. Desde que seus pais morreram, Emma se tornou a melhor caçadora de Sombra de Los Angeles, ela treinou e treinou e hoje é uma excelente lutadora.
 ‘’- O mar desgasta penhascos, Emma, e os transforma em areia; do mesmo jeito, o amor nos desgasta e ataca nossas defesas.’’

Ela vive atualmente com a família Blackthorn, junto tambem de seu parabatai e melhor amigo Julian. Desde crianças ambos são muito grudados e até hoje possuem uma ligação enorme e depois de ser tornarem parabai esse elo se tornou ainda mais intenso.

E no meio de uma pesquisa Emma acaba descobrindo uma série de assassinatos, onde as mortes tem os mesmos aspectos da morte de seus pais e quando Emma percebe a ligação ela entra totalmente nesse mistério para desvendar o que está acontecendo.
 ‘’Nunca se esqueça, Jules. As escolhas que fazemos também nos fazem.’’

Indo contra as leis da Clave, ela se unirá a Mark, o irmão de Julian que estava longe por anos para desvendar o mistério. Além dos problemas dos assassinatos, Emma e Julian terão que lidar com sentimentos conflituosos que vão contra todas a regras de parabatai e ambos precisarão tomar decisões muito difíceis.

Mas o mais importante é que eles precisarão ser rápidos para descobrirem o que está havendo antes que a clave descubra o que eles estão fazendo as escondidas, antes que o tempo de Mark com eles acabe e principalmente antes que o assassino coloque todos na mira.
 ‘’É mais fácil acabar com o amor que alguém sente por você do que com o amor que você sente por alguém. Convencê-lo de que não o ama ou que é alguém que ele não pode respeitar. De preferência, os dois.’’


Dama da Meia-Noite foi uma boa surpresa, confesso que iniciei a leitura com expectativas medianas, já que minhas leituras anteriores não tinham sido das melhores. E o bacana é que fui totalmente surpreendida e cativada para o mundo dos Shadowhunters novamente assim como foi quando li Cidade dos Ossos.

Dama da Meia-Noite com certeza conseguiu superar a série instrumentos mortais com maestria. Talvez por a autora já ter tido escrito diversos livros sobre esse mundo e entende-lo completamente bem e também por ter tido um crescimento durante as histórias ela conseguiu evoluir muito nessa nova trilogia.
Temos personagens muitíssimos bem trabalhados, desde a questão emocional e até mesmo sentimental. Temos um enredo cativante com um mistério dentro da história, temos lendas, novas informações, temos um plot-twist muito bem feito e finalização excelente. Confesso que do inicio ao fim não achei uma única ressalva para apontar para a história, algo que não tinha acontecido com a série anterior, que é excelente, mas pecava em certos aspectos.

Falando um pouco dos personagens, nesse livro voltamos a conhecer Emma Carstais, nossa protagonista assim como Julian e os Blackthorn.
Ambos personagens nos foram apresentados no último livro da série Instrumentos Mortais - Cidade do Fogo Celestial e lá nós vemos o que a guerra causou para as crianças que na época (Emma e Julian) tinham 12 anos. Então para quem não leu a série anterior, não recomendo iniciar esse livro, pois você pegará bastante spoilers, já que aqui se passaram quase 6 anos.

Emma é uma personagem muito forte, desde o livro da série anterior com apenas 12 anos conseguimos ver essa força, determinação nela. É uma garota que sofreu a perda dos pais e teve que sobreviver e morar com a família Blackthorn que eram muito amigos de seus pais, Emma já tinha uma grande relação com todos eles, principalmente Julian que nesse livro é seu parabatai, ambos que eram melhores amigos acabaram formando o laço, e com isso hoje lutam juntos e sempre estão juntos em toda parte.
Emma me conquistou com seu jeito leal, mas também sua força, sua resistência e acima de tudo seu amor tanto pelos seus pais e seu desejo de vingança e seu amor por Julian e seus irmãos que acabaram se tornando sua família também. É uma personagem que você facilmente vai gostar e que vai te surpreender de uma forma bem positiva.

Julian, já é aquele personagem quebrado. Com um peso enorme que ele carrega desde os 12 anos, Julian teve assumir o lugar de seu pai e cuidar de seus quatro irmãos mais novos, além de outras responsabilidades que vamos descobrindo ao longo da trama, e apesar de ser um personagem mais na dele, se mostrou um garoto muito doce, romântico e amoroso com seus próximos. Achei a personalidade dele muito interessante, pois de inicio achei que Julian seria um personagem sombrio, mas acabei encontrando um garoto incrivelmente bondoso fazendo nós leitores se apaixonar por ele aos poucos.

Mark que é o irmão mais velho de Julian e foi levado pelo povo das fadas na série anterior, volta como um garoto totalmente diferente do que ele era, e essa transformação que Cassandra criou ficou muito bem feita, nos mostrando o que houve na caçada selvagem e como o transformou.
Outro personagem que é novo na série foi bem interessante foi Kieran, um príncipe das fadas que vive na caçada selvagem e sua interação com Mark se torna bem marcante.

Kit é outro personagem novo que teve destaque no inicio e no fim do livro e tenho altas expectativas para ele em futuros livros.
Temos também Cristina e seu ex namorado Diego, personagens também novos que se inseriram na trama e fizeram uma boa diferença para a história.

Temos outros personagens secundários muito marcantes como Malcom Fade um feiticeiro bem divertido que me lembrou do Magnus.
Confesso que todos personagens foram muito bem trabalhados e se citasse todos aqui a resenha ficaria gigante, mas todos eles merecem seu destaque.
Nesse livro temos um gostinho de Clare e seus amigos, de como as coisas ficaram depois do final do livro da série anterior e sua relação com Emma e Julian.

Outros personagens que aparecerem foram Tessa e Jem, que apesar de não ter muito destaque fazem seu papel e trazem mais trama para a história.
Falando um pouquinho do romance, achei que foi bem elaborado, a autora dessa vez inseriu um romance proibido, que apesar dela ter colocado na série anterior, dessa vez não vejo desfecho para o casal e aguardo ansiosamente para o desenrolar da história, já torço muito por Emma e Julian.

O enredo conseguiu me prender do início ao fim, talvez o mistério que a autora inseriu ajudou bastante, mas vale afirmar que as cenas de luta e investigação também cativam.

O Plot-Twist me conquistou e confesso que não esperava encontrar certo personagem como o ‘’vilão’’ da história e a finalização foi bem marcante nos deixando curioso para saber o que vai acontecer agora, a autora conseguiu realmente inserir um ótimo gancho para Senhor das Sombras.

Para finalizar, posso dizer que Dama da Meia-Noite me surpreendeu e saí totalmente satisfeita com a leitura, coloco de olhos fechados como uma das melhores fantasias que li até o momento e espero muito que essa energia e essa ótima escrita continue no próximo livro, que promete muitos problemas para nossos amigos caçadores de sombras.
Se você ainda não leu Instrumentos Mortais, corre para ler para começar essa trilogia, pois realmente vale muito a pena.

10 comentários:

  1. É muito bom quando a leitura consegue nos surpreender, né? Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica como vai? A capa desse livro é bastante atraente, embora seja sombria. Adorei a resenha, e que bom que a leitura tenha lhe agradado. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.
    Sempre que vejo resenhas dos livros dessa série eu quero voltar a ler e terminar a série hehe. Mas dai eu lembro de porque parei de ler e mudo de ideia. Mas quem sabe um dia eu ainda leia. Fiquei animada em saber que tem a Tessa e o Jem no livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oii, como vai?
    Eu tenho muita vontade de conhecer mais esse universo da CC que parece tão maravilhoso mas acho que por ter tantos livros, fico um pouco desanimada de começar kkk Talvez um dia eu finalmente tome coragem.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso ler essa série, sempre vejo resenhas positivas e gostaria de poder me aventurar neste livro entendendo todas as referências. Adorei a resenha <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess!

    Eu adoro esse livro também!! Ainda preciso ler a continuação, mas para um primeiro volume é super envolvente e ao mesmo tempo matamos saudades do mundo shadowhunter <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Tenho lido pouca fantasia e preciso conhecer a escrita da autora. Gostei muito da sua resenha que me deixou curiosa pelo livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess! Esse livro é maravilhoso e preciso retomar a leitura da série para ver como termina esta história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess,
    A Pâm do Interrupted Dreamer sempre elogia tanto essa trilogia que eu fico bem curiosa.
    Mesmo não sendo muito fã da Tia Cassie, acho que preciso enfrentar essa bloqueio e me arriscar em outra história dela. Até porque, eu gosto bastante desse mundo das sombras, só a escrita dela que me trava mesmo...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo tanto esse livro que ano passado até cheguei a reler! Já bate uma saudade quando lembro da história.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir