sábado, 9 de novembro de 2019

Resenha - Um Estranho Sonhador



Título: Um Estranho Sonhador
Autor: Laini Taylor
Editora: Universo dos Livros
Classificação: 
Páginas: 544
Sinopse:  O sonho escolhe o sonhador, e não o contrário – e Lazlo Estranho, órfão de guerra e bibliotecário júnior, sempre temeu que seu sonho tivesse escolhido mal. Desde os cinco anos, ele era obcecado pelos mistérios de Lamento, uma cidade mítica perdida. O que aconteceu lá duzentos anos atrás que a separou do restante do mundo? Que tipo de deuses existiam lá e foram mortos pelo Matador de Deuses? Essas respostas o aguardam em Lamento, mas também mais mistérios – incluindo a deusa de pele azul que aparece nos sonhos de Lazlo.



Um Estranho Sonhador é um dos novos queridinhos do gênero de fantasia e como sou fã de carteirinha da autora Laini Taylor não pensei duas vezes em ler essa história tão rica e cheia de magia.

Lazlo Estranho é um jovem garoto órfão que sofreu muito quando era criança por viver com os monges sem ser livre para sonhar, mas assim que conseguiu uma oportunidade ele se tronou bibliotecário na cidade de Zosma e passou sua juventude inteira sonhando e lendo livros. Lazlo lê tanto, mas tanto que seu apelido e onde todos o conheciam era como Lazlo o Sonhador.

 Apesar de gostar muito de ler, Lazlo sempre teve um objetivo em mente estudar e estudar sobre a cidade mágica de Lamento, cujo o nome verdadeiro foi apagado anos atrás quando ele era criança.

Sabendo que existe magia nesse lugar, o sonho de Lazlo sempre foi ter a oportunidade de conhecer Lamento, mas sabendo que seria um desejo impossível por ser um simples bibliotecário, Lazlo nunca deixou de sonhar e sonhar.

Mas quando uma oportunidade bate em sua porta, Lazlo não pensa duas vezes em correr atrás de seus sonhos e quando consegue convencer o famoso Eril Fane o grande matador dos Deuses, Lazlo parte em busca para conhecer Lamento, mas o que ele esperava encontrar na cidade mágica é bem diferente da triste realidade do povo de lá. Lamento possui algo sombrio, tão antigo e ruim que ele nem imagina que essa história pode estar muito ligada com seu passado do ele jamais poderia imaginar.

Já no céu de Lamento existe uma esfera sombria onde habitam seres azuis com magia, e é lá que a história dessa cidade magica se inicia e é lá também que vamos conhecer Sarai, uma jovem semi deusa que tem muitas histórias para contar, mas o mais complicado é que ela faz parte de algo muito grande e que ela poderá ser a salvação de Lamento ou a própria Destruição.

Com elos que jamais imaginariam ter, Lazlo e Sarai tem muitas coisas em comum e logo ambos vão perceber que não basta só sonhar para que seus sonhos se tornem realidade e que terão que fazer escolhas  e tomar decisões difíceis para poder salvar tudo e a todos para por um fim em uma guerra interminável que até hoje existe.

"Lazlo era sonhador de uma forma mais profunda do que sequer imaginavam. Em outras palavras, ele tinha um sonho – um sonho persistente e que o guiava (...) um sonho magnífico e audaz. Audaz demais, magnífico demais para aqueles como ele. Lazlo sabia disso, mas o sonho escolhe o sonhador, não o contrário."



Um Estranho Sonhador é um livro totalmente mágico. E essas duas palavras podem resumir literalmente a história que Laini criou. Muitos sabem que sou fã da autora pela trilogia Feita de Fumaça e Osso, pois gosto muito da escrita dela por ela inserir tanta fantasia nas suas histórias e sempre escrever uma história de amor linda dentro delas.

E com esse livro não foi diferente, Laini já inicia escrevendo de um jeito mágico e puro que faz você viajar e viajar dentro da história. Sabe aqueles contos de fadas que narrados em teatro ou quando nossos pais nos contavam quando éramos crianças de um jeito tão encantador e mágico?  É desse jeito que o livro é narrado e eu fiquei encantada, pois parecia que eu tinha voltado a infância e estavam contando uma linda e terrível história para mim.

O livro é cheio de magia, cheio de sonhos e imaginação e eu acho que isso faz a história ser tão encantadora assim como seus personagens principais que também são sonhadores dentro dessa linda e triste vida que eles vivem.

Lazlo que é nosso ponto principal, é cheio de imaginação. Um garoto desde pequeno que sofreu e lutou para conquistar seus sonhos. Um menino inocente e doce, e tão bondoso que é impossível você não gostar dele e querer guarda-lo em um potinho para proteger de todo o mal. Lazlo sempre teve o sonho de conhecer a cidade mágica de Lamento, desde pequeno ele sabia que deveria conhecer esse lugar que o tanto fascinava e não perdeu a oportunidade de trabalhar em uma grande biblioteca e ler diversos livros de contos e estudar a cidade durante  sete anos. É muito fácil se identificar com Lazlo por ele ter esse fascínio pela leitura, por gostar de contar história e acima de tudo sonhar e imaginar um mundo lindo e perfeito. Foi um personagem que conseguiu evoluir ricamente na trama e fiquei surpresa de ver o quanto Lazlo cresce dentro de um só livro.

Sarai que é nossa segunda protagonista, é uma personagem cativante. Doce, meiga e bondosa, Sarai tem algo muito sombrio dentro de si, mas mesmo assim sua essência consegue ser boa do inicio ao fim e é tão fácil gostar dela, se identificar com seus sentimentos e entender o quanto é e foi dolorido sua história e de seus amigos azuis.  Uma garota que tem um papel gigante na trama e no faz ficar encantados com ela e Lazlo juntos.

Os personagens secundários são muito bem trabalhados e facilmente vamos conhecendo suas essências e suas vidas e como os transformaram no que são hoje. Vou falar rapidamente de uma personagem que me chamou muita atenção e que posso dizer que é terceira personagem principal da história que é a Minia.

Minia é uma filha de deuses e foi por ela que os outros acabaram sobrevivendo ao massacre de vários anos atrás. Mas Minia apesar de ser a mais velha de todos, tem uma aparência de uma criança de 6 anos e tem uma personalidade muito intrigante na trama. Minia é totalmente sombria. Uma personagem fria e até mesmo muito vão dizer má, mas que tem no fundo de uma essência boa dentro de si. Claro que 98% dela é sombrio, mas consigo ver uma personagem que vai ser bem construída na próxima sequencia e que vamos entender ainda mais o que a fez se tornar tão amarga e fria durante esses longos anos. Com certeza estou ansiosa para construção da personagem.

O desenvolvimento caminha lentamente, mas não de um jeito ruim, pois através dele vamos conhecendo mais a história e dos personagens inseridos na trama e também da parte fantástica do livro. E apesar do ritmo meio lento, as coisas caminham muito bem no final e a autora cria um plot twist muito bem elaborado com uma finalização e gancho que com certeza vai te deixar apreensivo e cheio de vontade de ler logo a sequência.

A narração nem preciso dizer mais do que já disse lá em cima, pois é incrível de tão fantástica e criativa que ela é,  e deixo mais uma vez meus elogios ao romance da trama, que nessa segunda série que eu leio da autora consegue ser lindo e triste ao mesmo tempo como foi em FDFeO.

A ambientação está perfeita, pois é fácil imaginar todo aquele mundo que a autora criou pelos detalhes que ela dá, e mesmo cheio de magia e fantasia é fácil sonhar e sonhar assim como os personagens fazem e conhecer a cidade de Lamento do jeito que ela é.

A diagramação da editora está linda e a capa remete bem a história e esse contraste de amarelo e azul não poderia ser mais perfeito. Também não encontrei erros durante a leitura.

Para finalizar, posso concluir que Um Estranho Sonhador vai fazer você viajar e acreditar que a magia realmente existe e vai te deixar encantado com esse mundo surreal que a autora inseriu nessa história e que acima de tudo vai fazer você se identificar com o personagem pelo amor aos livros, vai fazer você suspirar por uma história de amor linda e emocionante e o mais importante: Vai fazer você sonhar. Sonhar que a magia realmente pode estar nos lugares mais distantes se você ousar acreditar.

15 comentários:

  1. Esse livro está aqui na pilha dos esperando para serem próximas leituras. O tamanho dele me assusta um pouco, mas saber desses comentários positivos só me deixa com mais vontade de ler.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. oie.
    Esse livro está na lista dos livros que quero ler.
    10 entre 10 resenhas que eu leio dele são positivas haha.

    Amei a Resenha

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  3. Oi
    esse livro estava aparecendo em muitos blogs, parece ser uma história bem interessante e envolvente, que bom que gostou da leitura dele e até fiquei curiosa com esse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica como vai? Parece uma leitura única, ótima resenha! Fiquei curioso com esse livro, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. que bacana conhecer esse livro que parece realmente mágico, fiquei mt curiosa pra ler com sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess! A outra série da autora é uma das minhas favoritas da vida e estou ansiosa para conferir esta nova obra. Consegui comprar o meu este dias em uma boa promoção e não vejo a hora de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jéssica.
    Eu amo a escrita da autora e assim que lançou esse livro eu corri comprar ele. mas ainda não li. Vou ver se consigo ler nas minhas férias no mês que vem. Ai só fico aqui babando nas resenhas que leio dele hehe. E a sua ficou ótima, parabéns.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess, eu não conheço a autora, mas desde o lançamento estou lendo resenhas bem positivas. Achei a premissa ótima, bom saber que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Até hoje só li comentários positivos sobre esse livro, Jess. Sem dúvida, é um livro que quero ler! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jess!
    Eu amei muito esse livro <3 Estou louca para o lançamento do próximo, afinal com um final desses né... Não dá pra ficar sem hahahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Oi Jess,
    Eu só conheço a autora de nome mesmo, sempre leio elogio as suas obras. Quero conhecer.
    Não leio muito fantasia, mas fiquei bem curiosa com essa. Esse título sempre me lembra a música, rs

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jess!
    Esse livro sou eu todinha! Amo demais essa história que nem sei falar o quanto que eu realmente amo hahahhahahah
    Ansiosa pela continuação
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jess!

    A capa desse livro é muito linda, confesso que não seria a minha primeira opção de leitura, mas gostei da premissa da obra e o fato de ser mágica e encantadora, esses pontos nos fazem envolver facilmente na história.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jessica, sempre que venho no seu blog e vejo uma resenha com todas as estrelinhas e ainda coração já fico curiosa para ler. Eu não imaginava que este livro fosse assim tão bom. Adorei a resenha!!!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha! Ainda não li, mas quero logo cada vez que vejo alguém escrevendo sobre ele ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir