domingo, 14 de julho de 2019

Resenha - Vilão


Título: Vilão
Autor: V. E. Schwab
Editora: Record
Classificação: 
Páginas: 364
Sinopse: Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes, da autora da série Tons de Magia.

Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.

Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.

Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.


Vilão é o novo lançamento da autora V. E. Schwab por aqui no Brasil. E nessa história a autora consegue mesclar muito bem uma trama com mistérios trazendo dois personagens sombrios que nos faz questionar se realmente existe quem é o vilão da história.

Victor e Eli acabam tendo seus destinos cruzados há muito anos atrás onde acabaram dividindo um alojamento enquanto estudavam medicina na universidade de Lockland. Ambos tão diferentes, mas por dentro tão parecidos acabam criando uma grande amizade entre eles, e mesmo percebendo o lado sombrio um do outro, eles sempre tiveram uma elação amigável.

E quando eles precisam fazer uma tese para seus trabalhos, Eli resolve focar seus trabalho nos EOS, trazendo a existência de pessoas ExtraOrdinárias através de processos químicos e psicológicos e como elas conseguem seus poderes.

Victor cético e sem acreditar de verdade na tese, resolve ajudar Eli por ter certa inveja do da inteligencia do amigo. E quando Victor volta de uma viagem ele descobre que eli realmente encontrou certas provas que os EOS podem realmente existir e possíveis motivos e respostas para o motivo deles se transformarem: A morte.
" Muitos humanos eram monstros, e muitos monstros sabiam fingir a humanidade.''
Victor e Eli começam a acreditar nas pessoas EOS e em uma loucura resolvem testar os procedimentos e mesmo com dúvidas ambos por fim acabam constatando a verdade: Os EOS existem e ambos acabaram de se tornar um deles.

Sem entender muito o que aconteceu, Eli e Vitor ganham poderes totalmente opostos um do outro e com isso uma intriga cresce entre os dois surgindo uma grande inveja, ciúmes e acima de tudo uma traição que mudará o rumo da vida dos dois.

10 Anos depois dos experimentos, Victor acaba de sair da prisão e tem somente um objetivo em mente: Matar Eli Ever. Começando com algumas pistas ele acabam ido parar em uma cidadezinha chamada Merit onde junto com seu amigo Mitch, conhecerá uma garotinha extraordinária e juntos eles tentarão encontrar Eli para tentar acabar de uma vez por todas com um embate no passado. Mas será que Victor realmente é o vilão da história? Ou será que Eli depois de anos acabou se tornando um? Ou será que ambos são os heróis em vez dos próprios vilões?
" Se Eli fosse mesmo um herói e Victor estivesse determinado  a pôr um fim nele, isso fazia dele um vilão?"
" Um herói. Não era isso que ele era? Os heróis salvavam o mundo dos vilões, do mal. Faziam sacrificios para conseguir isso. Ele não estava sujando as mãos e a alma de sangue para colocar o mundo nos trilhos? '' 

Vilão conseguiu se tornar uma trama muito interessante pelo fato dos nossos personagens principais não serem bonzinhos e terem uma personalidade bem ''mal'' por assim dizer.

O livro consegue abordar bem esse tema de ser vilão. Será que um vilão realmente é mal por dentro? Será que existem heróis de verdade? E porque os vilões se tornam tão sombrios e cruéis? Será que só nossas ações refletem o que somos? São questionamentos que a autora aborda nessa história onde temos dois lados sombrios e aos poucos vamos tentando encontrar o menos pior.

O personagens conseguem ser cativantes por terem esse aspecto sombrio, e a história narra nos mostrando o passado onde tudo começou e o presente onde tudo já se passou e de inicio temos mais o ponto de vista de Victor que atualmente só quer vingança contra seu inimigo Eli.
Ambos personagens foram bem trabalhados e aos poucos vamos conhecendo suas essências e tentando identificar quem realmente é o lado sombrio da trama.

Victor consegue ser um bom personagem. Muito bem construindo, e de inicio já se mostrando um homem com inveja e ciúmes de seu melhor amigo Eli. Victor leva o livro tranquilamente nas costas apesar dos personagens secundários serem muito interessantes também.

Eli tem uma importância gigante na trama história e tem um peso igual o de Victor, mas sinto que a autora não aprofundou tanto o personagem, fazendo com que Victor se destacasse mais que Eli, mas mesmo assim é fácil conhecer o personagem e entender seus pensamentos e motivos de agir em uma missão que ele colocou em seu próprio caminho.

Sidney foi uma das personagens que mais gostei do livro. A garotinha de 12 anos nos conquista logo de inicio e conseguimos ver um amadurecimento dela ao longo do livro e o quanto ela será importante futuramente.
Mitch consegue nos conquistar com sua personalidade. Uma homem doce por dentro, mas que fora aparenta ser grande e mal. Como vivemos em um mundo de aparências, V. E. utilizou o personagem para nos mostrar o quanto julgamos os outros sem nem conhecê-los.

Achei muito interessante a autora nos mostrar que todos nós temos lados sombrios dentro de nós, mas cabe a nós o modo que lidamos com eles. E nesse livro ela mostra esses aspectos durante o desenvolvimento dos dois personagens.

A diagramação da editora está impecável e recebi o livro com alguns brindes relacionados com o livro que fizeram muito sentido quando iniciei a leitura. Tambem não encontrei erros ortográficos enquanto eu lia.
Outra legal foi a capa que a editora escolheu para o livro aqui no Brasil, nos transmitindo exatamente o que a história passa.

Para finalizar, posso dizer que Vilão conseguiu me conquistar pela trama e pelos personagens que possuem características diferentes do que encontramos na ficção e também pelo enredo que nos prende e nos fazer querer saber mais e mais dessa história incrível que Vilão nos proporciona.
Se você gosta de livros de Ficção com certeza esse é uma ótima pedida.


16 comentários:

  1. Oi, Jéssica! Adorei sua resenha, suas considerações à respeito do livro foram pontuais. Acredito que se eu o ler irei gostar. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess, tudo bem?
    Gostei muito da resenha. Esse parece ser um livro que foge do clichê, trazendo personagens falhos que ainda assim conseguem cativar. Achei bem interessante essa proposta!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Primeira vez que vejo este livro, maa pelos teus comentários parece ser um enredo muito bom. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. to super curiosa com essa leitura pq tenho escutado falar desse livro, os personagens parecem bem interessantes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess! Eu amei o livro, adorei toda a trama do livro e principalmente da Sidney. Confesso que apesar de não ser um santinho, torci para o Victor rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jessica! Eu amei o livro! Parece ser uma trama muito envolvente! E essa capa?! É linda!!
    Adorei a resenha!
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jess!

    Eu estava curiosa com a história por conta da autora, já que adorei Melodia Feroz, mas lendo sua resenha já não achei a premissa tão interessante :( é legal pelo fato de os dois personagens já terem essa personalidade "ruim", de vilão, e os questionamentos que traz, mas não sei se vai ser o tipo de obra que me prende. Ainda quero ler, mas já irei com um pé atrás. Adorei a resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi jess tudo bem? Amei o livro e que capa show ein. Um beijo ganhou mais uma seguidora .

    www.segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Uau, sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa para começar a leitura desse livro maravilhoso! Não vejo a hora!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jéssica.
    Já estava me sentindo a estranha porque todo mundo que eu vi esta dando 3 no máximo 4 estrelas para o livro e só eu que amei hehe. Acredito que como o Victor teve mais destaque, o leitor tende a ficar do lado dele. Mas não sei se isso se repete no próximo livro da série que já li alguns comentários que a autora fala bastante do Eli. Agora a Sidney é unanimidade. Ela é uma garota incrível.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jess!
    Menina, eu amei demais esse livro! Ainda bem que ele apareceu por aqui hahahahhaha
    Realmente nesse livro o Victor tem mais destaque, mas na continuação a Schwab dá um destaque maior para o Eli
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess! Eu gostei muito do livro e de todos as ele levanta sobre o que de fato certo ou não. O Victor e sua turma foram meus referidos, agora o Eli e a namorada eu peguei aquela raiva. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Amei demais esse livro, parece que ele foge bem do clichê. Fiquei bem curiosa para explorar a história!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei da sua resenha
    Di livro Vilão da,Autora V E Schawab ,uma história,bem interessante , pena,que estou sem grana para comprar ,quando eu puder eu compro

    ResponderExcluir
  15. que tipo de abilidade eles desenvolvem?

    ResponderExcluir