quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Resenha - A Vida Invisível de Addie LaRue


Título:  A Vida Invisível de Addie LaRue
Autor:    V. E. Schwab
Editora:  IRecord
Classificação: 

Páginas: 504
Sinopse: Uma vida que ninguém lembra. Um livro que ninguém esquece. Em A vida invisível de Addie LaRue, o aguardado best-seller de V.E. Schwab, conheça Addie e se perca em sua vida invisível — porém memorável.
França: 1714. Addie LaRue não queria pertercer a ninguém ou a lugar nenhum. Em um momento de desespero, a jovem faz um pacto: a vida eterna, sob a condição de ser esquecida por quem a conhecer. Um piscar de olhos, e, como um sopro, Addie se vai. Uma virada de costas, e sua existência se dissipa na memória de todos.
Após tanto tempo vivendo uma existência deslumbrante, aproveitando a vida de todas as formas, fazendo uso de tantos artifícios quanto fosse possível e viajando pelo tempo e espaço, através dos séculos e continentes, da história e da arte, Addie entende seus limites e descobre — apesar de fadada ao esquecimento — até onde é capaz de ir para deixar sua marca no mundo.
Trezentos anos depois, em uma livraria, um acontecimento inesperado: Addie LaRue esbarra com um rapaz.
Ele enuncia cinco palavras.
Cinco palavras capazes de colocar a vida que conhecia abaixo:
Eu me lembro de você.
Uma jornada inspirada no mito faustiano sobre busca e perda, eternidade e finitude e, acima de tudo, uma questão: até onde se vai para alcançar a liberdade? Best-seller do The New York Times e recomendado pelo Entertainment Weekly, A vida invisível de Addie LaRue é um livro inesquecível e que colocou V.E. Schwab entre as principais autoras de fantasia da atualidade.


A Vida Invisível de Addie LaRue é um dos livros aclamados de V. Schwab e muito falado tanto lá fora como por aqui também. Quando soube do trabalho da autora fiquei extremamente curiosa para conhecer esse livro que seria uma das obras do ano. A história de Addie LaRue é poética, triste e solitária, mas traz lições importantes para quem se aventurar em sua jornada. 


Adeline LaRue é uma jovem diferente das moças de sua época, ela nasceu em Villon um vilarejo na França onde sabe que não tem perspectiva de conhecer o mundo ou realizar seus sonhos. Estamos em 1714 e Addie não quer se casar e ter a vida planejada que reservaram para ela, então em um momento de desespero ela resolve clamar aos deuses por ajuda, mesmo sabendo que jamais deve chamar o deus da noite, ela acaba mesmo assim tentando.


E é ai que ela conhece o ser da noite que ela chama de Luc e sem saber direito o que está fazendo ela acaba fazendo um pacto com ele, vida eterna, mas tudo tem um preço e para ela ser livre e viver para sempre ela terá que ser esquecida por quem a conhecer.


Trezentos anos depois, vivendo nas sombras, vendo guerras e lutando para conseguir deixar ao menos uma marca no mundo, Addie vive, mas, não é lembrada por ninguém, não existe em lugar nenhum e mesmo tentando não consegue manter nada consigo. Mas as coisas mudam quando ela esbarra em um rapaz em uma livraria e ele se lembra dela. 


Sem acreditar na obra do destino, Addie e o jovem vão tentar entender o porque ele consegue se lembrar dela, e logo vão perceber que o mundo dos dois é muito mais complicado e cheio de segredos do imaginaram, agora Addie tem um propósito e vai fazer de tudo para tentar entender e descobrir quais caminhos pode seguir.


"Você já sentiu como se o tempo passasse rápido demais e você não estivesse chegando em lugar algum?"


"O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás?"





A Vida Invisível de Addie LaRue é um livro de cheio de jornadas, de conhecimentos e de lições. Addie é uma jovem que fez escolhas difíceis e teve que lidar com elas da melhor forma possível. É uma história mágica e tem um estilo de narrativa bem legal, mas a dinâmica do livro é devagar, lenta e cansativa em diversos momentos.


Eu estava bem empolgada com a história, talvez com muitas expectativas sobre o livro e infelizmente nem todas elas foram sanadas. A história é legal, tem uma narrativa bem interessante como comentei ali em cima, mas é muito parada. Não tem tantas reviravoltas, e vamos vendo muito da história de Addie tanto no presente quanto no passado e com isso a leitura foi ficando arrastada, cansativa em diversos momentos, principalmente no começo.


Addie é uma personagem interessante, tem carisma, consegue lidar bem com as situações adversas que surgem em seu caminho, é imatura algumas vezes, mas consegue se desenvolver ao longo da trama e conforme os anos vão passando. É uma personagem com uma bagagem e desenvolvimento interessantes, mas senti que faltou um pouco mais de maturidade nela no presente, para mim fiquei com aquela sensação que ela era uma jovem, e não uma pessoa que viveu 300 anos com diversas experiências de vida.


Henry que é um personagem ponto chave para a história se desenvolver e dar sentido a tudo, é um personagem muito morno e sem graça. Claro que ele sofre com problemas sérios e é interessante ver seu ponto de vista e entender todos aqueles sentimentos sombrios que o cercam e quanto ele evolui na história. Eu gostei dele no geral, mas para mim faltou alguma coisa no personagem para ele se tornar mais interessante no contexto e no relacionamento com Addie.


Luc que também é importante na história, é um personagem bem misterioso e apesar de vermos vislumbres dele é difícil definir o personagem no geral por não termos um ponto de vista. Mas mesmo sendo uma incógnita, Luc é aquele personagem que você vai gostar, mas ao mesmo tempo vai odiar ele, principalmente seu relacionamento com Addie que é muito complicado de lidar.


A história tem um ar poético, lírico e no geral é muito bacana, Addie realmente é uma personagem invisível, mas difícil de esquecer. Sua história é contada desde o passado quando ela era criança até chegarmos no presente e entender tudo que ela viveu e passou para chegar aonde estava.


Não espere encontrar um romance, pois o livro é focado na jornada de Addie, claro que ao longo dos anos Addie se apaixona intensamente, por homens e mulheres e tem diversos amores, mas logo fica claro que a história a ser contada não é sobre amor entre Henry e Addie ou até mesmo o relacionamento conturbado dela com Luc, mas sim sobre Addie se encontrar e se encaixar em mundo repleto de beleza, arte e música. 


A resolução e o final foram bons, gostei de como a autora levou tudo e finalizou a história definindo Addie e quem ela é no mundo e qual a marca que ela deixou. As lições que o livro trouxe são bacanas, sobre deixar uma marca no mundo, sobre correr atrás dos seus sonhos e viver sua vida intensamente, pois o tempo passa tão rápido...



A Vida Invisível de Addie LaRue é um livro marcante, cheio de cenas e narrativas líricas que deixam o leitor encantado. Ele traz um misto de sentimentos ao longo da jornada de Addie, além de todas as lições que aprendemos ao longo da leitura.

Ele alcançou minhas expectativas? Não, não alcançou. Achei o livro muito lento, cheio de detalhes que poderiam ser enxugados e daria uma leitura mais dinâmica, sofri no começo e me arrastei bastante para a história engatar, mas não posso deixar de dizer foi uma boa leitura no geral, foi bacana conhecer Addie e sua história, mesmo tendo ficado com aquela sensação de que esperava algo muito mais do que foi entregue. Talvez eu tenha ido com muita sede ao ''pote'' pelo hype todo sobre ele, mas mesmo não me entregando tudo o que eu esperava eu indico a leitura para aqueles que gostam do gênero.


  • Gostei dos estilos de narrativa da história;
  • As passagens de tempo são interessantes;
  • A finalização foi boa;
  • Temática e contexto da história interessantes;
  •  Toda a arte, música e poesia deixa o livro mais mágico.
  • Gostei do desenvolvimento no geral, apesar de ser devagar.

  • Faltou mais plot, mais reviravoltas para o livro ficar interessante;
  • Achei a história muito parada;
  • Addie LaRue é uma personagem bem trabalhada, mas não vi nada marcante  principalmente no presente onde era para ela ter uma bagagem de vida grande;
  • Faltou ''algo mais'' no Henry para eu gostar mais dele.


13 comentários:

  1. Oie, acho que eu estava precisando demais dessa história porque me identifiquei com alguns personagens e sofri horrores lendo kkkkk. Acabei devorando em poucos dias e favoritei.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica. Tudo bem? Que bom que gostou. Parece um livro envolvente. Abraco!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu vi que teve um hype muito grande com esse livro. Apesar de bem curiosa, fiquei logo desconfiada que poderia me decepcionar. Então decidi esperar um pouco para ler depois. E, pelo que vejo, foi uma boa escolha. Ainda darei uma chance ao livro, pois curto essa vibe de pessoas imortais, mas já irei sem expectativas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha tá muito boa, gostei de ver os pontos positivos e negativos da história e agora sinto que fiz o certo em não ler o livro sim que lançou lá fora, pois adoro os livros da Schwab, mas todo esse hype em cima de Addie tá me fazendo adiar a leitura justamente pra não me decepcionar.

    Abraços

    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu só li um livro da autora até hoje e curti bastante a escrita dela
    Fiquei curiosa em relação a esse pelo fato do romance não der prioridade. E ainda tem essa conexão com arte e musica.
    Uma pena sobre os pontos cansativos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess,
    Estou só esperando o tombo vir! KKKKKKKKKKKKKK
    Li sua resenha e fiquei meio de boca aberta porque não sei o que esperar da leitura, decidi dar mais uma chance a Schwab com esse livro e já não sei se fiz a escolha certa! kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jéssica.
    Eu quero muito ler esse livro porque achei o enredo muito diferente e interessante. Mas agora já vou ler sem muitas expectativas hehe. Eu me senti assim com Um Conjuração de luz que gostei muito mas teve vários pontos que deixaram a desejar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da Schwab mas gosto da capa e da ideia
    Acho que irei com menos sede ao pote, poxa, da um andamento leal pra gente por favor ♥ rsrsrs
    melhor diminuir as expectativas
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. OI Jess! Eu gosto muito dos livros da autora e assim que vejo um chegando, compro sem nem mesmo ler a sinopse. Este aqui tem sido bastante elogiado e espero não me decepcionar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi
    não conhecia esse livro, mas já li algo da autora, uma pena que suas expectativas não foram atendidas nessa história e que ficou um pouco arrastada, mas pelo menos curtiu a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O Tanto que eu estou curiosa para ler esse livro, não ta escrito!
    Tenho medo de me decepcionar rsrs.. mas o Hype que ele ta, me deixa muito curiosa!
    Amei sua resenha
    Beijinhos
    Taty
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Esse livro está na minha wishlist, mas confesso que estou demorando para dar atenção a ele! É uma pena a Addie ter passado a sensação de imatura, mas gostei de quando você mencionou nos pontos positivos de que o livro tem um bom foco nas artes!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor!!!
    Não conhecia esse livro, mas amei a proposta!
    Confesso que em umas partes me fez lembrar um pouco de um livro de Colleen rs O "Nunca, Jamais"
    Gosto desses enredos bem movimentados, uma pena que não funcionou tanto pra você, porque ele tem uma premissa bem boa!
    Fiquei curiosa *.*

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir