segunda-feira, 8 de abril de 2019

Resenha - A Nuvem





Título: A Nuvem - Scythe # 2
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Classificação: 
Páginas: 496
Sinopse: Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
 OBS: Pode conter spoilers do livro anterior.

Resenha:
 A Nuvem é a sequência de O Ceifador escrito por Neal Shusterman e nos trás uma história única e rica em detalhes. Com uma trama bem pensada e bem narrada com certeza vai entrar para lista dos meus favoritos de 2019.

Para quem não se lembra da história de O Ceifador, Na Era da mortalidade como os nossos personagens falam, era um mundo exatamente igual o nosso, como estamos vivendo nesse exato momento, um mundo com guerras, acidentes fatais, mortes por crimes brutais, onde as pessoas que morriam iam embora para sempre, mas com o avanço tecnológico em 2042 as coisas começaram a ficar diferentes, pois foi o ano em que a capacidade computacional se tornou infinita ou tão perto disso que não podia mais ser medida. Foi o ano tudo mudou, pois, a Nuvem de informações evoluiu para a “Nimbo-Cúmulo”, e agora tudo que há para saber reside na memória semi-infinita da Nimbo-Cúmulo.
A Nimbo-Cúmulo é mãe de todos, após ela não existia mais doenças, a desigualdade financeira foi refeita e todos agora eram iguais, a fome sumiu, a tristeza sumiu e a morte também sumiu, pois agora as pessoas poderiam ser revividas em centros de revificações. A Nimbo-Cúmulo controlava tudo, menos uma coisa: Os Ceifadores.
“ Concluí que existem apenas dois atos perfeitos. São os atos mais importantes que conheço, mas me proíbo de realiza-los e os deixo a cargo da humanidade. São o ato de criar a vida... e o de tirá-la.”
A história se passa com Citra Terranova e Rowan Damisch. Dois aprendizes de ceifadores que tiveram um rumo totalmente inesperado em suas vidas e acabaram entrando em uma conspiração ainda maior. Citra e Rowan acabaram competindo entre si, pois só um deles poderia se tornar um ceifador e no final depois de vários acontecimentos Crita acabou se tornando a ceifadora Anastásia e Rowan acabou se tornando um foragido depois de destruir o Ceifador Goddard, um ceifador cruel, sanguinário e visionário que queria mudar os costumes da ceifa e se tornar o mais poderoso ceifador.
Rowan acabou sendo um foragido e depois disso aceitou a missão de exterminar qualquer ceifador corrupto da ceifa, se tornando o misterioso e sombrio ceifador lúcifer. Procurado por todos, Rowan só tem a missão de destruir qualquer um que queira matar a população de forma ilícita e cruel e para isso ele terá que jogar as cartas certas se quiser sobreviver fugindo de todos.
“ Aqueles que seguram as tochas são os que lançam as maiores sombras.”
Já Citra acabou aprendendo e convivendo com seu novo nome e seu novo mundo. Com palavras e ações imponentes, Citra acabou sendo bem vista pelo jovens da Ceifa e se tornando muito popular por todos, ainda mais por seus métodos de coleta. Ela e a ceifadora Marie Curie agora trabalham e moram juntas. Só que a vida calma e tranquila delas muda de uma hora para outra.

Curie e Citra são alvos de um inimigo poderoso e logo suas vidas estão na mira deles. E sem poder interferir na vida dos ceifadores, A Nimbo-Cúmulo, o sistema que controla tudo sabe quem está por trás e o que pretende fazer com as ceifadoras, e sem muitas escolhas ela acaba incentivando um grande jovem de quem ela cuida desde pequeno a ajudá-la interferindo e alertando as ceifadoras que suas vidas correm perigo.
“ Governo o mundo dos vivos com uma mão benévola e incorruptível. E a Ceifa governa o dos mortos.”
Greyson Tolliver era um garoto simples que queria viver uma vida tranquila e se empenhar para ajudar a Nimbo-Cúmulo prestando seus serviços a ela, pois a considerava uma mãe para ele. Mas as coisas mudam quando a Nimbo-Cúmulo intencionalmente lhe diz algo e mesmo sem poder pedir, ele sabe que tem que fazer. Greyson precisará abandonar sua vida planejada para alertar da morte das ceifadoras, assim se tornando um infrator e nunca mais podendo trabalhar na academia para a Nimbo-Cúmulo, mas ele acaba aceitando ajudá-la, pois sabe que ela não pode interferir. Arriscando tudo Greyson  parte para entrar em uma grande conspiração, sem saber se terá sucesso em sua missão.

Enquanto correm risco de vida, Curie e Citra lutam por algo maior, pois há uma eleição para um novo Alto Punhal e se elas não conseguirem vencer algo terrível vai acontecer no mundo dos ceifadores, trazendo um caos que será irreversível para todos. Cabe agora nas mãos de Rowan, Citra, Curie, Faraday e Greyson tentar salvar o mundo dos ceifadores que está prestes a ruir. E a Nimbo- Cúmulo que tem o papel mais importante a desempenhar: Salvar a humanidade deles mesmos.
 “Sim, tenho o poder de devastar a humanidade e a Terra se quiser, mas por que faria tal coisa? Onde estaria a justiça nisso? Sou, por definição, justiça pura, lealdade pura. O mundo é uma flor em minhas mãos. Preferiria pôr fim à minha existência a destruí-lo.”



A Nuvem foi uma sequência tão arrasadora que estou até agora refletindo tudo que esse livro me proporcionou. Confesso que inicio a história estava um pouco calma demais, assim como o anterior o livro só me ganhou do meio para o final, e que final gente! Já posso dizer que estou na ansiedade para o próximo e que já virou o queridinho do ano.
A sequência além de ser bem escrita, consegue prender o leitor do inicio ao fim, nos trazendo expectativas e imaginando que caminho o autor vai seguir com seus personagens.
Falando em personagens temos um novo personagem inserido na trama. Greyson Tolliver, que de inicio parece ser um garoto simples e comum se torna importante para a trama e a mudança de sua vida é tão extrema que conseguimos ver uma evolução bem grande no personagem já nesse livro e já gostei dele logo de cara. E através dos olhos e narração de Greyson podemos conhecer mais do mundo criado por Neal e nesse livro temos um lado mais explorado, não só culturas e religiões que ele criou, mas também das pessoas ‘’rejeitadas’’ pela população, os chamados “infratores” que são pessoas rebeldes que queriam ser diferente de todos e Greyson acaba entrando nesse mundo totalmente distinto do que estávamos vendo antes e foi legal ver como Nimbo-Cúmulo se preocupava até mesmo com os rebeldes de seu sistema.

 Citra e Rowan são personagens impactantes para esse livro, mas apesar disso, senti que Citra foi bem mais explorada e trabalhada nesse livro do que Rowan, que teve menos cenas ao longo do livro. Apesar aparecer em praticamente todas as cenas de lutas do livro, senti uma falta de exploração maior no personagem principal e isso fez com que Citra brilhasse nesse livro. Claro que temos o fato de tudo que Rowan passou no livro anterior, do aquelas ações o tornaram e é claro todo o sofrimento que ele passa nesse livro.

Citra ganhou um destaque e tanto nesse livro, mas o mérito é totalmente dela. Com sua mente sagaz, personalidade marcante ela conseguiu ganhar não só o respeito de outros ceifadores, como o respeito dos leitores também. E já prevejo uma futura líder ai nessa história.
A Ceifadora Curie também apareceu bem nesse livro e até tivemos uma exploração maior sobre ela e seus feitos ao longo de sua jornada. Foi muito bacana ver o elo que Citra e elas criaram, se tornando melhores amigas.

Faraday também aparece nesse livro com uma missão a cumprir e tenho certeza que ele será muito importante no próximo livro, já  que nessa história vemos ele mais de longe, apenas procurando e desvendando alguns mistérios no livro.
O vilão da história foi muito bem elaborado, e confesso que até me surpreendi quando ele apareceu. E a história com certeza não só mudou de rumo como ganhou mais destaque conforme a trama se desenrolou.

A descrição dos locais e detalhes inseridos pelo autor são muito bem feitos. Neal consegue descrever muito bem as cenas, lugares e até mesmo histórias e lendas que ele cria ao longo da história. E apesar do livro ser bem detalhado, poucas vezes senti a história pesar com os grandes detalhes do autor e suas descrições, que são claramente válidas para a história já que ele criou um mundo completamente novo.

O desenvolvimento dos personagens foi perfeitamente estruturado dentro de suas quase quinhentas páginas e temos muita história para rolar ainda no próximo livro.

E por último, deixei por último de propósito venho falar da nossa linda Nimbo-Cúmulo, que no primeiro livro não tem tanto destaque já que o foco é no mundo dos ceifadores, mas já nesse, Neal deu toda a atenção para ela nesse livro. Além de todos os capítulos terem narrações da Nimbo-Cúmulo e apesar dela ser apenas um sistema, conseguimos entender completamente seus conceitos, seus ‘’sentimentos’’ e até mesmo suas limitações.

E essa narração feita pela Nimbo trás um ar mais sábio para o livro, pois esse lindo sistema consegue trazer tantas reflexões para nós leitores, não só da história, mas também para a vida real. E gente... Só tenho a dizer que amo demais esse sistema!

O final do livro foi simplesmente arrasador, deixou meu coração em pedacinhos e minha ansiedade a mil. Já recomendo você ler esse livro com o próximo em mãos, pois com certeza você vai sofrer como todos rs.

Para concluir, posso dizer que A Nuvem com certeza supera seu antecessor e se tornou o meu livro favorito do ano até esse momento. E que se você não leu ainda essa série, pare tudo e comece a conhecer esse mundo que Neal criou tão esplendidamente e perfeitamente para Scythe.
Meus sinceros parabéns ao autor, pois sua história com certeza é inovadora e muito bem descrita, merece com certeza a leitura de todos.

14 comentários:

  1. Oi Jess! Essa série é maravilhosa e estou ansiosa para ler o terceiro volume, já que o final deste segundo foi de grande impacto. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess, muito bom quando um livro nos deixa pensando por dias e dias. Eu já li outros do autor e gostei bastante, ele escreve muito bem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro.
    gostei bastante da sua resenha, está de parabéns.
    beijos <3
    www.andressamonteiroblog.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess,
    Ainda não li essa série, mas minha mãe leu o primeiro e tem esse segundo aqui.
    Vejo tantos elogios que será uma das próximas que lerei.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Desde que li resenhas do primeiro livro eu quero muito ler essa história. Me fisgou. Mas ainda não consegui comprar os livros. Espero conseguir em breve.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess,
    Estou muito ansiosa para o próximo!
    E realmente as descrições são ótimas, daquela cena final... só fiquei desejando uma adaptação só por aquela parte haha.
    Também achei que a Citra teve mais destaque.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro! Acontece muitas coisas bizarras. O autor conseguiu me surpreender ainda mais em A Nuvem. Mas eu gostei mais do primeiro livro, confesso. Esse final também me deixou com o coração na mão, não sei o que o autor vai arrumar no terceiro livro.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess
    acho essas capas lindíssimas!
    A série tá na minha lista mas ainda n parei realmente p lê-la!


    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jess

    A Nuvem realmente supera O Ceifador. Eu li o livro no lançamento, mas até agora eu não consegui resenhar, ainda me sinto impactada! Hahahaha
    Tomara que a Seguinte lance o terceiro livro simultaneamente! <3

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jess!
    Eu amei demais essa continuação. Foi um dos melhores livros que li no ano passado e estou louca pela conclusão.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jess!

    Esse livro é mesmo muito bom, mas assim como você, peguei no ritmo só lá pela metade. O começo estava calmo e demorou pra conseguir realmente me envolver. Mas quando as coisas começam a esquentar, é mesmo de tirar o fôlego! Adorei o Greyson, e achei a Nimbo mais falante hahah foi bem legal acompanhar melhor os seus "pensamentos".

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. A história parece bem interessante. Fiquei meio perdida na resenha por não ter lido o primeiro livro (ou a resenha dele) kkk.

    Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  13. Olá, Jéssica.
    Eu so li uma resenha até agora falando que preferiu o primeiro livro a esse. Todas as outras falaram o mesmo que você. Eu até coloquei eles na minha lista desse ano mas sou vou ler mesmo quando lançar o último que dai já leio tudo de uma vez hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oiii Jess

    Esse autor surpreende sempre, é tão dificil quando o segundo livro de trilogia consegue superar ou manter o nível, e pelo visto A Nuvem fez isso, e já vale a pena. Adorei o priemiro e acho que vou amar ainda mais o segundo, torcendo pra que venha logo o terceiro.


    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir