terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Resenha - Trono de Vidro: Coroa da Meia-Noite





Título: Trono de Vidro – Coroa da Meia-Noite – Trono de Vidro #2
Autor: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Classificação: 
Páginas: 406
Sinopse: Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas.
A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.
 OBS: Possui leve spoiler do final livro anterior. Após a segunda foto a resenha está livre de spoilers.

Resenha:  Depois de quase quatro anos, resolvi retomar a série Trono de Vidro da Sarah J. Maas. Na época tinha lido o primeiro livro e  curtido bastante a história, mas acabei empurrando a série quando tivesse mais tempo para ler de uma vez e o tempo acabou se passando e não lia. Mas agora resolvi colocá-la na meta de leitura e conhecer mais afundo a história da nossa querida Celaena Sardothien.

No primeiro livro conhecemos a famosa assassina do reino de Adarlan, que está cumprindo pena como escrava nas minas de sal de endovier. Com sua reputação conhecida por todos. O Príncipe Dorian, filho do rei de Adarlan, resolve escolher a assassina para lutar em seu nome com diversos assassinos do pai para vencer a luta e se tornar campeã do rei, fazendo todo o serviço sujo de assassinatos em nome do monarca. Com isso Celaena acaba aceitando a proposta de se tornar a assassina do rei por quatro anos e depois ser livre para viver sua vida.

No segundo livro a história começa com Celaena fazendo seus serviços como campeã do rei, matando os alvos escolhidos por ele, mas mesmo com essa tarefa que o rei sempre lhe passa, Celaena tem coisas muito mais importantes para descobrir, já que no livro anterior ela descobriu a história de Elena e Branddon, ancestrais e reis de Adarlan. Onde na época ainda existia magia no mundo. E para piorar Elena sempre entra em contato com ela, dizendo que um mal terrível está se aproximando e cabe a Celaena descobrir esse mal e de certa forma destruir o que quer esteja acontecendo.
 "Se queriam a Assassina de Adarlan, eles a teriam. E que Wyrd os ajudasse quando ela chegasse."

Mesmo sem saber de toda a história, Celaena se vê cada vez mais intrigada com o desaparecimento da magia e as marcas de wyrd que cercam o castelo, e para isso ela contará com a ajuda de sua melhor amiga, princesa Nehemia para desvendar seu destino e lutar contra as maldades do rei de Adarlan.
Mas, no meio disso tudo o próprio rei passa a missão para Celaena matar um dos rebeldes que é contra o rei, um assassino chamado Archer Finn, um antigo conhecido de Celaena, mas o que ela não imaginava é que Archer realmente pode estar por trás de uma grande rebelião, e que se Celaena não correr logo e descobrir o que está por trás de tudo isso o mal pode ser instalar rapidamente.
  “Algumas coisas você escuta com os ouvidos, outras, você escuta com seu coração.”



Com ajuda de Nehemia, Celaena começa a aprender mais sobre as marcas de wyrd, começa a descobrir melhor sobre essa rebelião de Archer e entender como tudo está ligado ao rei de Adarlan. Além de seus sentimentos ficarem cada mais confusos com um certo capitão da guarda, Celaena terá que guardar seus segredos a fundo se não quiser que descubram quem ela é. E acima de tudo ela terá que decidir se ela e o príncipe Dorian serão aliados nessa grande batalha que está por vir.

Trono de Vidro Coroa da Meia-Noite foi uma boa sequencia e conseguiu acompanhar muito bem o primeiro livro, com um inicio um pouco mais tranquilo podemos ver e entender melhor os planos de Celaena e o que ela pretende fazer com a nova missão que o rei lhe passou e também temos mais explicações sobre as marcas de Wyrd que no primeiro livro é um mistério que vai sendo desvendado aos poucos.

Falando um pouco dos personagens, Celaena teve um crescimento legal nesse livro, e desde o primeiro livro é fácil gostar dela. Mesmo sendo uma assassina e tendo matado muitos, nós conseguimos compreender bem a personagem e porque em muitos momentos ela é implacável, e olha que temos algumas cenas que Celaena sai do modo garota boazinha e liga o modo assassina totalmente e podemos o quanto ela pode ser fria e feroz ser for para proteger aqueles que ela ama. E gente, essa personalidade da personagem é cativante, Celaena é feroz e implacável quando é necessário matar um inimigo, mas ela consegue ser doce, meiga em alguns momentos e divertida, o fato dela gostar de livros e música, vestidos e doces faz a gente conhecer bem a fundo a personagem, entender melhor ela também, o que não é fácil de se ver em alguns livros. Celaena se mostra cheia de segredos com seus amigos e também esconde algumas coisas de seu passado para nós leitores, e com algumas revelações no final, conclui minhas suspeitas desde o início.

Chaol teve mais destaque nesse livro e conseguimos ver melhor seu relacionamento com a assassina, conseguimos ver ela conquistando um espacinho no coração do capitão e que em poucos instantes o mundo de Chaol passa ser Celaena. Vemos o quanto ele se importa e se preocupa com ela, e confesso que em muitos momentos vemos o personagem balançado entre a lealdade ao rei e a confiança da personagem. Chaol foi bem explorado nesse livro, mas sinto que faltou um algo a mais nele para que fosse melhor, talvez mais atitude, já que ele foi tomar atitude bem no final do livro.

Dorian é um personagem que me encanta e nesse livro podemos ver seu ponto de vista melhor. Com algumas revelações um personagem que era bem morno e parado no livro, se mostrou mais ativo nessa história e ganhou importância na guerra que está por vir.

Nehemia também foi destaque nesse livro e foi a chave para a história caminhar, o livro que de inicio estava mais ‘’calmo’’ engatou muito bem depois de algumas cenas com a princesa. Nehemia merece seu destaque por ser uma mulher forte, determinada e com foco no que deve fazer para salvar seu povo e todos que sofrem com a tirania do rei de Adarlan.

Tivemos dois personagens secundários que foram inseridos na trama e tiveram importância na história. O primeiro foi Archer, um conhecido de Celaena que trouxe muitas explicações para alguns mistérios da história e a Bruxa de Pernas Amarelas que foi algo bem interessante e diferente inserido no livro.


Os capítulos são narrados por alguns personagens como Chaol, Dorian e com a maior parte por Celaena e temos um capitulo onde podemos ver o ponto de vista do rei de Adarlan, que provavelmente vai ser um grande vilão da história já que ficamos sabendo um pouco mais sobre como o Rei conseguiu conquistar todo um território em um espaço de tempo relativamente pequeno, e como ele destruíu a nação mais poderosa e o que isso tem a ver com a banição da magia e também sobre o passado de Celaena.

Gostei da história por trás de tudo e o mundo mágico de féericos que a Sarah criou nessa história. Corte de Espinho e Rosas também se passa em um mundo mágico féerico e para quem leu sabe o quanto a autora escreve e descreve bem a ambientação da história.

No próximo livro vamos sair um pouco do palácio de vidro e vamos para outras terras onde a história promete ganhar novos caminhos e novos ares e estou ansiosa para conhecer o povo de Wendlyn e famoso Rowan que vejo muito comentários sobre ele na série.

Ah.. e para quem não gosta de triângulos amorosos, o que no primeiro livro a primeiro ponto de vista poderia ser um triangulo amoroso, a autora conseguiu desfazer nesse livro, mas ainda tenho minhas dúvidas se o par que ela criou vai ser o par final até o final da série, já que em Corte, vimos que a autora conseguiu mudar totalmente o romance de Feyre e Tamlin.

Bom, para finalizar, posso dizer que a sequência de Trono de Vidro se manteve estável e que do meio para o fim traz grandes surpresas e revelações que deixa você totalmente vidrado na série.


18 comentários:

  1. Oi, Jess

    Pulei pra parte que você falou porque ainda lerei a série.
    Eu sinto um pouco de receio por serem muitos livros e eles serem enormes, mas vou fazer um trabalho psicológico para conseguir ler! Hahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, já li algumas resenhas sobre essa série e todas eram positivas. A história deve ser muito boa!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, como eu amo essa série. Já li todos os livros e estou morrendo de ansiedade para o lançamento do sexto. Que bom que você decidiu dar continuidade a leitura. Tudo fica ainda melhor depois desse livro.

    Beijos,
    Dani - www.paixaoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessica

    eu tô louca pra ler essa série, preciso começar pra ONTEM
    Hahahahahahahaaha

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess!!!!
    Acredita que eu tenho um pouco de preguiça em ler séries??? Eu começo o primeiro livro e nunca vou para o segundo rsrsrs. Apesar disso, adorei a resenha, parece ser muito legal essa série
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro, mas já li resenhas dele :D

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jess.
    Essa série é muito bem comentada.
    Já ouvi dizer realmente que ela acompanha o mesmo ritmo ou melhora, não decai a qualidade conforme os volumes passam.
    Quero ler, sem dúvidas.

    Tenha uma ótima noite.
    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jess! Eu sou apaixonada pela série e muito fã da protagonista. Preciso retomar a leitura este ano. Eu acho que ela é uma das protagonistas mais versáteis que conheço. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jess!

    Primeiramente, que lindas ficaram as suas fotos, adorei! Muito bom saber que nessa sequência a autora desfaz o triângulo amoroso. Vai ver que percebeu que não agradou os leitores hahaha fiquei interessada na história!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jéssica.
    Eu não confio nunca mais na autora até ver o fim escrito lá no ultimo livro, porque fiquei foi com muita raiva dela do primeiro para o segundo livro de ACOTAR por me fazer de trouxa hehe. Só estou esperando sair o ultimo livro por aqui para começar a ler a série.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Parace ser bem legal essa história, já quero ler!!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  12. Oiii Jess

    Ah e eu não consigo ler essa série, até tento mas desanimo, li até esse livro e desisti, algo não me prende tanto como acontece com a outra série da Sarah. Vou esperar pelas resenhas dos próximos pra ver o que está achando, quem sabe me empolgo e continuo.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Jess!!
    Eu não conhecia essa série... achei a história legal. Não sei se seria algo que me atraísse muita atenção. Mas, é no mínimo interessante.
    Eu não gostei muita da capa, mas deve cumprir o propósito da mensagem do livro.
    Enfim, obrigada pela sua resenha! É sempre bom ler algo antes.
    Beijos!
    Borboletra

    ResponderExcluir
  14. Jess, eu sou facinada com essa série mesmo estando no terceiro livro ainda, rsrs. E esse final??? Choal me decepcionou um puco neste livro eu esperava mais dele.

    Pretendo ler a continuação mês que vem.

    Até mais

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jess!
    De todos, esse é o livro que eu acho mais fraco. Pra mim, ele não aconteceu nada até a reta final. Agora se prepare para Herdeira do Fogo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Nossa, adorei! Eu acabei de ler A Rainha Vermelha e, pelo que eu percebi pela resenha, tem um pouquinho da mesma vibe desse livro. Acho que eu ia gostar bastante da leitura e da personagem principal, isso de ela ir de doce pra fria me chamou atenção. Adorei a resenha e a dica de leitura!

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu quero ler muito alguma série da Sarah J. Maas, só ouço elogios. Estou um pouco afastada dos livros desse gênero, então acho que ler esse livro seria muito bom. Adorei a dica!
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  18. Oi Jess,
    Não terminei a série ainda, mas posso garantir que Trono de Vidro só melhora!
    Para mim, até o agora o melhor foi o livro 4.
    Sou fã da Sarah J Maas!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir