sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Resenha - Ruína

 


Título: Ruína

Autor:  Amy Tintera

Editora: Galera Record

Classificação: 
Páginas: 308

Sinopse:  Emmelina Flores é uma jovem que não tem poderes como os outros habitantes de Ruína. Além disso, seus pais foram assassinados, seu lar destruído e sua irmã, Olívia, levada por seus inimigos. Impulsada por seu desejo de vingança, ela parte numa perigosa jornada para o reino inimigo de Lera, onde espera encontrar Olívia, colocando em ação um plano arriscado e ambicioso, que envolve se casar com o primeiro na sucessão ao trono, se passando por outra pessoa. Mas talvez o príncipe não seja quem ela imaginou que seria e o coração de Emmelina se ceder. Mas com a sua vida - e a da irmã - em jogo, qualquer momento de dúvida pode ser arriscado demais.



Ruína é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia cheia de intrigas, amor e uma personagem que vai fazer de tudo para conseguir sua sonhada vingança contra o reino que destruiu sua família.

 

Emmelina Flores é uma jovem princesa do reino de Ruína, mas diferente dos cidadãos do reino que nascem com dons e poderes, Emmelina não possui nenhum dom. Depois que os reinos vizinhos fizeram de tudo para destruir seu lar e matarem sua família, o que Emmelina mais quer no momento é vingança contra todos que fizeram mal as pessoas que ela ama. Seu reino está se desfazendo e ela jura que vai retomá-lo.

 

Sua irmã Olívia foi levada por seus inimigos e agora Emmelina tem o plano perfeito para resgatá-la. Ela parte numa perigosa jornada para o reino de Lera fingindo ser a princesa de outro país para que possa se casar com o príncipe de Lera, resgatar sua irmã das garras deles e poder matar todos.  


Mas, quanto mais Emm entra dentro do mundo de Lera, mais ela conhece a família real e o jogos de poder, e que o príncipe Cas não é exatamente a pessoa que ela pensava que é. Quanto mais a guerra se aproxima, mais o coração de Emmelina começa a ceder e ela precisará fazer escolhas difíceis, ceder a sua sede vingança ou se entregar aos seus verdadeiros sentimentos.


" Ninguém temia Emmelina Flores, a inútil filha da rainha mais poderosa que Ruína já conhecera. Mas eles temeriam."





Ruína é aquele tipico livro de fantasia com magia, reinos e jogos de poder que estamos acostumados a ler nos livros do gênero e apesar desse ''clichê'' batido, a história tem um potencial bem bacana, alguns pontos foram bem explorados, outros nem tanto por isso acabei considerando o livro mediano.

Emmelina Flores que é a nossa protagonista, sempre foi considerada fraca pelo seu povo por não possuir poderes que todos os habitantes de seu reino tem, Emm é uma personagem que carrega uma dor e vingança contra tudo que sofreu, mas principalmente pela morte dos pais pelo inimigos que tanto queriam destruí-los porque sabem que seu reino era um dos mais fortes de todos.

Agora que sua irmã que é a herdeira do trono foi raptada, e que seu país está sem um governante oficial e tentando sobreviver a miséria, Emm vai fazer de tudo para se vingar e trazer paz para todos, e nessa premissa que vemos uma personagem forte e determinada, mas que tem muito o que aprender para conseguir ser uma grande líder. A personagem é interessante, mas no meu ponto de vista vai precisar de um bom desenvolvimento para ser uma protagonista destemida que tanto deseja.

Já Cas que foi o maior problema do livro para mim. O personagem apesar de ser o príncipe e herdeiro do trono de Lera, é um personagem muito apagado, indeciso e vulnerável. Não consigo ver ele como um líder, ele consegue ser enganado por qualquer um facilmente pelo seu jeito ''bondoso'' demais e a química dele com Emm não me convenceu por completo.

Falando no romance, ele não é muito explorado e talvez por isso não senti toda a conexão que a autora quis passar para os dois durante a história. Não vi esse amor sendo criado e talvez por isso não comprei por completo o relacionamento dos dois.

Os reinos não são tão explorados nesse livro, conseguimos um vislumbre de todos, mas de uma forma rasa, não que seja ruim, mas espero que em uma sequência podemos ter mais detalhes e informações.

As cenas de ação são bem feitas, temos mortes sem dó durante o livro todo e tem algumas reviravoltas bem interessantes no geral além do gancho para o final que deixa a gente curioso para saber quais caminhos vão ser seguidos.



Ruina é uma boa fantasia, com clichês batidos e um pouco de tudo que você já leu? Sim. Quem é amante do gênero logo de cara vai perceber os pontos fracos da história, mas mesmo assim é aquele tipo de livro que a gente não larga, pois queremos saber como tudo vai andar e qual vai ser o desfecho de guerra entre reinos pelo poder. Recomendo apesar de algumas ressalvas.


  • Premissa é interessante;
  • Gostei da partes de ação do livro;
  • Reviravoltas interessantes;
  • Tem alguns personagens bem elaborados;
  • A leitura flui bem.


  • Faltou mais desenvolvimento no romance;
  • Faltou mais desenvolvimento na ambientação da história;
  • Alguns personagens deixam a desejar.


6 comentários:

  1. Oii, gostei do enredo, e também da sua resenha.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica. Tudo bem? Que bom que gostou, apesar das ressalvas. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess,
    Não me lembro de ter visto esse livro por aí... Para mim, foi novidade!
    E você sabe que romance é um ponto que eu prezo bastante num livro e se nesse foi pouco desenvolvido, não nego que me desanima a ler! rs Assumo! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu sempre procuro por fantasias novas, mas essa eu realmente nunca tinha ouvido falar. Me incomodaria os mesmos aspectos que mencionou, mas que bom que a história também tem pontos positivos.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess! Eu tenho este livro na estante faz um tempinho, mas ainda não li. Comprei por gostado bastante de outra obra da autora que havia lido. Pena a Editora não ter trazido mais nada dela. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Lembro da época que foi lançado, pena que os personagens não agradaram muito, mas é bom as vezes ler um livro clichê, a editora publicou a continuação?

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir