sábado, 11 de setembro de 2021

Resenha - Lendários

 



Título:  Lendários
Autor:   Tracy Deonn
Editora:  Intrínseca
Classificação: 

Páginas: 592
Sinopse: Um dos livros mais aguardados do ano, Lendários é uma fantasia apaixonante que une magia, mistério e sociedades secretas, trazendo um novo olhar sobre as lendas do rei Arthur.
Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo de magia, privilégios e segredos para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado. Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez.
Lendários é a estreia arrebatadora e premiada de Tracy Deonn, o primeiro volume de uma fantasia eletrizante e sensível sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes. Com uma narrativa poderosa e personagens marcantes, o livro figurou por semanas na lista de best-sellers do The New York Times, foi indicado ao Hugo Awards, um dos prêmios mais importantes de fantasia, e recebeu, entre outros, o Coretta Scott King-John Steptoe Award para Novos Talentos, concedido a livros jovens e adultos escritos por pessoas negras.


Lendários é meu primeiro contato com a autora Tracy Deonn, desde que o livro saiu lá fora fiquei curiosa em conhecer a história, visto que temos baseado a história do rei Arthur e um mundo cheio de fantasia, ação, romance e uma protagonista forte e ousada.

 

Brianna Matthews ou Bree é uma jovem de 16 anos que acabou recentemente perdendo a mãe em um acidente de carro. Cercada pelo luto e pela dor, Bree se tornou outra pessoa depois da morte da mãe e apesar da mãe não querer que ela fosse para a universidade UCN onde ela tinha se formado Bree queria seguir aquele sonho.

 

Agora tudo parecia fora do normal e sem sentido, mas mesmo assim Brianna resolve se matricular na universidade que sua mãe participou,  só que ela não esperava é que logo no seu primeiro dia no lugar presenciasse algo totalmente surreal e fora do comum.

 

Logo Bree se vê no mundo dos Lendários, uma ordem secreta cheia de descendentes dos cavaleiros da távola redonda das histórias do rei Arthur, curiosa daquele mundo que acerca, Bree logo vai perceber que talvez não sido coincidência ter encontrado a Ordem e que o passado da sua mãe e sua morte pode não ter sido um simples acidente.

 

“ Mas a magia de verdade incluía criaturas que se alimentavam de humanos. Uma vozinha dentro de mim conclui que, se os Lendários caçam essas criaturas, ele devem ser bons. Eles têm que ser.”


 
“ Não defina a sua vida pela perda. Defina a sua vida pelo amor.”



Lendários é um livro com um misto de fantasia, ação e superação. A história contada por Tracy não somente sobre magia, demônios e guerreiros, a história vai muito além disso.

 

O que eu mais gostei da trama foi a forma como a autora abordou o tema luto na história, Bree não sofre só do luto da mãe, ela tem crises de luto agudas, transtorno de estresse pós traumático além do transtorno do luto complexo persistente, e se você for ler esse livro não deixe de ler a nota da autora e toda a experiência dela que ela relata para a criar a personagem baseado no que ela vivenciou.

 

Mas falando um pouquinho da nossa protagonista, Bree logo de cara vemos que é uma personagem forte, determinada e que fala o que pensa e tem um gênio forte. Gostei muito da personalidade dela, diferente das mocinhas de fantasia que estou acostumada a ler e gostei muito do desenvolvimento dela na trama, é uma personagem que a gente consegue ver evoluir muito ao longo da história.

 

A representatividade também e um ponto muito forte na história, Bree é uma protagonista negra no meio de gente branca. Ela sofre preconceitos? Sim, mas sabe lidar muito bem com eles, ela sabe se impor e mostrar sua força em todas as ações ao longo do livro. A autora aborda muito bem esse ponto de vista de uma pessoa negra e todo o preconceito que ela sofre, todo o passado das pessoas que já sofreram ao longo dos anos com o preconceito.

 

Temos Nick ou Nicolas que é um ponto chave na história, gostei muito da personalidade dele e seu progresso no livro, alguns eu achei o personagem um pouco egoísta, mas no geral ele conseguiu me agradar muito, ainda mais pelo seu passado e legado na trama. O romance criado entre ele e Brianna é bem feito, vi um cumplicidade entre os dois desde o começo, mas fiquei com um pé atrás se tudo isso não passa de uma amizade ou se é um romance mesmo. Será que teremos um triangulo amoroso vindo por ai?

 

Selwyn ou Sel é o protagonista que ganhou meu coração, (sorry Nick) Sempre tive um fraco pelos personagens com passado sombrio e cheio de mistérios e exatamente o que Sel é na história. Com uma fachada sombria, fria e indiferente, Sel tem um papel muito importante na história, ainda mais por ele um dos protagonistas mais fortes e poderosos na trama. Mas por dentro Sel sofre muito e tem uma história bem triste. Achei que ele e Brianna tiveram uma química muito forte desde o começo da história e ambos conseguem se entender por toda a dor e sofrimento que guardam dentro deles. (sim se existir realmente um triângulo amoroso, por que a autora deixou algo meio aberto, eu já escolhi o meu lado)

 

Temos os protagonistas secundários que ajudam a história ganhar mais vivacidade. Todos são marcantes e importantes na história e a vastidão como a Ordem é criada, as classes e níveis hierárquicos de poder são bem descritos pela autora, e isso ajuda a gente entender melhor como essa organização secreta funciona.

 

A ambientação também é o ponto chave do livro, temos os seres sombrios muito bem elaborados, a arte de raiz que é uma magia que a autora se inspirou nas histórias afro-americanas e toda a narração de tempo do passado e presente na história.

 

O Plot Twist foi bem feito, não me pegou tão de surpresa, mas como ele foi revelado foi o que me fez gostar muito do final do livro. Sabe quando aquela reviravolta faz você surtar e gritar? Tracy consegue isso nas ultimas páginas do livro deixando a gente com um gostinho que quero mais para o livro.

 

Para finalizar, Lendários conseguiu me conquistar por uma obra de fantasia que consegue trazer algo de novo e diferente ao mesmo tempo que tem aquela mesma pegada dos livros gênero, gostei muito de conhecer uma protagonista que mostra sua voz e luta por aquilo que quer, que sofre preconceitos, mas não abaixa cabeça para ninguém, que luta com uma dor e um sofrimento e se ergue nos momentos mais difíceis da vida. Se você der uma chance a história tenho certeza que você gostar muito de Brianna e toda sua jornada e busca dos seus objetivos e lutar por aqueles que ela ama.


11 comentários:

  1. Eu estou bem em cima do muro com esse livro, por causa do hype que foi com a chegada dele por aqui. Apesar de ser um gênero que eu curto bastante, eu estava com o pé atrás sobre ele. Mas pela sua resenha, acho que vai valer a pena dar uma chance a ele também. Tomara que os próximos sejam bons também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor!!
    Não conhecia o livro. E ainda não li nada dessa autora!
    É um gênero que eu curto e você fez avaliações bem bacanas, eu gosto de livro que deixa esse tipo de mensagem!
    Principalmente se tratando de personagens femininas fortes <3

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  3. Oie Jé!

    Ainda não li mas to vendo só criticas positivas e PARECE UM LIVRÃO MESMO!!!!!
    Ainda não li nada da autora também, mas de ter um bom enredo e com uma protagonista dessa forte, ADOREI!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess! O livro parece ser maravilhoso. Eu amo fantasia e essa com alguns diferencias me cativou. Assim que der vou ler com certeza. Valeu a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. OOi
    Eu estou com muita vontade de ler, pois me apaixonei pela capa desde a primeira vez que a vi. Não é um gênero que eu amo, mas parece ser bom.

    ----
    Silviane Casemiro
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oie, esse é um dos livros que pretendo ler até o final do ano e a cada resenha me deixa mais ansiosa para começar essa leitura haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi
    esse livro já está na minha lista de desejados, estou mega curiosa, lendo muitas resenhas positivas dele, que bom que também gostou da leitura e da protagonista.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura bem legal de ler e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Lendários está na minha wishlist, mas não é prioridade pois já ouvi falar que o livro demora para ficar empolgante, gostei bastante do que você falou sobre os personagens!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Apesar de fantasia não ser tão hábito nas minhas listas, eu fiquei muito curiosa com esta leitura.
    Ainda mais a abordagem de saúde mental chamou bastante minha atenção, apesar de ser luto.
    E gostei do tom de releitura, com personagens já conhecidos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei a sua resenha! Não leio muito fantasia... e fiquei com o Hype desse livro. Mas irei dar uma chance para essa leitura pois eu acho que vou gostar.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir